Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167 |
Resumo: | Resumo: Esse artigo busca discutir a Educação Previdenciária como parte integrante da formação integral como projeto educacional que reconfigura a escola frente à complexidade da vida no século XXI. O estudo aqui apresentado foi realizado em uma Escola de Educação Básica de um pequeno município do Estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa nove dos vinte professores efetivos de diferentes áreas do conhecimento, cuja escolha se deu por acessibilidade, e alunos de quatro turmas do ensino médio que participaram de um seminário sobre o tema. Considera-se, ao final do estudo, que existe interesse, por parte de alunos e professores, em discutir o tema Educação Previdenciária nas escolas de educação básica, tendo em vista que outro desafio se desenha para o professor, ou seja, religar saberes de forma interdisciplinar relacionados à vida e a incertezas.Palavras-chave: Educação. Educação Previdenciária. Ensino Médio. Abstract: This article aims to discuss social security education as one of the elements of an integral training as an educational project that reshapes school in the face of the complexity of life in the 21st century. The study presented was conducted at a basic education school from a small town of the Brazilian State of Santa Catarina. Research participants included nine out of twenty permanent teachers from different areas of knowledge, chosen based on their availability, and students from four high school classes who participated in a seminar on the subject. The conclusion is that students and teachers are interested in discussing social security education at basic education schools, since another challenge is posed to teachers, which is to reconnect knowledge and skills related to life and its uncertainties in an interdisciplinary manner.Keywords: Education. Social Security Education. Basic Education School.High School. |
id |
EDUL-1_f168ef6fd435fd3cc140ce58afb846dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/866 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life?Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas.formação de professoresEducação para a vidareligação de saberesResumo: Esse artigo busca discutir a Educação Previdenciária como parte integrante da formação integral como projeto educacional que reconfigura a escola frente à complexidade da vida no século XXI. O estudo aqui apresentado foi realizado em uma Escola de Educação Básica de um pequeno município do Estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa nove dos vinte professores efetivos de diferentes áreas do conhecimento, cuja escolha se deu por acessibilidade, e alunos de quatro turmas do ensino médio que participaram de um seminário sobre o tema. Considera-se, ao final do estudo, que existe interesse, por parte de alunos e professores, em discutir o tema Educação Previdenciária nas escolas de educação básica, tendo em vista que outro desafio se desenha para o professor, ou seja, religar saberes de forma interdisciplinar relacionados à vida e a incertezas.Palavras-chave: Educação. Educação Previdenciária. Ensino Médio. Abstract: This article aims to discuss social security education as one of the elements of an integral training as an educational project that reshapes school in the face of the complexity of life in the 21st century. The study presented was conducted at a basic education school from a small town of the Brazilian State of Santa Catarina. Research participants included nine out of twenty permanent teachers from different areas of knowledge, chosen based on their availability, and students from four high school classes who participated in a seminar on the subject. The conclusion is that students and teachers are interested in discussing social security education at basic education schools, since another challenge is posed to teachers, which is to reconnect knowledge and skills related to life and its uncertainties in an interdisciplinary manner.Keywords: Education. Social Security Education. Basic Education School.High School.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 1822177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessScziminski, Terezinha de Fátima JuraczkyArruda, Marina Patrício deRosa, Geraldo Antonio da2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/866Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
title |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
spellingShingle |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas. formação de professores Educação para a vida religação de saberes |
title_short |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
title_full |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
title_fullStr |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
title_full_unstemmed |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
title_sort |
Educação previdenciária na Educação Básica: educar para as incertezas da vida? / Social security education in basic education: educating for the uncertainties of life? |
author |
Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky |
author_facet |
Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky Arruda, Marina Patrício de Rosa, Geraldo Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Marina Patrício de Rosa, Geraldo Antonio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scziminski, Terezinha de Fátima Juraczky Arruda, Marina Patrício de Rosa, Geraldo Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas. formação de professores Educação para a vida religação de saberes |
topic |
Educação Previdenciária. Educação Básica. Educar para a vida e incertezas. formação de professores Educação para a vida religação de saberes |
description |
Resumo: Esse artigo busca discutir a Educação Previdenciária como parte integrante da formação integral como projeto educacional que reconfigura a escola frente à complexidade da vida no século XXI. O estudo aqui apresentado foi realizado em uma Escola de Educação Básica de um pequeno município do Estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa nove dos vinte professores efetivos de diferentes áreas do conhecimento, cuja escolha se deu por acessibilidade, e alunos de quatro turmas do ensino médio que participaram de um seminário sobre o tema. Considera-se, ao final do estudo, que existe interesse, por parte de alunos e professores, em discutir o tema Educação Previdenciária nas escolas de educação básica, tendo em vista que outro desafio se desenha para o professor, ou seja, religar saberes de forma interdisciplinar relacionados à vida e a incertezas.Palavras-chave: Educação. Educação Previdenciária. Ensino Médio. Abstract: This article aims to discuss social security education as one of the elements of an integral training as an educational project that reshapes school in the face of the complexity of life in the 21st century. The study presented was conducted at a basic education school from a small town of the Brazilian State of Santa Catarina. Research participants included nine out of twenty permanent teachers from different areas of knowledge, chosen based on their availability, and students from four high school classes who participated in a seminar on the subject. The conclusion is that students and teachers are interested in discussing social security education at basic education schools, since another challenge is posed to teachers, which is to reconnect knowledge and skills related to life and its uncertainties in an interdisciplinary manner.Keywords: Education. Social Security Education. Basic Education School.High School. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/167/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 182 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352758784000 |