Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arruda, Marina Patrício de, Rosa, Geraldo Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167
Resumo: Resumo: Esse artigo busca discutir a Educação Previdenciária como parte integrante da formação integral como projeto educacional que reconfigura a escola frente à complexidade da vida no século XXI. O estudo aqui apresentado foi realizado em uma Escola de Educação Básica de um pequeno município do Estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa nove dos vinte professores efetivos de diferentes áreas do conhecimento, cuja escolha se deu por acessibilidade, e alunos de quatro turmas do ensino médio que participaram de um seminário sobre o tema. Considera-se, ao final do estudo, que existe interesse, por parte de alunos e professores, em discutir o tema Educação Previdenciária nas escolas de educação básica, tendo em vista que outro desafio se desenha para o professor, ou seja, religar saberes de forma interdisciplinar relacionados à vida e a incertezas.Palavras-chave: Educação. Educação Previdenciária. Ensino Médio. Abstract:  This article aims to discuss social security education as one of the elements of an integral training as an educational project that reshapes school in the face of the complexity of life in the 21st century. The study presented was conducted at a basic education school from a small town of the Brazilian State of Santa Catarina. Research participants included nine out of twenty permanent teachers from different areas of knowledge, chosen based on their availability, and students from four high school classes who participated in a seminar on the subject. The conclusion is that students and teachers are interested in discussing social security education at basic education schools, since another challenge is posed to teachers, which is to reconnect knowledge and skills related to life and its uncertainties in an interdisciplinary manner.Keywords: Education. Social Security Education. Basic Education School.High School.
id EDUL-1_f168ef6fd435fd3cc140ce58afb846dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/866
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas.formação de professoresEducação para a vidareligação de saberesResumo: Esse artigo busca discutir a Educação Previdenciária como parte integrante da formação integral como projeto educacional que reconfigura a escola frente à complexidade da vida no século XXI. O estudo aqui apresentado foi realizado em uma Escola de Educação Básica de um pequeno município do Estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa nove dos vinte professores efetivos de diferentes áreas do conhecimento, cuja escolha se deu por acessibilidade, e alunos de quatro turmas do ensino médio que participaram de um seminário sobre o tema. Considera-se, ao final do estudo, que existe interesse, por parte de alunos e professores, em discutir o tema Educação Previdenciária nas escolas de educação básica, tendo em vista que outro desafio se desenha para o professor, ou seja, religar saberes de forma interdisciplinar relacionados à vida e a incertezas.Palavras-chave: Educação. Educação Previdenciária. Ensino Médio. Abstract:  This article aims to discuss social security education as one of the elements of an integral training as an educational project that reshapes school in the face of the complexity of life in the 21st century. The study presented was conducted at a basic education school from a small town of the Brazilian State of Santa Catarina. Research participants included nine out of twenty permanent teachers from different areas of knowledge, chosen based on their availability, and students from four high school classes who participated in a seminar on the subject. The conclusion is that students and teachers are interested in discussing social security education at basic education schools, since another challenge is posed to teachers, which is to reconnect knowledge and skills related to life and its uncertainties in an interdisciplinary manner.Keywords: Education. Social Security Education. Basic Education School.High School.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 1822177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessScziminski, Terezinha de Fátima JuraczkyArruda, Marina Patrício deRosa, Geraldo Antonio da2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/866Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
title Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
spellingShingle Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky
Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas.
formação de professores
Educação para a vida
religação de saberes
title_short Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
title_full Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
title_fullStr Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
title_full_unstemmed Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
title_sort Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
author Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky
author_facet Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky
Arruda, Marina Patrício de
Rosa, Geraldo Antonio da
author_role author
author2 Arruda, Marina Patrício de
Rosa, Geraldo Antonio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky
Arruda, Marina Patrício de
Rosa, Geraldo Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas.
formação de professores
Educação para a vida
religação de saberes
topic Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas.
formação de professores
Educação para a vida
religação de saberes
description Resumo: Esse artigo busca discutir a Educação Previdenciária como parte integrante da formação integral como projeto educacional que reconfigura a escola frente à complexidade da vida no século XXI. O estudo aqui apresentado foi realizado em uma Escola de Educação Básica de um pequeno município do Estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa nove dos vinte professores efetivos de diferentes áreas do conhecimento, cuja escolha se deu por acessibilidade, e alunos de quatro turmas do ensino médio que participaram de um seminário sobre o tema. Considera-se, ao final do estudo, que existe interesse, por parte de alunos e professores, em discutir o tema Educação Previdenciária nas escolas de educação básica, tendo em vista que outro desafio se desenha para o professor, ou seja, religar saberes de forma interdisciplinar relacionados à vida e a incertezas.Palavras-chave: Educação. Educação Previdenciária. Ensino Médio. Abstract:  This article aims to discuss social security education as one of the elements of an integral training as an educational project that reshapes school in the face of the complexity of life in the 21st century. The study presented was conducted at a basic education school from a small town of the Brazilian State of Santa Catarina. Research participants included nine out of twenty permanent teachers from different areas of knowledge, chosen based on their availability, and students from four high school classes who participated in a seminar on the subject. The conclusion is that students and teachers are interested in discussing social security education at basic education schools, since another challenge is posed to teachers, which is to reconnect knowledge and skills related to life and its uncertainties in an interdisciplinary manner.Keywords: Education. Social Security Education. Basic Education School.High School.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 182
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352758784000