A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189 |
Resumo: | Esta pesquisa deriva de um doutorado em andamento, o qual tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores (Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária. Essa interação com a pedagogia será avaliada na perspectiva de que é urgente capacitar pedagogicamente o professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005), ainda, ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a UFABC, a USP-Leste e a UFPR-Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem, em seus projetos político pedagógicos, constituírem propostas inovadoras ou organizarem seu currículo de maneira diferenciada. Para este trabalho, abordaremos o resultado parcial da pesquisa, que tratará somente da UFPR-Litoral; para tanto, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso e professores. |
id |
EDUL-1_b563ce50ddde3398250b60953576802d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/189 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoralpedagogia universitáriaformação pedagógica do professor universitárioidentidade docenteuniversidadePedagogia universitáriaFormação pedagógica do professor universitárioIdentidade docenteUniversidadeEsta pesquisa deriva de um doutorado em andamento, o qual tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores (Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária. Essa interação com a pedagogia será avaliada na perspectiva de que é urgente capacitar pedagogicamente o professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005), ainda, ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a UFABC, a USP-Leste e a UFPR-Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem, em seus projetos político pedagógicos, constituírem propostas inovadoras ou organizarem seu currículo de maneira diferenciada. Para este trabalho, abordaremos o resultado parcial da pesquisa, que tratará somente da UFPR-Litoral; para tanto, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso e professores. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 220-2352177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189/pdfCouto, Ligia Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/189Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
title |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
spellingShingle |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral Couto, Ligia Paula pedagogia universitária formação pedagógica do professor universitário identidade docente universidade Pedagogia universitária Formação pedagógica do professor universitário Identidade docente Universidade |
title_short |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
title_full |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
title_fullStr |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
title_sort |
A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral |
author |
Couto, Ligia Paula |
author_facet |
Couto, Ligia Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Ligia Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia universitária formação pedagógica do professor universitário identidade docente universidade Pedagogia universitária Formação pedagógica do professor universitário Identidade docente Universidade |
topic |
pedagogia universitária formação pedagógica do professor universitário identidade docente universidade Pedagogia universitária Formação pedagógica do professor universitário Identidade docente Universidade |
description |
Esta pesquisa deriva de um doutorado em andamento, o qual tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores (Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária. Essa interação com a pedagogia será avaliada na perspectiva de que é urgente capacitar pedagogicamente o professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005), ainda, ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a UFABC, a USP-Leste e a UFPR-Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem, em seus projetos político pedagógicos, constituírem propostas inovadoras ou organizarem seu currículo de maneira diferenciada. Para este trabalho, abordaremos o resultado parcial da pesquisa, que tratará somente da UFPR-Litoral; para tanto, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso e professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 220-235 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351266660352 |