A iniciação à docência pela experiência no Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Lucimeire de Araújo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.
id UNEMAT-1_71c0690213d1c94cb2851a990fe64192
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10547
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A iniciação à docência pela experiência no PibidIniciação à DocênciaPIBIDFormação de professoresCurso de PedagogiaEducaçãoO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1054710.30681/reps.v13i3.10547Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 582-5892236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547/7325Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Lucimeire de Araújo da2023-08-09T17:07:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10547Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A iniciação à docência pela experiência no Pibid
title A iniciação à docência pela experiência no Pibid
spellingShingle A iniciação à docência pela experiência no Pibid
Cruz, Lucimeire de Araújo da
Iniciação à Docência
PIBID
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Educação
title_short A iniciação à docência pela experiência no Pibid
title_full A iniciação à docência pela experiência no Pibid
title_fullStr A iniciação à docência pela experiência no Pibid
title_full_unstemmed A iniciação à docência pela experiência no Pibid
title_sort A iniciação à docência pela experiência no Pibid
author Cruz, Lucimeire de Araújo da
author_facet Cruz, Lucimeire de Araújo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Lucimeire de Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à Docência
PIBID
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Educação
topic Iniciação à Docência
PIBID
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Educação
description O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547
10.30681/reps.v13i3.10547
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.10547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10547/7325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 582-589
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927650340864