INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667 |
Resumo: | O presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar. INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational success |
id |
EDUL-1_fc20ef798983bb96e9648c330f13d7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/667 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLARinternacionalização de estudosestratégia educacionalfamílias de classes médiassucesso escolar.Internacionalização de estudosEstratégias educacionaissucesso escolarO presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar. INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational successEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 607-6252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Solange Bertozi deAssis, Jacira Helena do Valle Pereira2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/667Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
title |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
spellingShingle |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR Souza, Solange Bertozi de internacionalização de estudos estratégia educacional famílias de classes médias sucesso escolar. Internacionalização de estudos Estratégias educacionais sucesso escolar |
title_short |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
title_full |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
title_fullStr |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
title_sort |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR |
author |
Souza, Solange Bertozi de |
author_facet |
Souza, Solange Bertozi de Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Solange Bertozi de Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internacionalização de estudos estratégia educacional famílias de classes médias sucesso escolar. Internacionalização de estudos Estratégias educacionais sucesso escolar |
topic |
internacionalização de estudos estratégia educacional famílias de classes médias sucesso escolar. Internacionalização de estudos Estratégias educacionais sucesso escolar |
description |
O presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar. INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational success |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 607-625 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352296361984 |