Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1478 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar sentidos nas representações sociais e perspectivas de estudantes para com a escola de Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo de campo com 46 estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio situadas em Recife. Utilizamos a entrevista semiestruturada, analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que, nas representações sociais dos participantes, as escolas são de boa qualidade, principalmente pelo ensino que oferecem e pelos professores. Há restrições no que se refere à atuação da gestão e infraestrutura escolar. As representações sociais do novo Ensino Médio focalizam os aspectos exigência, sobrecarga e possíveis melhorias. No que diz respeito ao futuro, a maioria pretende ingressar na Educação Superior. Os resultados confirmam que a escola deve estar atenta às necessidades e expectativas dos estudantes, ser acolhedora e garantir aprendizagem. Sinalizam, ainda, que o poder público deve priorizar a educação da juventude com políticas inclusivas e de qualidade. |
id |
EDUL-1_e1668843cbc2265f4bcee369243e412c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1478 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a EscolaHigh School students: social representations and perspectives towards SchoolSocial representationsHigh schoolStudentsRepresentações SociaisEscola de Ensino MédioEstudantesEste artigo tem como objetivo identificar sentidos nas representações sociais e perspectivas de estudantes para com a escola de Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo de campo com 46 estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio situadas em Recife. Utilizamos a entrevista semiestruturada, analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que, nas representações sociais dos participantes, as escolas são de boa qualidade, principalmente pelo ensino que oferecem e pelos professores. Há restrições no que se refere à atuação da gestão e infraestrutura escolar. As representações sociais do novo Ensino Médio focalizam os aspectos exigência, sobrecarga e possíveis melhorias. No que diz respeito ao futuro, a maioria pretende ingressar na Educação Superior. Os resultados confirmam que a escola deve estar atenta às necessidades e expectativas dos estudantes, ser acolhedora e garantir aprendizagem. Sinalizam, ainda, que o poder público deve priorizar a educação da juventude com políticas inclusivas e de qualidade.This article aims to identify the meanings of students’ social representations and perspectives towards high school. We developed a field study with 46 students enrolled in high schools located in Recife. We used semi-structured interviews, analyzed using the content analysis technique. The results suggest that, in the social representations of the participants, schools are of good quality mainly due to the education they offer and the teachers. There are restrictions regarding the performance of school management and infrastructure. The social representations of the new secondary education focus on the aspects of demand, overload and possible improvements. Regarding future prospects, the majority intend to enter higher education. The results confirm that the school must be attentive to the needs and expectations of students, be welcoming and guarantee learning. They also signal that public authorities must prioritize youth education with inclusive and quality policies.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/147810.58422/repesq.2023.e1478REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 575-5942177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1478/1234https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Laeda Bezerra2023-12-18T19:26:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1478Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-12-18T19:26:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola High School students: social representations and perspectives towards School |
title |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola |
spellingShingle |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola Machado, Laeda Bezerra Social representations High school Students Representações Sociais Escola de Ensino Médio Estudantes |
title_short |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola |
title_full |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola |
title_fullStr |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola |
title_full_unstemmed |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola |
title_sort |
Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola |
author |
Machado, Laeda Bezerra |
author_facet |
Machado, Laeda Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Laeda Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social representations High school Students Representações Sociais Escola de Ensino Médio Estudantes |
topic |
Social representations High school Students Representações Sociais Escola de Ensino Médio Estudantes |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar sentidos nas representações sociais e perspectivas de estudantes para com a escola de Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo de campo com 46 estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio situadas em Recife. Utilizamos a entrevista semiestruturada, analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que, nas representações sociais dos participantes, as escolas são de boa qualidade, principalmente pelo ensino que oferecem e pelos professores. Há restrições no que se refere à atuação da gestão e infraestrutura escolar. As representações sociais do novo Ensino Médio focalizam os aspectos exigência, sobrecarga e possíveis melhorias. No que diz respeito ao futuro, a maioria pretende ingressar na Educação Superior. Os resultados confirmam que a escola deve estar atenta às necessidades e expectativas dos estudantes, ser acolhedora e garantir aprendizagem. Sinalizam, ainda, que o poder público deve priorizar a educação da juventude com políticas inclusivas e de qualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1478 10.58422/repesq.2023.e1478 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1478 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2023.e1478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1478/1234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 575-594 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353635393536 |