Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes. Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato. Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment. Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato |
id |
EDUL-1_d737b7fe6c1f42416290960faa70d2b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/174 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro LobatoLiteratura infantilCultura e meio ambiente pantaneiroMonteiro Lobatoprática docenteO presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes. Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato. Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment. Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAbordagem qualitativa um estudo de caso com características da etnografiaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 119-1392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174/pdfRibeiro, Solange Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/174Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
title |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
spellingShingle |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato Ribeiro, Solange Andrade Literatura infantil Cultura e meio ambiente pantaneiro Monteiro Lobato prática docente |
title_short |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
title_full |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
title_fullStr |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
title_sort |
Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato |
author |
Ribeiro, Solange Andrade |
author_facet |
Ribeiro, Solange Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Solange Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Cultura e meio ambiente pantaneiro Monteiro Lobato prática docente |
topic |
Literatura infantil Cultura e meio ambiente pantaneiro Monteiro Lobato prática docente |
description |
O presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes. Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato. Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment. Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Abordagem qualitativa um estudo de caso com características da etnografia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/174/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 119-139 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351255126016 |