Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara,Antônio Carlos L.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges,José Renato J., Godoy,Roberta F. de, Moscardini,Augusto R.C., Mustafa,Vanessa da Silva, Castro,Márcio B. de, Ximenes,Fábio H.B., Paludo,Giane R., Perecmanis,Simone, Drummond,Vinícius O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009001100011
Resumo: A síndrome do abscesso pituitário é uma doença neurológica responsável por casos esporádicos e surtos, principalmente em bezerros, ocasionando alto índice de mortalidade. Descreve-se a ocorrência e os achados clínicos, laboratoriais e anátomo-patológicos em três bezerros com síndrome do abscesso pituitário no Centro-Oeste do Brasil. Os animais tinham 8-11 meses de idade e os sinais clínicos mais marcantes relacionaram-se aos sinais nervosos de origem cerebral e do tronco encefálico com evolução clínica de 7-20 dias. A hematologia revelou leucocitose por neutrofilia e hiperfibrinogenemia. A análise do líquido céfalo-raquidiano apresentou pleocitose neutrofílica. Arcanobacterium pyogenes foi isolado do líquido céfalo-raquidiano. Um dos bezerros apresentou recuperação após antibioticoterapia. A mortalidade foi de 66,6% (2/3). Os achados de necropsia consistiram em um único abscesso de localização parapituitária ou situado no parênquima da glândula; um dos bezerros apresentou rinite necrosante e outro, broncopneumonia abscedativa. O exame histológico do sistema nervoso central revelou ausência quase completa do tecido hipofisário normal, devido à necrose extensa e infiltrado inflamatório neutrofílico difuso concomitante. Reitera-se a importância da realização de práticas de manejo adequadas a fim de reduzir a incidência de inúmeras enfermidades, principalmente em bezerros, dentre elas a síndrome do abscesso pituitário.
id EMBRAPA-2_4072321ee9b9875c65b64a705702ab00
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2009001100011
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-OesteAbscessobezerrosdoenças bacterianashipófisesistema nervoso centralA síndrome do abscesso pituitário é uma doença neurológica responsável por casos esporádicos e surtos, principalmente em bezerros, ocasionando alto índice de mortalidade. Descreve-se a ocorrência e os achados clínicos, laboratoriais e anátomo-patológicos em três bezerros com síndrome do abscesso pituitário no Centro-Oeste do Brasil. Os animais tinham 8-11 meses de idade e os sinais clínicos mais marcantes relacionaram-se aos sinais nervosos de origem cerebral e do tronco encefálico com evolução clínica de 7-20 dias. A hematologia revelou leucocitose por neutrofilia e hiperfibrinogenemia. A análise do líquido céfalo-raquidiano apresentou pleocitose neutrofílica. Arcanobacterium pyogenes foi isolado do líquido céfalo-raquidiano. Um dos bezerros apresentou recuperação após antibioticoterapia. A mortalidade foi de 66,6% (2/3). Os achados de necropsia consistiram em um único abscesso de localização parapituitária ou situado no parênquima da glândula; um dos bezerros apresentou rinite necrosante e outro, broncopneumonia abscedativa. O exame histológico do sistema nervoso central revelou ausência quase completa do tecido hipofisário normal, devido à necrose extensa e infiltrado inflamatório neutrofílico difuso concomitante. Reitera-se a importância da realização de práticas de manejo adequadas a fim de reduzir a incidência de inúmeras enfermidades, principalmente em bezerros, dentre elas a síndrome do abscesso pituitário.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2009-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009001100011Pesquisa Veterinária Brasileira v.29 n.11 2009reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2009001100011info:eu-repo/semantics/openAccessCâmara,Antônio Carlos L.Borges,José Renato J.Godoy,Roberta F. deMoscardini,Augusto R.C.Mustafa,Vanessa da SilvaCastro,Márcio B. deXimenes,Fábio H.B.Paludo,Giane R.Perecmanis,SimoneDrummond,Vinícius O.por2010-02-02T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2009001100011Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2010-02-02T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
title Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
spellingShingle Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
Câmara,Antônio Carlos L.
Abscesso
bezerros
doenças bacterianas
hipófise
sistema nervoso central
title_short Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
title_full Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
title_fullStr Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
title_full_unstemmed Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
title_sort Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste
author Câmara,Antônio Carlos L.
author_facet Câmara,Antônio Carlos L.
Borges,José Renato J.
Godoy,Roberta F. de
Moscardini,Augusto R.C.
Mustafa,Vanessa da Silva
Castro,Márcio B. de
Ximenes,Fábio H.B.
Paludo,Giane R.
Perecmanis,Simone
Drummond,Vinícius O.
author_role author
author2 Borges,José Renato J.
Godoy,Roberta F. de
Moscardini,Augusto R.C.
Mustafa,Vanessa da Silva
Castro,Márcio B. de
Ximenes,Fábio H.B.
Paludo,Giane R.
Perecmanis,Simone
Drummond,Vinícius O.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara,Antônio Carlos L.
Borges,José Renato J.
Godoy,Roberta F. de
Moscardini,Augusto R.C.
Mustafa,Vanessa da Silva
Castro,Márcio B. de
Ximenes,Fábio H.B.
Paludo,Giane R.
Perecmanis,Simone
Drummond,Vinícius O.
dc.subject.por.fl_str_mv Abscesso
bezerros
doenças bacterianas
hipófise
sistema nervoso central
topic Abscesso
bezerros
doenças bacterianas
hipófise
sistema nervoso central
description A síndrome do abscesso pituitário é uma doença neurológica responsável por casos esporádicos e surtos, principalmente em bezerros, ocasionando alto índice de mortalidade. Descreve-se a ocorrência e os achados clínicos, laboratoriais e anátomo-patológicos em três bezerros com síndrome do abscesso pituitário no Centro-Oeste do Brasil. Os animais tinham 8-11 meses de idade e os sinais clínicos mais marcantes relacionaram-se aos sinais nervosos de origem cerebral e do tronco encefálico com evolução clínica de 7-20 dias. A hematologia revelou leucocitose por neutrofilia e hiperfibrinogenemia. A análise do líquido céfalo-raquidiano apresentou pleocitose neutrofílica. Arcanobacterium pyogenes foi isolado do líquido céfalo-raquidiano. Um dos bezerros apresentou recuperação após antibioticoterapia. A mortalidade foi de 66,6% (2/3). Os achados de necropsia consistiram em um único abscesso de localização parapituitária ou situado no parênquima da glândula; um dos bezerros apresentou rinite necrosante e outro, broncopneumonia abscedativa. O exame histológico do sistema nervoso central revelou ausência quase completa do tecido hipofisário normal, devido à necrose extensa e infiltrado inflamatório neutrofílico difuso concomitante. Reitera-se a importância da realização de práticas de manejo adequadas a fim de reduzir a incidência de inúmeras enfermidades, principalmente em bezerros, dentre elas a síndrome do abscesso pituitário.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009001100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2009001100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2009001100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.29 n.11 2009
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122229943107584