Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/1932 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_754760dae3c105145a74d9e2fd110080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/1932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucessoSucessoEscola de SucessoCultura de EscolaDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e TecnologiaEste estudo de caso (de forma a dar o seu contributo para o projecto a que pertence, denominado ―Identificação e Caracterização de Classes de Escolas de Sucesso‖) propõe-se a caracterizar uma escola de sucesso segundo três dimensões centrais, o seu contexto externo e interno, o seu sistema de organização e gestão escolar e a sua cultura de escola. É indispensável mencionar que no âmbito do projecto a definição ―escola de sucesso‖ é uma definição operacional, cujos principais indicadores passam essencialmente pelas notas internas e externas dos alunos de décimo segundo ano ao longo dos últimos seis anos lectivos nos diversos exames nacionais. Devido à natureza deste estudo, a metodologia usada é essencialmente de índole qualitativa, metodologia esta operacionalizada sobretudo através de entrevistas semi-estruturadas realizadas a membros da comunidade escolar, mas também na análise documental e recolha de informação ao longo das visitas realizadas à escola. Graças à peculiaridade das relações entre a escola, as suas origens e os membros da sua comunidade, as conclusões deste estudo assentam em grande parte em duas das três dimensões analisadas, o contexto interno e externo da escola e a sua cultura de escola, sendo o contributo desta última fortemente apoiada pela literatura analisada.FCT - UNLMatos, José Manuel Leonardo deRUNFrancisco, Bruno Filipe Castro2009-05-11T10:04:58Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:32:07Zoai:run.unl.pt:10362/1932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:56.525544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
title |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
spellingShingle |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso Francisco, Bruno Filipe Castro Sucesso Escola de Sucesso Cultura de Escola |
title_short |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
title_full |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
title_fullStr |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
title_sort |
Estudo de caso: Análise e caracterização de classes de escolas de sucesso |
author |
Francisco, Bruno Filipe Castro |
author_facet |
Francisco, Bruno Filipe Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, José Manuel Leonardo de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Bruno Filipe Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso Escola de Sucesso Cultura de Escola |
topic |
Sucesso Escola de Sucesso Cultura de Escola |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-05-11T10:04:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/1932 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/1932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FCT - UNL |
publisher.none.fl_str_mv |
FCT - UNL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137801689628672 |