Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773 |
Resumo: | O artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capitalAbstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital. |
id |
EDUL-1_a3606d752aa56f599c91b8d2ea699b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/773 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital culturalPibid. Formação de professoresAlfabetizaçãoHabitusCapital Cultural.Políticas de Formação de professoresO artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capitalAbstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 527-5432177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Sandra NovaisAssis, Jacira Helena do Valle Pereira2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/773Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
title |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
spellingShingle |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural Sousa, Sandra Novais Pibid. Formação de professores Alfabetização Habitus Capital Cultural. Políticas de Formação de professores |
title_short |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
title_full |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
title_fullStr |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
title_full_unstemmed |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
title_sort |
Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural |
author |
Sousa, Sandra Novais |
author_facet |
Sousa, Sandra Novais Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sandra Novais Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid. Formação de professores Alfabetização Habitus Capital Cultural. Políticas de Formação de professores |
topic |
Pibid. Formação de professores Alfabetização Habitus Capital Cultural. Políticas de Formação de professores |
description |
O artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capitalAbstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 527-543 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352365568000 |