CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706 |
Resumo: | O presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu. CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studies |
id |
EDUL-1_ec6fe4f6601d5bfc77b6defb7690369c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/706 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADORFormação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu.Formação de professoresO presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu. CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 492-5052177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Socorro LucenaCosta, Elisangela André da Silva2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/706Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
title |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
spellingShingle |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR Lima, Maria Socorro Lucena Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu. Formação de professores |
title_short |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
title_full |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
title_fullStr |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
title_full_unstemmed |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
title_sort |
CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
author |
Lima, Maria Socorro Lucena |
author_facet |
Lima, Maria Socorro Lucena Costa, Elisangela André da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Elisangela André da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Socorro Lucena Costa, Elisangela André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu. Formação de professores |
topic |
Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu. Formação de professores |
description |
O presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu. CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studies |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 492-505 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352319430656 |