Introdução à arte operacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Pinto, José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4826
Resumo: A Arte ou Estratégia Operacional é um tema revestido de crescenteinteresse nos meios militares nacionais e internacionais. Sua importância écomprovada pelo fato de haver sido incorporada à doutrina de diversos países eda OTAN. Em face disso, existe hoje uma extensa literatura especializada sobreo assunto, composta por uma profusão de artigos, livros e publicações oficiaisque, ao mesmo tempo em que o aprofunda, o torna complexo e hermético.Até mesmo a forma como esse corpo teórico é denominado não encontraunanimidade: arte operacional, estratégia operacional, operational warfare, níveloperacional, manobra operacional, manobra estratégica-operacional, entreoutras. Os elementos que o compõem também costumam apresentar diferençasde denominação e definição ou no modo como são empregados, durante adinâmica do planejamento militar.Diante desse contexto, pretende-se aqui tecer uma breve resenhahistórica da evolução dos níveis da guerra, onde se procurará elucidar as origense o propósito da arte operacional. Em seguida, serão destacadas as principaisdefinições e denominações que lhe tem sido atribuídas e, então, serão feitas asconsiderações finais. Com isso, espera-se apresentar um estudo meramenteintrodutório da arte operacional, mas que seja capaz de lançar luzes sobre seuescopo e sua essência, situando-a no contexto da teoria da guerra.
id EGN_1df414df12b240366bbef1e805f3de5f
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4826
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Introdução à arte operacional A Arte ou Estratégia Operacional é um tema revestido de crescenteinteresse nos meios militares nacionais e internacionais. Sua importância écomprovada pelo fato de haver sido incorporada à doutrina de diversos países eda OTAN. Em face disso, existe hoje uma extensa literatura especializada sobreo assunto, composta por uma profusão de artigos, livros e publicações oficiaisque, ao mesmo tempo em que o aprofunda, o torna complexo e hermético.Até mesmo a forma como esse corpo teórico é denominado não encontraunanimidade: arte operacional, estratégia operacional, operational warfare, níveloperacional, manobra operacional, manobra estratégica-operacional, entreoutras. Os elementos que o compõem também costumam apresentar diferençasde denominação e definição ou no modo como são empregados, durante adinâmica do planejamento militar.Diante desse contexto, pretende-se aqui tecer uma breve resenhahistórica da evolução dos níveis da guerra, onde se procurará elucidar as origense o propósito da arte operacional. Em seguida, serão destacadas as principaisdefinições e denominações que lhe tem sido atribuídas e, então, serão feitas asconsiderações finais. Com isso, espera-se apresentar um estudo meramenteintrodutório da arte operacional, mas que seja capaz de lançar luzes sobre seuescopo e sua essência, situando-a no contexto da teoria da guerra.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4826Revista da EGN; v. 8 (2006): Revista da Escola de Guerra Naval; 47-622359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4826/4642Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos Pinto, José 2023-08-29T11:34:37Zoai:ojs3.localhost:article/4826Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-29T11:34:37Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à arte operacional
title Introdução à arte operacional
spellingShingle Introdução à arte operacional
Carlos Pinto, José
title_short Introdução à arte operacional
title_full Introdução à arte operacional
title_fullStr Introdução à arte operacional
title_full_unstemmed Introdução à arte operacional
title_sort Introdução à arte operacional
author Carlos Pinto, José
author_facet Carlos Pinto, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Pinto, José
description A Arte ou Estratégia Operacional é um tema revestido de crescenteinteresse nos meios militares nacionais e internacionais. Sua importância écomprovada pelo fato de haver sido incorporada à doutrina de diversos países eda OTAN. Em face disso, existe hoje uma extensa literatura especializada sobreo assunto, composta por uma profusão de artigos, livros e publicações oficiaisque, ao mesmo tempo em que o aprofunda, o torna complexo e hermético.Até mesmo a forma como esse corpo teórico é denominado não encontraunanimidade: arte operacional, estratégia operacional, operational warfare, níveloperacional, manobra operacional, manobra estratégica-operacional, entreoutras. Os elementos que o compõem também costumam apresentar diferençasde denominação e definição ou no modo como são empregados, durante adinâmica do planejamento militar.Diante desse contexto, pretende-se aqui tecer uma breve resenhahistórica da evolução dos níveis da guerra, onde se procurará elucidar as origense o propósito da arte operacional. Em seguida, serão destacadas as principaisdefinições e denominações que lhe tem sido atribuídas e, então, serão feitas asconsiderações finais. Com isso, espera-se apresentar um estudo meramenteintrodutório da arte operacional, mas que seja capaz de lançar luzes sobre seuescopo e sua essência, situando-a no contexto da teoria da guerra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4826
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4826/4642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 8 (2006): Revista da Escola de Guerra Naval; 47-62
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679606095872