Racionalidades em disputa: formação docente na esfera dos planos municipais de educação no Rio Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8080 |
Resumo: | O texto discute concepções de formação docente expressas em Planos Municipais de Educação, a partir dos registros da lei, considerando a existência de dois modelos de racionalidade: a racionalidade técnica e a racionalidade prática ou crítica. A pesquisa foi conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva, através do procedimento da análise de conteúdo, materializado a partir de uma base documental que considerou as leis dos PMEs dos 30 maiores municípios sul-rio-grandenses. Conclui que as estratégias apresentadas nos documentos examinados, quando imediatas e factíveis, são vinculadas a racionalidade técnica, todavia as estratégias mediatas ou com prazo indefinido são da seara da racionalidade critica. Assim, a disputa entre as duas concepções de racionalidade não se dá no campo do registro propriamente dito, mas no campo da possibilidade de efetivação real de uma estratégia ou ação de formação docente. |
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Racionalidades em disputa: formação docente na esfera dos planos municipais de educação no Rio Grande do SulFormação Docente - Plano Municipal de Educação – Administração de redes e sistemas de ensinoFormação docente em Planos de EducaçãoO texto discute concepções de formação docente expressas em Planos Municipais de Educação, a partir dos registros da lei, considerando a existência de dois modelos de racionalidade: a racionalidade técnica e a racionalidade prática ou crítica. A pesquisa foi conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva, através do procedimento da análise de conteúdo, materializado a partir de uma base documental que considerou as leis dos PMEs dos 30 maiores municípios sul-rio-grandenses. Conclui que as estratégias apresentadas nos documentos examinados, quando imediatas e factíveis, são vinculadas a racionalidade técnica, todavia as estratégias mediatas ou com prazo indefinido são da seara da racionalidade critica. Assim, a disputa entre as duas concepções de racionalidade não se dá no campo do registro propriamente dito, mas no campo da possibilidade de efetivação real de uma estratégia ou ação de formação docente.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/808010.14295/momento.v27i2.8080Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 127-140Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 127-1402316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8080/5345Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena SiqueiraEsquinsani, Valdocir Antonio2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8080Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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