A iniciação à docência pela experiência no Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação. |
id |
UNEMAT-1_71c0690213d1c94cb2851a990fe64192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10547 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A iniciação à docência pela experiência no PibidIniciação à DocênciaPIBIDFormação de professoresCurso de PedagogiaEducaçãoO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1054710.30681/reps.v13i3.10547Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 582-5892236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547/7325Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Lucimeire de Araújo da2023-08-09T17:07:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10547Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
title |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
spellingShingle |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid Cruz, Lucimeire de Araújo da Iniciação à Docência PIBID Formação de professores Curso de Pedagogia Educação |
title_short |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
title_full |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
title_fullStr |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
title_full_unstemmed |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
title_sort |
A iniciação à docência pela experiência no Pibid |
author |
Cruz, Lucimeire de Araújo da |
author_facet |
Cruz, Lucimeire de Araújo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Lucimeire de Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à Docência PIBID Formação de professores Curso de Pedagogia Educação |
topic |
Iniciação à Docência PIBID Formação de professores Curso de Pedagogia Educação |
description |
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547 10.30681/reps.v13i3.10547 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i3.10547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547/7325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 582-589 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927650340864 |