Lei 13.415, BNCC do Ensino Médio e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: desafios na implementação
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1160 |
Resumo: | Considerando as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L9394/96), geradas pela lei 13.415/2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, este artigo tece reflexões a respeito destas mudanças frente à proposta pedagógica do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e suas consequentes modificações curriculares. Para tanto, adotou-se um estudo qualitativo, aliado a uma análise documental, utilizando como suporte a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores. O intuito foi examinar os possíveis desafios que essas alterações oferecem na proposta curricular presente no Projeto Pedagógico Institucional do IFSul, traçando assim um paralelo entre o novo ensino médio apresentado na BNCC e as diretrizes que compõem a construção curricular dessa instituição. Concluiu-se que ambos documentos almejam projetos distintos de sociedade, considerando que a BNCC apresenta uma proposta pedagógica que não converge com o PPI do IFSul. |
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Lei 13.415, BNCC do Ensino Médio e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: desafios na implementaçãoLaw 13415, BNCC for High Scholl and the Sul-Rio-Grandense Federal Institute: implementation challenges BNCC do ensino médio.LDBProposta PedagógicaIFSulEducação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino MédioConsiderando as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L9394/96), geradas pela lei 13.415/2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, este artigo tece reflexões a respeito destas mudanças frente à proposta pedagógica do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e suas consequentes modificações curriculares. Para tanto, adotou-se um estudo qualitativo, aliado a uma análise documental, utilizando como suporte a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores. O intuito foi examinar os possíveis desafios que essas alterações oferecem na proposta curricular presente no Projeto Pedagógico Institucional do IFSul, traçando assim um paralelo entre o novo ensino médio apresentado na BNCC e as diretrizes que compõem a construção curricular dessa instituição. Concluiu-se que ambos documentos almejam projetos distintos de sociedade, considerando que a BNCC apresenta uma proposta pedagógica que não converge com o PPI do IFSul. Considering the amendments of Brazil’s National Educational Guidelines and Framework Law (Brazilian acronym, LDB - L9394/96) made by law 13415/2017 and the National Common Curriculum Base (Brazilian acronym, BNCC) for high school, this article reflects on these changes on the pedagogical proposal of the Sul-Rio-Grandense Federal Institute (Brazilian acronym, IFSul) and its consequent curriculum modifications. To do that, a qualitative study was adopted, combined with a documentary analysis and backed by the policy cycle approach by Stephen Ball et al. The aim of this paper was to examine the challenges that these changes may pose in the curriculum proposal of IFSul’s Institutional Pedagogical Project (Brazilian acronym, PPI), thus drawing a parallel between the new high school presented in the BNCC and the guidelines that make up the curriculum construction of this institution. It was concluded that both documents aim at different projects for society, as the BNCC pedagogical proposal and IFSul’s PPI do not converge.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/116010.58422/repesq.2021.e1160REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 32 (2021): FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO; 1220-1242 2177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1160/1008https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, PaulaIahnke, Silvana Letícia Pires2023-06-20T22:18:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1160Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T22:18:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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