Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Bruno Filipe Castro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/1932
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_754760dae3c105145a74d9e2fd110080
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/1932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucessoSucessoEscola de SucessoCultura de EscolaDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e TecnologiaEste estudo de caso (de forma a dar o seu contributo para o projecto a que pertence, denominado ―Identificação e Caracterização de Classes de Escolas de Sucesso‖) propõe-se a caracterizar uma escola de sucesso segundo três dimensões centrais, o seu contexto externo e interno, o seu sistema de organização e gestão escolar e a sua cultura de escola. É indispensável mencionar que no âmbito do projecto a definição ―escola de sucesso‖ é uma definição operacional, cujos principais indicadores passam essencialmente pelas notas internas e externas dos alunos de décimo segundo ano ao longo dos últimos seis anos lectivos nos diversos exames nacionais. Devido à natureza deste estudo, a metodologia usada é essencialmente de índole qualitativa, metodologia esta operacionalizada sobretudo através de entrevistas semi-estruturadas realizadas a membros da comunidade escolar, mas também na análise documental e recolha de informação ao longo das visitas realizadas à escola. Graças à peculiaridade das relações entre a escola, as suas origens e os membros da sua comunidade, as conclusões deste estudo assentam em grande parte em duas das três dimensões analisadas, o contexto interno e externo da escola e a sua cultura de escola, sendo o contributo desta última fortemente apoiada pela literatura analisada.FCT - UNLMatos, José Manuel Leonardo deRUNFrancisco, Bruno Filipe Castro2009-05-11T10:04:58Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:32:07Zoai:run.unl.pt:10362/1932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:56.525544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
title Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
spellingShingle Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
Francisco, Bruno Filipe Castro
Sucesso
Escola de Sucesso
Cultura de Escola
title_short Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
title_full Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
title_fullStr Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
title_full_unstemmed Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
title_sort Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
author Francisco, Bruno Filipe Castro
author_facet Francisco, Bruno Filipe Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Bruno Filipe Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso
Escola de Sucesso
Cultura de Escola
topic Sucesso
Escola de Sucesso
Cultura de Escola
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-05-11T10:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/1932
url http://hdl.handle.net/10362/1932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FCT - UNL
publisher.none.fl_str_mv FCT - UNL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137801689628672