Saberes pedagógicos dos professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luciane da Rocha Santos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37246
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
id UNB_d1cdb4a31a60252c881bb1990b7ce8f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37246
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Saberes pedagógicos dos professores universitáriosProfessores universitários - formaçãoPráticas pedagógicasUniversidade de BrasíliaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.O estudo versa sobre os saberes pedagógicos dos professores universitários. O objetivo geral visa analisar os saberes da docência universitária na mobilização da ação pedagógica dos professores das licenciaturas da Universidade de Brasília. A fundamentação teórica encontra-se em: Masetto (1998, 2012, 2017); Pimenta (2011, 2014); Anastasiou (2014) e outros que abordam a materialização da formação pedagógica do docente universitário no Brasil. Dantas (2007, 2013, 2014), bem como outros autores pautaram sobre a compreensão da formação do professor relacionada aos saberes em suas práticas pedagógicas. A metodologia, de natureza qualitativa, numa aproximação ao Materialismo Histórico Dialético (MHD), tem como técnica de pesquisa a Análise de Discurso Crítica (ADC). O instrumento utilizado na coleta de dados foi questionários semiestruturados aplicados pelo Google drive a professores que atuam como formadores de professores nos cursos de Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática e Pedagogia na UnB, lotados no campus Darcy Ribeiro. Os resultados destacam que os docentes universitários que afirma possuir conhecimentos práticos e teóricos sobre os saberes pedagógicos, desde a sua formação inicial, apresentam certa vantagem diante da pluralidade de saberes que foi possível identificar nos seus discursos. Na mobilização das ações dos docentes cinco saberes relacionados ao ensino na docência universitária são encontrados: as relações professor-aluno, os saberes da experiência, a inovação pedagógica tecnológica e o saber constituído pelas relações institucionais. As conclusões demonstram que o docente universitário deve valorizar e priorizar a sua formação pedagógica, pois os saberes pedagógicos e didáticos, fundamentais em sua ação para a formação dos futuros professores, são pouco evidenciados em seus discursos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This study verses about the university professor pedagogic knowledge. The main objective is analyze the university teacher knowledge regarding the mobilization pedagogical action of licenciature degree professors at University of Brasília. The theoretical background is based on : Masetto (1998, 2012, 2017); Pimenta (2011, 2014); Anastasiou (2014) and other authors that deal with this pedagogic training materialization of the university professor in Brazil. Dantas (20o7, 2013, 2014), among other authors ruled over the comprehension about professors training related to the knowledge in theirs pedagogic practices. The methodology, of a qualitative nature, with an approach to the Historical and Dialectical Materialism (MHD), uses a research technic of Discourse Analysis. The tool used for data gathering was a semi structured survey through Google Forms answered by the professor enrolled in training teachers of the Physical Education, Physics, Geography, History, Mathematics and Pedagogy degrees on UnB, at the Darcy Ribeiro campus. The results points that the professors that claims to have had practical and theoretical knowledge about the pedagogic lore, since its first degree, shows a due lead facing the plurality of topics which were possible to identify in its speeches. The professor-student, the experience knowledge, technological pedagogic novelty, knowledge composed from institutional relationships. The conclusion infers that the university docent must value and prioritize its pedagogic training, because the pedagogic and didactic knowledge, cornerstone pieces in new teachers training activity, are in low evidence in their essays.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega AlbertoCunha, Luciane da Rocha Santos da2020-03-31T01:31:10Z2020-03-31T01:31:10Z2020-03-302019-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Saberes pedagógicos dos professores universitários. 2019. xix, 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37246A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:56:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/37246Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:56:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes pedagógicos dos professores universitários
title Saberes pedagógicos dos professores universitários
spellingShingle Saberes pedagógicos dos professores universitários
Cunha, Luciane da Rocha Santos da
Professores universitários - formação
Práticas pedagógicas
Universidade de Brasília
title_short Saberes pedagógicos dos professores universitários
title_full Saberes pedagógicos dos professores universitários
title_fullStr Saberes pedagógicos dos professores universitários
title_full_unstemmed Saberes pedagógicos dos professores universitários
title_sort Saberes pedagógicos dos professores universitários
author Cunha, Luciane da Rocha Santos da
author_facet Cunha, Luciane da Rocha Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Luciane da Rocha Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários - formação
Práticas pedagógicas
Universidade de Brasília
topic Professores universitários - formação
Práticas pedagógicas
Universidade de Brasília
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-09
2020-03-31T01:31:10Z
2020-03-31T01:31:10Z
2020-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Saberes pedagógicos dos professores universitários. 2019. xix, 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37246
identifier_str_mv CUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Saberes pedagógicos dos professores universitários. 2019. xix, 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580908660490240