A Guerra das Malvinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angel Marchese, Miguel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5546
Resumo: A guerra das Malvinas foi um conflito, em águas do Atlântico Sul, que envolveu um país em viasde desenvolvimento enfrentou uma potência colonialista histórica, e que, durante séculos dominouos mares. Vários foram os eventos que fizeram despertar tanto no âmbito militar, quanto noacadêmico. Inovações tecnológicas introduzidas na mesma, a bravura e a determinação de algunsguerreiros solitários, o aproveitamento político do conflito foram alguns desses fatores. Semdúvidas muito foi escrito e analisado. Mas, independentemente de tudo, ainda merecem estudos aforma que foi realizada a condução política, estratégica, operacional e tática por parte de ambos osopositores. Do lado argentino exerceu-se uma condução político militar bastante particular, visto oEstado, à época, encontrar-se governado por militares. Mas, além disso, a Argentina entravanovamente em guerra, passado mais de cem anos, desde seu último conflito contra o Paraguai(1865-1870). Porém, muito havia evoluído na condução da guerra, fruto das experiências colhidasnas duas grandes guerras mundiais. Entretanto, a Argentina carecia de experiência e doutrina deemprego em operações conjuntas. Este trabalho procura analisar, à luz dos conhecimentos atuaisda doutrina de estratégia operacional, como foi realizado o planejamento e a condução das ForçasConjuntas para a operação de conquista e defesa das ilhas, e se o emprego da Esquadra, a Flota delMar, seguiu a esta doutrina, para a consecução dos objetivos nacionais traçados para este conflito.
id EGN_ffa268e5470dd8076512b1fc28a59810
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/5546
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling A Guerra das MalvinasGuerra das MalvinasEstratégia operacionalArte operacionalEmprego da esquadraTeatro de operaçõesEsquadra em potênciaA guerra das Malvinas foi um conflito, em águas do Atlântico Sul, que envolveu um país em viasde desenvolvimento enfrentou uma potência colonialista histórica, e que, durante séculos dominouos mares. Vários foram os eventos que fizeram despertar tanto no âmbito militar, quanto noacadêmico. Inovações tecnológicas introduzidas na mesma, a bravura e a determinação de algunsguerreiros solitários, o aproveitamento político do conflito foram alguns desses fatores. Semdúvidas muito foi escrito e analisado. Mas, independentemente de tudo, ainda merecem estudos aforma que foi realizada a condução política, estratégica, operacional e tática por parte de ambos osopositores. Do lado argentino exerceu-se uma condução político militar bastante particular, visto oEstado, à época, encontrar-se governado por militares. Mas, além disso, a Argentina entravanovamente em guerra, passado mais de cem anos, desde seu último conflito contra o Paraguai(1865-1870). Porém, muito havia evoluído na condução da guerra, fruto das experiências colhidasnas duas grandes guerras mundiais. Entretanto, a Argentina carecia de experiência e doutrina deemprego em operações conjuntas. Este trabalho procura analisar, à luz dos conhecimentos atuaisda doutrina de estratégia operacional, como foi realizado o planejamento e a condução das ForçasConjuntas para a operação de conquista e defesa das ilhas, e se o emprego da Esquadra, a Flota delMar, seguiu a esta doutrina, para a consecução dos objetivos nacionais traçados para este conflito.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2024-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5546Revista da EGN; v. 18 n. 1 (2012): Revista da Escola de Guerra Naval; 79-1122359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5546/5327Copyright (c) 2024 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngel Marchese, Miguel2024-04-16T20:06:57Zoai:ojs3.localhost:article/5546Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2024-04-16T20:06:57Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv A Guerra das Malvinas
title A Guerra das Malvinas
spellingShingle A Guerra das Malvinas
Angel Marchese, Miguel
Guerra das Malvinas
Estratégia operacional
Arte operacional
Emprego da esquadra
Teatro de operações
Esquadra em potência
title_short A Guerra das Malvinas
title_full A Guerra das Malvinas
title_fullStr A Guerra das Malvinas
title_full_unstemmed A Guerra das Malvinas
title_sort A Guerra das Malvinas
author Angel Marchese, Miguel
author_facet Angel Marchese, Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angel Marchese, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra das Malvinas
Estratégia operacional
Arte operacional
Emprego da esquadra
Teatro de operações
Esquadra em potência
topic Guerra das Malvinas
Estratégia operacional
Arte operacional
Emprego da esquadra
Teatro de operações
Esquadra em potência
description A guerra das Malvinas foi um conflito, em águas do Atlântico Sul, que envolveu um país em viasde desenvolvimento enfrentou uma potência colonialista histórica, e que, durante séculos dominouos mares. Vários foram os eventos que fizeram despertar tanto no âmbito militar, quanto noacadêmico. Inovações tecnológicas introduzidas na mesma, a bravura e a determinação de algunsguerreiros solitários, o aproveitamento político do conflito foram alguns desses fatores. Semdúvidas muito foi escrito e analisado. Mas, independentemente de tudo, ainda merecem estudos aforma que foi realizada a condução política, estratégica, operacional e tática por parte de ambos osopositores. Do lado argentino exerceu-se uma condução político militar bastante particular, visto oEstado, à época, encontrar-se governado por militares. Mas, além disso, a Argentina entravanovamente em guerra, passado mais de cem anos, desde seu último conflito contra o Paraguai(1865-1870). Porém, muito havia evoluído na condução da guerra, fruto das experiências colhidasnas duas grandes guerras mundiais. Entretanto, a Argentina carecia de experiência e doutrina deemprego em operações conjuntas. Este trabalho procura analisar, à luz dos conhecimentos atuaisda doutrina de estratégia operacional, como foi realizado o planejamento e a condução das ForçasConjuntas para a operação de conquista e defesa das ilhas, e se o emprego da Esquadra, a Flota delMar, seguiu a esta doutrina, para a consecução dos objetivos nacionais traçados para este conflito.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5546
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/5546/5327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 18 n. 1 (2012): Revista da Escola de Guerra Naval; 79-112
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679731924992