Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Joelma Rodrigues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364
Resumo: Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.
id EDUL-1_ff7f36b8d7da46d4d3dee07085dcbc0d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1364
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democráticaChallenges in the collective construction of school identity: contributions of the political pedagogical project and democratic managementProjeto político pedagógicoGestão democráticaConstrução coletivaPolitical Pedagogical ProjectDemocratic managementcollective constructionNeste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.This study sought to understand the importance of the PPP and the DG in the construction of the school’s identity and to highlight challenges that are faced by a school in the process of building its identity. Involved by a descriptive and exploratory research, it was constituted in a qualitative approach in which the procedures adopted were the bibliographic research, document analysis, observation and field research through the application of a questionnaire to the servers of a daycare center in the city of Porto Grande, Amapá State. In its constitution, it presents an introduction, the methodological path, the state of knowledge, results and discussions of the data obtained, complementary didactic proposals to face the research problem and final considerations. The results indicate that there are numerous challenges to build the identity of the school in a collective way that involves its construction, its experience, the understanding of the principles of a DG and the importance of the PPP in this construction process.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/136410.58422/repesq.2023.e1364REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 161-1842177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364/1208https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Josimar de Aparecido VieiraSantos, Joelma Rodrigues dos2023-09-26T17:47:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1364Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-09-26T17:47:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
Challenges in the collective construction of school identity: contributions of the political pedagogical project and democratic management
title Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
spellingShingle Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
Projeto político pedagógico
Gestão democrática
Construção coletiva
Political Pedagogical Project
Democratic management
collective construction
title_short Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
title_full Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
title_fullStr Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
title_full_unstemmed Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
title_sort Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
author Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
author_facet Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
Santos, Joelma Rodrigues dos
author_role author
author2 Santos, Joelma Rodrigues dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
Santos, Joelma Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político pedagógico
Gestão democrática
Construção coletiva
Political Pedagogical Project
Democratic management
collective construction
topic Projeto político pedagógico
Gestão democrática
Construção coletiva
Political Pedagogical Project
Democratic management
collective construction
description Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364
10.58422/repesq.2023.e1364
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2023.e1364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1364/1208
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 161-184
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353572478976