Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Solange Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174
Resumo: O presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes. Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato. Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment. Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato   
id EDUL-1_d737b7fe6c1f42416290960faa70d2b2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/174
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro LobatoLiteratura infantilCultura e meio ambiente pantaneiroMonteiro Lobatoprática docenteO presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes. Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato. Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment. Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAbordagem qualitativa um estudo de caso com características da etnografiaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 119-1392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174/pdfRibeiro, Solange Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/174Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
title Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
spellingShingle Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
Ribeiro, Solange Andrade
Literatura infantil
Cultura e meio ambiente pantaneiro
Monteiro Lobato
prática docente
title_short Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
title_full Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
title_fullStr Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
title_full_unstemmed Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
title_sort Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
author Ribeiro, Solange Andrade
author_facet Ribeiro, Solange Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Solange Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Cultura e meio ambiente pantaneiro
Monteiro Lobato
prática docente
topic Literatura infantil
Cultura e meio ambiente pantaneiro
Monteiro Lobato
prática docente
description O presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes. Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato. Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment. Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato   
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Abordagem qualitativa um estudo de caso com características da etnografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 119-139
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351255126016