O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lucicleide Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Henz, Gabriela Luisa, Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672
Resumo: Este estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa. THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning.
id EDUL-1_ee4ef0921be6bdd306cbf042b48d7073
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/672
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino de BiologiaPBworksAprendizagem Colaborativaensino de BiologiaTecnologias digitais em sala de aulaAmbiente Virtual de AprendizagemTICEste estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa. THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 590-6062177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucicleide CarlosHenz, Gabriela LuisaStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/672Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Teixeira, Lucicleide Carlos
Ensino de Biologia
PBworks
Aprendizagem Colaborativa
ensino de Biologia
Tecnologias digitais em sala de aula
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TIC
title_short O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Teixeira, Lucicleide Carlos
author_facet Teixeira, Lucicleide Carlos
Henz, Gabriela Luisa
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author_role author
author2 Henz, Gabriela Luisa
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lucicleide Carlos
Henz, Gabriela Luisa
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
PBworks
Aprendizagem Colaborativa
ensino de Biologia
Tecnologias digitais em sala de aula
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TIC
topic Ensino de Biologia
PBworks
Aprendizagem Colaborativa
ensino de Biologia
Tecnologias digitais em sala de aula
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TIC
description Este estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa. THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 590-606
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352300556288