INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Solange Bertozi de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667
Resumo: O presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar. INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational success
id EDUL-1_fc20ef798983bb96e9648c330f13d7bf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/667
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLARinternacionalização de estudosestratégia educacionalfamílias de classes médiassucesso escolar.Internacionalização de estudosEstratégias educacionaissucesso escolarO presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar. INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational successEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 607-6252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Solange Bertozi deAssis, Jacira Helena do Valle Pereira2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/667Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
title INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
Souza, Solange Bertozi de
internacionalização de estudos
estratégia educacional
famílias de classes médias
sucesso escolar.
Internacionalização de estudos
Estratégias educacionais
sucesso escolar
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
author Souza, Solange Bertozi de
author_facet Souza, Solange Bertozi de
Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
author_role author
author2 Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Solange Bertozi de
Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv internacionalização de estudos
estratégia educacional
famílias de classes médias
sucesso escolar.
Internacionalização de estudos
Estratégias educacionais
sucesso escolar
topic internacionalização de estudos
estratégia educacional
famílias de classes médias
sucesso escolar.
Internacionalização de estudos
Estratégias educacionais
sucesso escolar
description O presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar. INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational success
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 607-625
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352296361984