Aspectos das políticas públicas na promoção da igualdade racial: conquistas e desafios: Public policy aspects in promoting racial equality: achievements and challenges
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1028 |
Resumo: | Transcorridos mais de trezentos e cinquenta anos do fim oficial da escravidão, faz-se necessária uma análise de se há motivos para a população negra comemorar em face das conquistas alcançadas ao longo do tempo. O Brasil vem experimentando avanços no processo de inclusão social, datadas da década de 90, reflexo das lutas dos movimentos sociais aliadas às iniciativas de promoção da igualdade racial intentadas pelo Estado, porém ainda há uma persistente diferenciação entre negros e brancos. O objetivo do presente trabalho é avaliar, na última década, em quais aspectos as políticas públicas, assentadas na Constituição Federal e no Estatuto da Igualdade Racial, obtiveram sucesso na construção de uma sociedade com mais oportunidades para negros e negras, em que pese o registro dos indicadores sociais ainda refletirem que negligenciar e subestimar o racismo como elemento estruturante das desigualdades sociais brasileiras amortece o dinamismo do processo de inclusão social. Para tanto foi realizada pesquisa exploratória, com método analítico-dedutivo, valendo-se de material bibliográfico e documental. Palavras-chave: Ações afirmativas. Políticas Públicas. Inclusão Social. Igualdade Racial. População negra. |
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Aspectos das políticas públicas na promoção da igualdade racial: conquistas e desafios: Public policy aspects in promoting racial equality: achievements and challengesAções afirmativas. Políticas Públicas. Inclusão Social. Igualdade Racial. População negra.Ações afirmativas. Políticas Públicas. Inclusão Social. Igualdade Racial. População negra. Transcorridos mais de trezentos e cinquenta anos do fim oficial da escravidão, faz-se necessária uma análise de se há motivos para a população negra comemorar em face das conquistas alcançadas ao longo do tempo. O Brasil vem experimentando avanços no processo de inclusão social, datadas da década de 90, reflexo das lutas dos movimentos sociais aliadas às iniciativas de promoção da igualdade racial intentadas pelo Estado, porém ainda há uma persistente diferenciação entre negros e brancos. O objetivo do presente trabalho é avaliar, na última década, em quais aspectos as políticas públicas, assentadas na Constituição Federal e no Estatuto da Igualdade Racial, obtiveram sucesso na construção de uma sociedade com mais oportunidades para negros e negras, em que pese o registro dos indicadores sociais ainda refletirem que negligenciar e subestimar o racismo como elemento estruturante das desigualdades sociais brasileiras amortece o dinamismo do processo de inclusão social. Para tanto foi realizada pesquisa exploratória, com método analítico-dedutivo, valendo-se de material bibliográfico e documental. Palavras-chave: Ações afirmativas. Políticas Públicas. Inclusão Social. Igualdade Racial. População negra.More than three centuries after the official end of slavery, it is necessary to analyze whether there are reasons for the black population to celebrate in the face of achievements over time. Brazil has been experiencing advances in the process of social inclusion from the 1990s, reflecting the struggles of social movements allied with initiatives to promote racial equality started by the state, but there is still a persistent differentiation between blacks and whites. This paper aims to evaluate, in the last decade, in which aspects the public policies have been successful in building a society with more opportunities for blacks, although the register of social indicators still reflects that neglecting and underestimating racism as a structuring element of Brazilian social inequalities weakens the dynamism of social inclusion. To this end, this research is exploratory, follows an analytical deductive method and is based on literature review and documentary material. Keywords: Affirmative actions. Public policy. Social inclusion. Racial equality. Black population.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/102810.58422/repesq.2021.e1028REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 107-1212177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1028/894Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Felipe Freitas de AraújoSilva, Juvêncio BorgesApprobato, Ana Patrícia RibeiroAmaral, Humberto Gomes2023-06-21T23:37:02Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1028Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-21T23:37:02Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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