Pirataria marítima moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peçanha Caninas, Osvaldo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4713
Resumo: Este artigo analisa a evolução da pirataria marítima notadamentena Inglaterra dos séculos XV e XVI. Além disso, mostra asdificuldades em torno de uma única definição abrangente e aceita.A pirataria marítima que, apesar de sua semelhança com osepisódios do passado, tem causas diferentes e complexas. Oprincipal propósito deste trabalho é, a partir desta aparentesemelhança, realçar que os eventos são diferentes, especialmenteno tratamento dado na atualidade que não deve pretender reviversoluções do passado.Neste artigo discutimos três tópicos. O primeiro deles é adificuldade em definir o crime de pirataria no DireitoInternacional. No segundo, apresentamos a maneira como apirataria influencia o sistema de transporte de mercadorias deum mundo cada vez mais globalizado usando a definição de“boa ordem no mar” de Geoffrey Till. A última parte abordaassuntos que estão a merecer tratamento por parte dos Estadostendo em vista as implicações na segurança do tráfego marítimo(caso do Sistema de identificação automática, AIS), direitoshumanos (pedidos de asilo por piratas) e a difícil tipificação docrime de pirataria.
id EGN_1573705fa07d44fe331ea5504b490cf3
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4713
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Pirataria marítima modernaPiratariaDireito InternacionalEste artigo analisa a evolução da pirataria marítima notadamentena Inglaterra dos séculos XV e XVI. Além disso, mostra asdificuldades em torno de uma única definição abrangente e aceita.A pirataria marítima que, apesar de sua semelhança com osepisódios do passado, tem causas diferentes e complexas. Oprincipal propósito deste trabalho é, a partir desta aparentesemelhança, realçar que os eventos são diferentes, especialmenteno tratamento dado na atualidade que não deve pretender reviversoluções do passado.Neste artigo discutimos três tópicos. O primeiro deles é adificuldade em definir o crime de pirataria no DireitoInternacional. No segundo, apresentamos a maneira como apirataria influencia o sistema de transporte de mercadorias deum mundo cada vez mais globalizado usando a definição de“boa ordem no mar” de Geoffrey Till. A última parte abordaassuntos que estão a merecer tratamento por parte dos Estadostendo em vista as implicações na segurança do tráfego marítimo(caso do Sistema de identificação automática, AIS), direitoshumanos (pedidos de asilo por piratas) e a difícil tipificação docrime de pirataria.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4713Revista da EGN; v. 14 (2009): Revista da Escola de Guerra Naval; 101-1222359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4713/4547Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeçanha Caninas, Osvaldo2023-08-21T12:32:12Zoai:ojs3.localhost:article/4713Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-21T12:32:12Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Pirataria marítima moderna
title Pirataria marítima moderna
spellingShingle Pirataria marítima moderna
Peçanha Caninas, Osvaldo
Pirataria
Direito Internacional
title_short Pirataria marítima moderna
title_full Pirataria marítima moderna
title_fullStr Pirataria marítima moderna
title_full_unstemmed Pirataria marítima moderna
title_sort Pirataria marítima moderna
author Peçanha Caninas, Osvaldo
author_facet Peçanha Caninas, Osvaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peçanha Caninas, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Pirataria
Direito Internacional
topic Pirataria
Direito Internacional
description Este artigo analisa a evolução da pirataria marítima notadamentena Inglaterra dos séculos XV e XVI. Além disso, mostra asdificuldades em torno de uma única definição abrangente e aceita.A pirataria marítima que, apesar de sua semelhança com osepisódios do passado, tem causas diferentes e complexas. Oprincipal propósito deste trabalho é, a partir desta aparentesemelhança, realçar que os eventos são diferentes, especialmenteno tratamento dado na atualidade que não deve pretender reviversoluções do passado.Neste artigo discutimos três tópicos. O primeiro deles é adificuldade em definir o crime de pirataria no DireitoInternacional. No segundo, apresentamos a maneira como apirataria influencia o sistema de transporte de mercadorias deum mundo cada vez mais globalizado usando a definição de“boa ordem no mar” de Geoffrey Till. A última parte abordaassuntos que estão a merecer tratamento por parte dos Estadostendo em vista as implicações na segurança do tráfego marítimo(caso do Sistema de identificação automática, AIS), direitoshumanos (pedidos de asilo por piratas) e a difícil tipificação docrime de pirataria.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4713
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4713/4547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 14 (2009): Revista da Escola de Guerra Naval; 101-122
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679262162944