Submarinos para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronaldo Oliveira de Souza, Deywisson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aurélio Guedes de Oliveira, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4170
Resumo: Quais são os fatores indutores do Programa deDesenvolvimento de Submarinos? Este artigo explica queo alto investimento na produção de novos submarinosconvencionais e do primeiro submarino de propulsãonuclear do Brasil está condicionado a objetivos em trêsesferas de interesse: (1) para a defesa da Amazônia Azul,seus recursos naturais e energéticos (sobretudo as reservasde petróleo do pré-sal), e proteção das rotas de comércioexterior; (2) interesses em nível regional, em que o Brasilbusca fortalecer o processo de integração como formade promover a estabilidade regional e consolidar sualiderança na América do Sul; e (3) para fomentar objetivosde nível global, em que o País busca ampliar sua inserçãointernacional, participar de processos decisórios de maiorrelevância e adquirir assento permanente no Conselho deSegurança das Nações Unidas (CSNU). A metodologiafoi qualitativa, norteada pelas particularidades do caso eoperacionalizada pela técnica bibliográfico-documental.Constatou-se que os atributos táticos, diplomáticos eofensivos dos submarinos são adequados aos interessesbrasileiros, pois instrumentalizam sua política externa ede defesa.
id EGN_b3dbadc0a2226bcfe06a7401598b5f20
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4170
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Submarinos para quê? SubmarinoProSubPoder NavalDefesa NacionalBrasilQuais são os fatores indutores do Programa deDesenvolvimento de Submarinos? Este artigo explica queo alto investimento na produção de novos submarinosconvencionais e do primeiro submarino de propulsãonuclear do Brasil está condicionado a objetivos em trêsesferas de interesse: (1) para a defesa da Amazônia Azul,seus recursos naturais e energéticos (sobretudo as reservasde petróleo do pré-sal), e proteção das rotas de comércioexterior; (2) interesses em nível regional, em que o Brasilbusca fortalecer o processo de integração como formade promover a estabilidade regional e consolidar sualiderança na América do Sul; e (3) para fomentar objetivosde nível global, em que o País busca ampliar sua inserçãointernacional, participar de processos decisórios de maiorrelevância e adquirir assento permanente no Conselho deSegurança das Nações Unidas (CSNU). A metodologiafoi qualitativa, norteada pelas particularidades do caso eoperacionalizada pela técnica bibliográfico-documental.Constatou-se que os atributos táticos, diplomáticos eofensivos dos submarinos são adequados aos interessesbrasileiros, pois instrumentalizam sua política externa ede defesa.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4170Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 349-3862359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4170/4057Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessRonaldo Oliveira de Souza, Deywisson Aurélio Guedes de Oliveira, Marcos2023-07-04T17:33:11Zoai:ojs3.localhost:article/4170Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-07-04T17:33:11Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Submarinos para quê?
title Submarinos para quê?
spellingShingle Submarinos para quê?
Ronaldo Oliveira de Souza, Deywisson
Submarino
ProSub
Poder Naval
Defesa Nacional
Brasil
title_short Submarinos para quê?
title_full Submarinos para quê?
title_fullStr Submarinos para quê?
title_full_unstemmed Submarinos para quê?
title_sort Submarinos para quê?
author Ronaldo Oliveira de Souza, Deywisson
author_facet Ronaldo Oliveira de Souza, Deywisson
Aurélio Guedes de Oliveira, Marcos
author_role author
author2 Aurélio Guedes de Oliveira, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ronaldo Oliveira de Souza, Deywisson
Aurélio Guedes de Oliveira, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Submarino
ProSub
Poder Naval
Defesa Nacional
Brasil
topic Submarino
ProSub
Poder Naval
Defesa Nacional
Brasil
description Quais são os fatores indutores do Programa deDesenvolvimento de Submarinos? Este artigo explica queo alto investimento na produção de novos submarinosconvencionais e do primeiro submarino de propulsãonuclear do Brasil está condicionado a objetivos em trêsesferas de interesse: (1) para a defesa da Amazônia Azul,seus recursos naturais e energéticos (sobretudo as reservasde petróleo do pré-sal), e proteção das rotas de comércioexterior; (2) interesses em nível regional, em que o Brasilbusca fortalecer o processo de integração como formade promover a estabilidade regional e consolidar sualiderança na América do Sul; e (3) para fomentar objetivosde nível global, em que o País busca ampliar sua inserçãointernacional, participar de processos decisórios de maiorrelevância e adquirir assento permanente no Conselho deSegurança das Nações Unidas (CSNU). A metodologiafoi qualitativa, norteada pelas particularidades do caso eoperacionalizada pela técnica bibliográfico-documental.Constatou-se que os atributos táticos, diplomáticos eofensivos dos submarinos são adequados aos interessesbrasileiros, pois instrumentalizam sua política externa ede defesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4170
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4170/4057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 349-386
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678314250240