Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise. Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem. Playfulness and the teaching practice in child education: state of the artThis paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference. Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning. |
id |
EDUL-1_ad295e9efe28f9439e39e9cdb43da930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/228 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arteeducaçãoformação de professoresprática docenteEducaçãoPrática docenteformação de professoresEste trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise. Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem. Playfulness and the teaching practice in child education: state of the artThis paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference. Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográfica para análise do estado da arte.application/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 84-962177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228/pdfCintra, Rosana Carla Gonçalves Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/228Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
title |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
spellingShingle |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes educação formação de professores prática docente Educação Prática docente formação de professores |
title_short |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
title_full |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
title_fullStr |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
title_full_unstemmed |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
title_sort |
Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte |
author |
Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes |
author_facet |
Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação formação de professores prática docente Educação Prática docente formação de professores |
topic |
educação formação de professores prática docente Educação Prática docente formação de professores |
description |
Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise. Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem. Playfulness and the teaching practice in child education: state of the artThis paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference. Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica para análise do estado da arte. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 84-96 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351291826176 |