What do social sciences researchers understand by the transfer, utility and use of the knowledge they produce?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1207 |
Resumo: | A noção de adaptação do conhecimento às necessidades da sociedade segundo Rich (1979) remonta aos tempos helênicos e é um tema que percorre grande parte dos estudos sociais de ciência e tecnologia no Ocidente. O surgimento do termo transferência de conhecimento pode ser atribuído à corrente de estudos sobre economia da inovação e que há décadas permeia os discursos do campo dos estudos sociais da ciência e tecnologia. Explicitamente, o artigo pergunta: Que definições de "transferência" emergem dos discursos dos pesquisadores nas ciências sociais? Que sentidos eles atribuem à noção de utilidade social de sua produção e resultados?A análise recupera uma entrevista em grupo com 14 pesquisadores de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires realizada em junho de 2019 e apresenta uma sistematização que visa ordenar os aspectos mais relevantes da transferência de conhecimento para as ciências sociais, as definições de utilidade social que os próprios pesquisadores oferecem de sua produção e as estratégias que realizam para promover um (maior) uso de suas produções. |
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What do social sciences researchers understand by the transfer, utility and use of the knowledge they produce?O que os pesquisadores de ciências sociais entendem por transferência, utilidade e uso do conhecimento que produzem? ¿Qué entienden los investigadores de ciencias sociales por transferencia, utilidad y uso del conocimiento que producen? ciencias socialestransferencia de conocimientoutilidad social del conocimientoCiencias Sociales. Transferencia de conocimiento. Utilidad social del conocimiento.Social Sciences. Knowledge transfer. Social utility of knowledgeCiências Sociais. Transferência de conhecimento. Utilidade social do conhecimento.A noção de adaptação do conhecimento às necessidades da sociedade segundo Rich (1979) remonta aos tempos helênicos e é um tema que percorre grande parte dos estudos sociais de ciência e tecnologia no Ocidente. O surgimento do termo transferência de conhecimento pode ser atribuído à corrente de estudos sobre economia da inovação e que há décadas permeia os discursos do campo dos estudos sociais da ciência e tecnologia. Explicitamente, o artigo pergunta: Que definições de "transferência" emergem dos discursos dos pesquisadores nas ciências sociais? Que sentidos eles atribuem à noção de utilidade social de sua produção e resultados?A análise recupera uma entrevista em grupo com 14 pesquisadores de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires realizada em junho de 2019 e apresenta uma sistematização que visa ordenar os aspectos mais relevantes da transferência de conhecimento para as ciências sociais, as definições de utilidade social que os próprios pesquisadores oferecem de sua produção e as estratégias que realizam para promover um (maior) uso de suas produções.The notion of adapting knowledge to the needs of society according to Rich (1979) dates back to Hellenic times and is a theme that runs through much of the social studies of science and technology in the West. The emergence of the term knowledge transfer can be attributed to the current of studies on innovation economics, which for decades has permeated the discourses in the field of social studies of science and technology. This article explicitly asks: What definitions of “transfer” emerge from researchers’ discourses in social sciences? What meanings do they attribute to the notion of the social utility of their production and results? The analysis recovers a group interview with 14 social sciences researchers from the University of Buenos Aires carried out in June 2019 and presents a systematization that aims to put in order the most relevant aspects of knowledge transfer for social sciences, the definitions of social utility that the researchers themselves offer for their production, and the strategies they pursue to promote a (greater) use of their productions.La notion d'adaptation des connaissances aux besoins de la société selon Rich (1979) remonte à l'époque hellénique et est un thème qui traverse une grande partie des études sociales de la science et de la technologie en Occident. L'émergence du terme transfert de connaissances peut être attribuée au courant d'études sur l'économie de l'innovation, qui pendant des décennies a imprégné les discours du domaine des études sociales des sciences et de la technologie. De manière explicite, l'ouvrage pose la question : Quelles définitions du « transfert » émergent des discours des chercheurs en sciences sociales ? Quelles significations attribuez-vous à la notion d'utilité sociale de sa production et de ses résultats ? L'analyse récupère un entretien de groupe avec 14 chercheurs en sciences sociales de l'Université de Buenos Aires réalisé en juin 2019 et présente une systématisation qui vise à ordonner les aspects les plus pertinents du transfert de connaissances pour les sciences sociales, les définitions de l'utilité sociale que les chercheurs offrent eux-mêmes leur production et les stratégies qu'ils mettent en œuvre pour promouvoir une (plus grande) utilisation de leurs productions.La noción de adaptar el conocimiento a las necesidades de la sociedad según Rich (1979) se remonta a tiempos helénicos y es un tema que atraviesa gran parte de los estudios sociales de la ciencia y la tecnología en occidente. El surgimiento del término transferencia de conocimiento puede atribuirse a la corriente de estudios sobre economía de innovación y que desde hace décadas ha impregnado los discursos del campo de estudios sociales de la ciencia y la tecnología. De modo explícito, el trabajo se pregunta: ¿Qué definiciones de “transferencia” se desprenden de los discursos de los investigadores en ciencias sociales? ¿Qué sentidos le atribuyen a la noción de utilidad social de su producción y resultados? El análisis recupera una entrevista grupal a 14 investigadores de ciencias sociales de la Universidad de Buenos Aires realizada en junio de 2019 y presenta una sistematización que se propone ordenar los aspectos más relevantes sobre la transferencia de conocimiento para las ciencias sociales, las definiciones de utilidad social que los propios investigadores ofrecen de su producción y las estrategias que llevan a delante para promover un (mayor) uso de sus producciones.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/120710.58422/repesq.2022.e1207REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 33 (2022): CONDICIONES Y RETOS PARA LA INVESTIGACIÓN Y LOS INVESTIGADORES EDUCATIVOS EN UN CONTEXTO DE CAMBIOS, RIESGOS E INCERTIDUMBRE (Dossier temático); 75-1022177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULspahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1207/1016https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso, Mauro2023-06-20T21:38:36Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1207Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T21:38:36Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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