De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Isabel Simões
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372
Resumo:  ResumoEste artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação  AbstractThis theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development. Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction  
id EDUL-1_db71c39bfd0ec2645bb40db0af2e8645
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/372
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactionsDesenvolvimentoEducação infantilInteraçãoFormação de professores ResumoEste artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação  AbstractThis theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development. Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresensaioapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 488-4522177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdf_1Dias, Isabel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/372Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
title De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
spellingShingle De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
Dias, Isabel Simões
Desenvolvimento
Educação infantil
Interação
Formação de professores
title_short De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
title_full De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
title_fullStr De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
title_full_unstemmed De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
title_sort De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
author Dias, Isabel Simões
author_facet Dias, Isabel Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Isabel Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Educação infantil
Interação
Formação de professores
topic Desenvolvimento
Educação infantil
Interação
Formação de professores
description  ResumoEste artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação  AbstractThis theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development. Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdf
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/372/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 488-452
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351745859584