POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PRÁTICAS E RACIONALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/222
Resumo: Estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental e revisão bibliográfica, o texto propõe uma análise mínima acerca de políticas de formação continuada empenhadas historicamente em uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, tendo como eixo articulador as diferentes concepções de racionalidade que embasam tal prática.  Amparado nesta articulação, o texto cinge diferentes políticas de formação docente, definindo e problematizando os processos de formação continuada organizados no município em tela, no recorte temporal de 1993 a 2008.  Como conclusão, é possível afirmar que houve o empenho de dois tipos distintos de políticas para a formação docente continuada, aparados em dois modelos divergentes de racionalidade: projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica; e ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.
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