POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PRÁTICAS E RACIONALIDADES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/222 |
Resumo: | Estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental e revisão bibliográfica, o texto propõe uma análise mínima acerca de políticas de formação continuada empenhadas historicamente em uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, tendo como eixo articulador as diferentes concepções de racionalidade que embasam tal prática. Amparado nesta articulação, o texto cinge diferentes políticas de formação docente, definindo e problematizando os processos de formação continuada organizados no município em tela, no recorte temporal de 1993 a 2008. Como conclusão, é possível afirmar que houve o empenho de dois tipos distintos de políticas para a formação docente continuada, aparados em dois modelos divergentes de racionalidade: projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica; e ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais. |
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POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: PRÁTICAS E RACIONALIDADESFormação Docente ContinuadaPolítica EducacionalRacionalidadeFormação de professoresEstruturado a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental e revisão bibliográfica, o texto propõe uma análise mínima acerca de políticas de formação continuada empenhadas historicamente em uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, tendo como eixo articulador as diferentes concepções de racionalidade que embasam tal prática. Amparado nesta articulação, o texto cinge diferentes políticas de formação docente, definindo e problematizando os processos de formação continuada organizados no município em tela, no recorte temporal de 1993 a 2008. Como conclusão, é possível afirmar que houve o empenho de dois tipos distintos de políticas para a formação docente continuada, aparados em dois modelos divergentes de racionalidade: projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica; e ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/222REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 240-2582177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/222/pdfEsquinsani, Rosimar Serena Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/222Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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