Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364 |
Resumo: | Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção. |
id |
EDUL-1_ff7f36b8d7da46d4d3dee07085dcbc0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1364 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democráticaChallenges in the collective construction of school identity: contributions of the political pedagogical project and democratic managementProjeto político pedagógicoGestão democráticaConstrução coletivaPolitical Pedagogical ProjectDemocratic managementcollective constructionNeste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.This study sought to understand the importance of the PPP and the DG in the construction of the school’s identity and to highlight challenges that are faced by a school in the process of building its identity. Involved by a descriptive and exploratory research, it was constituted in a qualitative approach in which the procedures adopted were the bibliographic research, document analysis, observation and field research through the application of a questionnaire to the servers of a daycare center in the city of Porto Grande, Amapá State. In its constitution, it presents an introduction, the methodological path, the state of knowledge, results and discussions of the data obtained, complementary didactic proposals to face the research problem and final considerations. The results indicate that there are numerous challenges to build the identity of the school in a collective way that involves its construction, its experience, the understanding of the principles of a DG and the importance of the PPP in this construction process.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/136410.58422/repesq.2023.e1364REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 161-1842177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364/1208https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Josimar de Aparecido VieiraSantos, Joelma Rodrigues dos2023-09-26T17:47:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1364Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-09-26T17:47:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática Challenges in the collective construction of school identity: contributions of the political pedagogical project and democratic management |
title |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
spellingShingle |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática Vieira, Josimar de Aparecido Vieira Projeto político pedagógico Gestão democrática Construção coletiva Political Pedagogical Project Democratic management collective construction |
title_short |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
title_full |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
title_fullStr |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
title_sort |
Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática |
author |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira |
author_facet |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira Santos, Joelma Rodrigues dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Joelma Rodrigues dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira Santos, Joelma Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico Gestão democrática Construção coletiva Political Pedagogical Project Democratic management collective construction |
topic |
Projeto político pedagógico Gestão democrática Construção coletiva Political Pedagogical Project Democratic management collective construction |
description |
Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364 10.58422/repesq.2023.e1364 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2023.e1364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364/1208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 161-184 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353572478976 |