De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372 |
Resumo: | ResumoEste artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação AbstractThis theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development. Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction |
id |
EDUL-1_db71c39bfd0ec2645bb40db0af2e8645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/372 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactionsDesenvolvimentoEducação infantilInteraçãoFormação de professores ResumoEste artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação AbstractThis theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development. Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresensaioapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 488-4522177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdf_1Dias, Isabel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/372Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
title |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
spellingShingle |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions Dias, Isabel Simões Desenvolvimento Educação infantil Interação Formação de professores |
title_short |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
title_full |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
title_fullStr |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
title_full_unstemmed |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
title_sort |
De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions |
author |
Dias, Isabel Simões |
author_facet |
Dias, Isabel Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Isabel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Educação infantil Interação Formação de professores |
topic |
Desenvolvimento Educação infantil Interação Formação de professores |
description |
ResumoEste artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação AbstractThis theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development. Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdf https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 488-452 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351745859584 |