CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Socorro Lucena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Elisangela André da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706
Resumo: O presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu. CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studies
id EDUL-1_ec6fe4f6601d5bfc77b6defb7690369c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/706
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADORFormação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu.Formação de professoresO presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu. CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 492-5052177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Socorro LucenaCosta, Elisangela André da Silva2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/706Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
title CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
spellingShingle CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Lima, Maria Socorro Lucena
Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu.
Formação de professores
title_short CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
title_full CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
title_fullStr CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
title_full_unstemmed CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
title_sort CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
author Lima, Maria Socorro Lucena
author_facet Lima, Maria Socorro Lucena
Costa, Elisangela André da Silva
author_role author
author2 Costa, Elisangela André da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Socorro Lucena
Costa, Elisangela André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu.
Formação de professores
topic Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu.
Formação de professores
description O presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu. CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studies
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 492-505
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352319430656