O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672 |
Resumo: | Este estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa. THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning. |
id |
EDUL-1_ee4ef0921be6bdd306cbf042b48d7073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/672 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino de BiologiaPBworksAprendizagem Colaborativaensino de BiologiaTecnologias digitais em sala de aulaAmbiente Virtual de AprendizagemTICEste estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa. THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 590-6062177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucicleide CarlosHenz, Gabriela LuisaStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/672Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Teixeira, Lucicleide Carlos Ensino de Biologia PBworks Aprendizagem Colaborativa ensino de Biologia Tecnologias digitais em sala de aula Ambiente Virtual de Aprendizagem TIC |
title_short |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Teixeira, Lucicleide Carlos |
author_facet |
Teixeira, Lucicleide Carlos Henz, Gabriela Luisa Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Henz, Gabriela Luisa Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Lucicleide Carlos Henz, Gabriela Luisa Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia PBworks Aprendizagem Colaborativa ensino de Biologia Tecnologias digitais em sala de aula Ambiente Virtual de Aprendizagem TIC |
topic |
Ensino de Biologia PBworks Aprendizagem Colaborativa ensino de Biologia Tecnologias digitais em sala de aula Ambiente Virtual de Aprendizagem TIC |
description |
Este estudo problematiza o conhecimento e percepções de alunos quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente da ferramenta PBworks para o estudo de conteúdos de Genética na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, sendo uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas utilizando o AVA com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Iguatu/Ceará, no ano de 2015. Antes e após o desenvolvimento das atividades, os alunos foram inquiridos quanto às percepções do uso dessas estratégias. As respostas foram analisadas de forma descritiva. Observou-se nas respostas que a escola atual precisa considerar as potencialidades dos AVA, visto que os estudantes vivem e convivem com diferentes recursos tecnológicos, fato que os torna capazes de aprender por diversas maneiras. Precisam, porém, ser motivados, questionados e envolvidos nas atividades propostas.Palavras chaves: Ensino de Biologia. PBworks. Aprendizagem Colaborativa. THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AS AN AID IN TEACHING GENETICS IN BASIC EDUCATION Abstract: This study focuses on students' knowledge and perceptions regarding the use of the Virtual Learning Environment (AVA, Portuguese acronym), specifically the PBworks tool for the study of Genetics contents in Basic Education. It is qualitative, descriptive and action research. Teaching strategies were developed by using AVA with third year high school students from a school in Iguatu/Ceará, in the year 2015. After and before the development of the activities, the students were asked about their perceptions of the use of these strategies. The answers were analyzed in a descriptive way. It was observed in the answers that current schools need to consider the potentialities of AVA, since students live and coexist with different technological resources, which make them able to learn in different ways. They need, however, to be motivated, consulted and involved in the proposed activities.Keywords: Biology teaching, PBworks, Collaborative learning. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/672/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 590-606 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352300556288 |