Conocimiento científico, saber y practicabilidad: algunas contribuciones a la movilización del conocimiento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1205 |
Resumo: | Neste ensaio discute-se a noção de mobilização do conhecimento a partir dos conceitos de praticabilidade, conhecimento científico e saber, conforme são considerados, o primeiro, por Danilo Romeo Streck e os dois últimos por Álvaro Vieira Pinto. O objetivo foi o de contribuir com a construção da ideia de mobilização do conhecimento como alternativa a orientar o trabalho de pesquisa em ciências sociais, nas universidades. Inicialmente, foram retomadas as ideias de mobilização do conhecimento apresentadas em Naidorf (2014), Naidorf e Perrota (2015), Naidorf e Alonso (2018), Naidorf, Perez Mora e González Ríos (2018), para, em seguida, cotejá-las com as contribuições de Streck (2016) e Pinto (1979). A conclusão é a de que, apesar da pouca densidade histórica, a mobilização do conhecimento pode se constituir em alternativa. |
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Conocimiento científico, saber y practicabilidad: algunas contribuciones a la movilización del conocimientoConhecimento científico, saber e praticabilidade: algumas contribuições para a mobilização do conhecimentoScientific knowledge, popular knowledge and practicability: some contributions to knowledge mobilizationknowledge mobilization, scientific knowledge, practicability, popular knowledgemovilización del conocimiento, conocimiento científico, practicabilidad, saberMobilização do conhecimento. Conhecimento científico. Praticabilidade. Saber.Knowledge mobilization. Scientific knowledge. Practicability. Popular knowledge.Movilización del conocimiento. Conocimiento científico. Practicabilidad. Saber.Neste ensaio discute-se a noção de mobilização do conhecimento a partir dos conceitos de praticabilidade, conhecimento científico e saber, conforme são considerados, o primeiro, por Danilo Romeo Streck e os dois últimos por Álvaro Vieira Pinto. O objetivo foi o de contribuir com a construção da ideia de mobilização do conhecimento como alternativa a orientar o trabalho de pesquisa em ciências sociais, nas universidades. Inicialmente, foram retomadas as ideias de mobilização do conhecimento apresentadas em Naidorf (2014), Naidorf e Perrota (2015), Naidorf e Alonso (2018), Naidorf, Perez Mora e González Ríos (2018), para, em seguida, cotejá-las com as contribuições de Streck (2016) e Pinto (1979). A conclusão é a de que, apesar da pouca densidade histórica, a mobilização do conhecimento pode se constituir em alternativa. This essay discusses the notion of knowledge mobilization based on the concepts of practicability, scientific knowledge and popular knowledge, as they are considered, the first of which by Danilo Romeo Streck and the latter two by Álvaro Vieira Pinto. The objective was to contribute to developing the idea of ??knowledge mobilization as an alternative to advising social science research work in universities. Initially, the ideas of knowledge mobilization presented in Naidorf (2014), Naidorf and Perrota (2015), Naidorf and Alonso (2018), and Naidorf, Perez Mora and González Ríos (2018) were resumed to then be compared with the contributions by Streck (2016) and Pinto (1979). The conclusion is that, despite the low historical density, knowledge mobilization can be an alternative.Este ensayo discute la noción de movilización del conocimiento a partir de los conceptos de practicabilidad, conocimiento científico y saber, como se considera, el primero de Danilo Romeo Streck y los dos últimos de Álvaro Vieira Pinto. El objetivo fue contribuir a la construcción de la idea de movilización del conocimiento como alternativa para orientar el trabajo de investigación en ciencias sociales, en la universidad. Inicialmente, se les reanudó las ideas de movilización del conocimiento presentadas en Naidorf (2014), Naidorf y Perrota (2015), Naidorf y Alonso (2018), Naidorf, Pérez Mora y González Ríos (2018), para, luego, compararlos con los aportes de Streck (2016) y Pinto (1979). La conclusión es que, a pesar de la baja densidad histórica, la movilización del conocimiento puede ser una alternativa.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/120510.58422/repesq.2022.e1205REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 33 (2022): CONDICIONES Y RETOS PARA LA INVESTIGACIÓN Y LOS INVESTIGADORES EDUCATIVOS EN UN CONTEXTO DE CAMBIOS, RIESGOS E INCERTIDUMBRE (Dossier temático); 128-1362177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1205/1018https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonfredini, Ivanise2023-06-20T21:37:45Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1205Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T21:37:45Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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