A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Raquel Arrieiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes, de Deus, Maria Alba Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/541
Resumo: Este estudo tem, por objetivo, investigar as implicações de uma política de avaliação externa, Prova Brasil, no trabalho docente desenvolvido por professores do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Viçosa-MG. Dessa forma, ressaltamos apontamentos teóricos relacionados ao trabalho docente e à inserção desse tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de três escolas públicas e a analista educacional que atua na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Os resultados obtidos, por meio da técnica ‘análise de Prosa’ delineada por André (1983), indicam que as docentes têm o seu campo de atuação modificado pelas avaliações externas, pois elas trabalham com sobrecarga de tarefas a serem desempenhadas, delineando, assim, uma nova lógica no seu ofício; os cursos de formação continuada, apesar de existirem, não conseguem atingir situações da prática cotidiana, pois os temas abordados nestes não dão voz ao professor, sendo desenvolvidos de acordo com o que a SRE observa nas escolas e com questões que colaboram para a maior defasagem nos resultados das avaliações. Assim, percebe-se que as políticas de avaliação educacional mais exigem dos professores em termos de desempenho de seus alunos, do que proporcionam ao docente uma boa condição de trabalho. Palavras-chave: Avaliação externa. Política educacional. Trabalho docente. THE ‘PROVA BRASIL’ EXAM AND ITS IMPLICATIONS FOR TEACHING IN PUBLIC SCHOOLSAbstract: This study aims to investigate the implications of an external evaluation policy based on the ‘Prova Brasil’ exam for 5th-grade elementary teachers’ professional practice in public schools in the city of Viçosa-MG. We therefore emphasize theoretical approaches to teaching and to the inclusion of this type of evaluation within the Brazilian educational context. The methodological approach is qualitative, and the data were collected through semi-structured interviews with three public school teachers and the educational analyst who works in the Regional Education Bureau (SRE, Brazilian acronym). The results obtained through the "Prose analysis" technique outlined by André (1983) indicate that teachers have their functions modified by external evaluations, since they work with an overload of tasks to be performed, which leads to a new logic in their profession. The continuing education courses fail to address situations of everyday practice as the issues approached there do not give voice to teachers: they are developed according to what the SRE observes in schools and to issues that contribute to widening gaps in evaluation results. Thus, we can see that the educational evaluation policies require student performance from teachers, rather than giving them good work conditions.Keywords: Educational policy. External evaluation. Teaching.
id EDUL-1_ea68c331647894d1cd23360fc3706d55
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/541
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicasavaliação externapolítica educacionaltrabalho docente.Trabalho docenteEste estudo tem, por objetivo, investigar as implicações de uma política de avaliação externa, Prova Brasil, no trabalho docente desenvolvido por professores do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Viçosa-MG. Dessa forma, ressaltamos apontamentos teóricos relacionados ao trabalho docente e à inserção desse tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de três escolas públicas e a analista educacional que atua na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Os resultados obtidos, por meio da técnica ‘análise de Prosa’ delineada por André (1983), indicam que as docentes têm o seu campo de atuação modificado pelas avaliações externas, pois elas trabalham com sobrecarga de tarefas a serem desempenhadas, delineando, assim, uma nova lógica no seu ofício; os cursos de formação continuada, apesar de existirem, não conseguem atingir situações da prática cotidiana, pois os temas abordados nestes não dão voz ao professor, sendo desenvolvidos de acordo com o que a SRE observa nas escolas e com questões que colaboram para a maior defasagem nos resultados das avaliações. Assim, percebe-se que as políticas de avaliação educacional mais exigem dos professores em termos de desempenho de seus alunos, do que proporcionam ao docente uma boa condição de trabalho. Palavras-chave: Avaliação externa. Política educacional. Trabalho docente. THE ‘PROVA BRASIL’ EXAM AND ITS IMPLICATIONS FOR TEACHING IN PUBLIC SCHOOLSAbstract: This study aims to investigate the implications of an external evaluation policy based on the ‘Prova Brasil’ exam for 5th-grade elementary teachers’ professional practice in public schools in the city of Viçosa-MG. We therefore emphasize theoretical approaches to teaching and to the inclusion of this type of evaluation within the Brazilian educational context. The methodological approach is qualitative, and the data were collected through semi-structured interviews with three public school teachers and the educational analyst who works in the Regional Education Bureau (SRE, Brazilian acronym). The results obtained through the "Prose analysis" technique outlined by André (1983) indicate that teachers have their functions modified by external evaluations, since they work with an overload of tasks to be performed, which leads to a new logic in their profession. The continuing education courses fail to address situations of everyday practice as the issues approached there do not give voice to teachers: they are developed according to what the SRE observes in schools and to issues that contribute to widening gaps in evaluation results. Thus, we can see that the educational evaluation policies require student performance from teachers, rather than giving them good work conditions.Keywords: Educational policy. External evaluation. Teaching.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/541REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 156-1772177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/541/pdfVieira, Raquel ArrieiroFerenc, Alvanize Valente Fernandesde Deus, Maria Alba Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/541Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
title A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
spellingShingle A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
Vieira, Raquel Arrieiro
avaliação externa
política educacional
trabalho docente.
Trabalho docente
title_short A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
title_full A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
title_fullStr A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
title_full_unstemmed A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
title_sort A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
author Vieira, Raquel Arrieiro
author_facet Vieira, Raquel Arrieiro
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
de Deus, Maria Alba Pereira
author_role author
author2 Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
de Deus, Maria Alba Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Raquel Arrieiro
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
de Deus, Maria Alba Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação externa
política educacional
trabalho docente.
Trabalho docente
topic avaliação externa
política educacional
trabalho docente.
Trabalho docente
description Este estudo tem, por objetivo, investigar as implicações de uma política de avaliação externa, Prova Brasil, no trabalho docente desenvolvido por professores do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Viçosa-MG. Dessa forma, ressaltamos apontamentos teóricos relacionados ao trabalho docente e à inserção desse tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de três escolas públicas e a analista educacional que atua na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Os resultados obtidos, por meio da técnica ‘análise de Prosa’ delineada por André (1983), indicam que as docentes têm o seu campo de atuação modificado pelas avaliações externas, pois elas trabalham com sobrecarga de tarefas a serem desempenhadas, delineando, assim, uma nova lógica no seu ofício; os cursos de formação continuada, apesar de existirem, não conseguem atingir situações da prática cotidiana, pois os temas abordados nestes não dão voz ao professor, sendo desenvolvidos de acordo com o que a SRE observa nas escolas e com questões que colaboram para a maior defasagem nos resultados das avaliações. Assim, percebe-se que as políticas de avaliação educacional mais exigem dos professores em termos de desempenho de seus alunos, do que proporcionam ao docente uma boa condição de trabalho. Palavras-chave: Avaliação externa. Política educacional. Trabalho docente. THE ‘PROVA BRASIL’ EXAM AND ITS IMPLICATIONS FOR TEACHING IN PUBLIC SCHOOLSAbstract: This study aims to investigate the implications of an external evaluation policy based on the ‘Prova Brasil’ exam for 5th-grade elementary teachers’ professional practice in public schools in the city of Viçosa-MG. We therefore emphasize theoretical approaches to teaching and to the inclusion of this type of evaluation within the Brazilian educational context. The methodological approach is qualitative, and the data were collected through semi-structured interviews with three public school teachers and the educational analyst who works in the Regional Education Bureau (SRE, Brazilian acronym). The results obtained through the "Prose analysis" technique outlined by André (1983) indicate that teachers have their functions modified by external evaluations, since they work with an overload of tasks to be performed, which leads to a new logic in their profession. The continuing education courses fail to address situations of everyday practice as the issues approached there do not give voice to teachers: they are developed according to what the SRE observes in schools and to issues that contribute to widening gaps in evaluation results. Thus, we can see that the educational evaluation policies require student performance from teachers, rather than giving them good work conditions.Keywords: Educational policy. External evaluation. Teaching.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/541
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/541/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 156-177
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351849668608