Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1024 |
Resumo: | Este artigo discute a atuação formativa do coordenador pedagógico escolar e itinerante no contexto maranhense. Os seus resultados são decorrentes de uma pesquisa realizada com egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, idealizado pelo Programa Nacional Escola de Gestores e ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir deste estudo, de natureza qualitativa e caráter empírico, ancorada em estudiosos como: Rivas (2007); Libâneo (2004); Souza (2001); Placco (et al. 2012); Diniz (2018; et.al 2017), entre outros. Concluiu-se que os coordenadores pedagógicos, sejam eles itinerantes ou fixos, lidam com constantes entraves que dificultam a sua atuação no espaço escolar. No entanto, a sua presença fixa no interior da escola deve ser valorizada para uma prática mais efetiva e significativa destes profissionais, especialmente como agentes formativos. Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Itinerante. Escola. Agentes formativos. |
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Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuaçãoSchool and itinerant teaching coordinator: what the reality in Maranhão reveals about training and performanceCoordenador pedagógicoitineranteescolaagentes formativosFormação de professoresEste artigo discute a atuação formativa do coordenador pedagógico escolar e itinerante no contexto maranhense. Os seus resultados são decorrentes de uma pesquisa realizada com egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, idealizado pelo Programa Nacional Escola de Gestores e ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir deste estudo, de natureza qualitativa e caráter empírico, ancorada em estudiosos como: Rivas (2007); Libâneo (2004); Souza (2001); Placco (et al. 2012); Diniz (2018; et.al 2017), entre outros. Concluiu-se que os coordenadores pedagógicos, sejam eles itinerantes ou fixos, lidam com constantes entraves que dificultam a sua atuação no espaço escolar. No entanto, a sua presença fixa no interior da escola deve ser valorizada para uma prática mais efetiva e significativa destes profissionais, especialmente como agentes formativos. Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Itinerante. Escola. Agentes formativos.This article discusses the formative performance of the school and itinerant teaching coordinator in the Brazilian state of Maranhão. Its results were obtained from a Master's degree research project conducted with graduates of the Specialization Program in Teaching Coordination, devised by the School of Managers National Program and offered by the Federal University of Maranhão (UFMA). The research is qualitative, empirical, and anchored in scholars such as Rivas (2007), Libâneo (2004), Souza (2001), Placco et. al (2012), and Diniz et.al (2018; 2017). It was concluded that itinerant or school-based teaching coordinators deal with constant obstacles that hinder their performance at school. However, their permanent presence at school should be valued for a more effective and significant practice of these professionals, especially as formative agents. Keywords: Teaching Coordinator. Itinerant. School. Formative agents.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/102410.58422/repesq.2021.e1024REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 266- 283 2177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1024/904Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Camila CastroMoraes, Lélia Silveira2023-06-22T00:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1024Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-22T00:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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