Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandra Novais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773
Resumo: O artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capitalAbstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital.
id EDUL-1_a3606d752aa56f599c91b8d2ea699b1a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/773
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital culturalPibid. Formação de professoresAlfabetizaçãoHabitusCapital Cultural.Políticas de Formação de professoresO artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capitalAbstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 527-5432177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Sandra NovaisAssis, Jacira Helena do Valle Pereira2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/773Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
title Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
spellingShingle Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
Sousa, Sandra Novais
Pibid. Formação de professores
Alfabetização
Habitus
Capital Cultural.
Políticas de Formação de professores
title_short Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
title_full Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
title_fullStr Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
title_full_unstemmed Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
title_sort Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
author Sousa, Sandra Novais
author_facet Sousa, Sandra Novais
Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
author_role author
author2 Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sandra Novais
Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid. Formação de professores
Alfabetização
Habitus
Capital Cultural.
Políticas de Formação de professores
topic Pibid. Formação de professores
Alfabetização
Habitus
Capital Cultural.
Políticas de Formação de professores
description O artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capitalAbstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 527-543
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352365568000