PROSUB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo, Michelly Sandy
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cossul, Naiane Inez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4532
Resumo: O artigo objetiva demonstrar como o PROSUB (Programade Desenvolvimento de Submarinos) caracteriza-se comoum fator estratégico para o Brasil e para a Segurançado Atlântico Sul. Partindo da ideia de que há restriçõesformais e informais para a aquisição de armamentos nocenário internacional, o desenvolvimento de submarinosem âmbito nacional com transferência de tecnologia éponto elementar para a soberania tecnológica e tambémpara o incremento de tecnologias sensíveis, como é o casodo submarino de propulsão nuclear. Nesse sentido, o artigoestá dividido em três seções. Inicialmente delineiam-se movimento no sistema internacional. Em um segundomomento, traça-se um panorama histórico sobre aevolução do projeto do submarino nuclear brasileiro. E,por fim, aponta-se a retomada do PROSUB, coordenadopela Marinha brasileira, como elemento estratégicoe de caráter dual para a defesa nacional, bem como aimportância estratégica do Atlântico Sul. Assim, serápossível compreender o papel desse projeto para ainserção internacional do Brasil, para a construção deuma agenda de defesa pautada na dissuasão e para adiminuição do cerceamento tecnológico.
id EGN_96cd5c8ee56d6f52ed8abd86a918a72d
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4532
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling PROSUBPROSUBBrasilSegurança no Atlântico SulTecnologiaCerceamento TecnológicoO artigo objetiva demonstrar como o PROSUB (Programade Desenvolvimento de Submarinos) caracteriza-se comoum fator estratégico para o Brasil e para a Segurançado Atlântico Sul. Partindo da ideia de que há restriçõesformais e informais para a aquisição de armamentos nocenário internacional, o desenvolvimento de submarinosem âmbito nacional com transferência de tecnologia éponto elementar para a soberania tecnológica e tambémpara o incremento de tecnologias sensíveis, como é o casodo submarino de propulsão nuclear. Nesse sentido, o artigoestá dividido em três seções. Inicialmente delineiam-se movimento no sistema internacional. Em um segundomomento, traça-se um panorama histórico sobre aevolução do projeto do submarino nuclear brasileiro. E,por fim, aponta-se a retomada do PROSUB, coordenadopela Marinha brasileira, como elemento estratégicoe de caráter dual para a defesa nacional, bem como aimportância estratégica do Atlântico Sul. Assim, serápossível compreender o papel desse projeto para ainserção internacional do Brasil, para a construção deuma agenda de defesa pautada na dissuasão e para adiminuição do cerceamento tecnológico.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4532Revista da EGN; v. 22 n. 1 (2016): Revista da Escola de Guerra Naval; 197-2162359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4532/4382Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeraldo, Michelly Sandy Cossul, Naiane Inez 2023-08-03T12:41:34Zoai:ojs3.localhost:article/4532Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-03T12:41:34Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROSUB
title PROSUB
spellingShingle PROSUB
Geraldo, Michelly Sandy
PROSUB
Brasil
Segurança no Atlântico Sul
Tecnologia
Cerceamento Tecnológico
title_short PROSUB
title_full PROSUB
title_fullStr PROSUB
title_full_unstemmed PROSUB
title_sort PROSUB
author Geraldo, Michelly Sandy
author_facet Geraldo, Michelly Sandy
Cossul, Naiane Inez
author_role author
author2 Cossul, Naiane Inez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldo, Michelly Sandy
Cossul, Naiane Inez
dc.subject.por.fl_str_mv PROSUB
Brasil
Segurança no Atlântico Sul
Tecnologia
Cerceamento Tecnológico
topic PROSUB
Brasil
Segurança no Atlântico Sul
Tecnologia
Cerceamento Tecnológico
description O artigo objetiva demonstrar como o PROSUB (Programade Desenvolvimento de Submarinos) caracteriza-se comoum fator estratégico para o Brasil e para a Segurançado Atlântico Sul. Partindo da ideia de que há restriçõesformais e informais para a aquisição de armamentos nocenário internacional, o desenvolvimento de submarinosem âmbito nacional com transferência de tecnologia éponto elementar para a soberania tecnológica e tambémpara o incremento de tecnologias sensíveis, como é o casodo submarino de propulsão nuclear. Nesse sentido, o artigoestá dividido em três seções. Inicialmente delineiam-se movimento no sistema internacional. Em um segundomomento, traça-se um panorama histórico sobre aevolução do projeto do submarino nuclear brasileiro. E,por fim, aponta-se a retomada do PROSUB, coordenadopela Marinha brasileira, como elemento estratégicoe de caráter dual para a defesa nacional, bem como aimportância estratégica do Atlântico Sul. Assim, serápossível compreender o papel desse projeto para ainserção internacional do Brasil, para a construção deuma agenda de defesa pautada na dissuasão e para adiminuição do cerceamento tecnológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4532
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4532/4382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 22 n. 1 (2016): Revista da Escola de Guerra Naval; 197-216
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678851121152