Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise. Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem. Playfulness and the teaching practice in child education: state of the artThis paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference. Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning. 
id EDUL-1_ad295e9efe28f9439e39e9cdb43da930
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/228
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arteeducaçãoformação de professoresprática docenteEducaçãoPrática docenteformação de professoresEste trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise. Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem. Playfulness and the teaching practice in child education: state of the artThis paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference. Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográfica para análise do estado da arte.application/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 84-962177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228/pdfCintra, Rosana Carla Gonçalves Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/228Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
title Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
spellingShingle Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
educação
formação de professores
prática docente
Educação
Prática docente
formação de professores
title_short Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
title_full Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
title_fullStr Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
title_full_unstemmed Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
title_sort Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte
author Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
author_facet Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv educação
formação de professores
prática docente
Educação
Prática docente
formação de professores
topic educação
formação de professores
prática docente
Educação
Prática docente
formação de professores
description Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise. Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem. Playfulness and the teaching practice in child education: state of the artThis paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference. Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica para análise do estado da arte.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 84-96
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351291826176