Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Hurzana de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moraes,Julieta R.E., Niza,Ines Garcia, Moraes,Flávio Ruas de, Ozório,Rodrigo O.A., Shimada,Marina Tie, Engracia Filho,Jair R., Claudiano,Gustavo S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013000600006
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram os de avaliar o percentual de sobrevivência, a microbiota instestinal, a integridade da mucosa, e a qualidade da carcaça de juvenis de Tilápias-do-Nilo, Oreochromis niloticus, após 80 dias de alimentação com dieta contendo aditivo probiótico (Bacillus cereus 4,0x10(8) UFCg-1 e Bacillus subtilis 4,0x10(8) UFCg-1), na proporção de 4g/kg de ração peletizada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dois tratamentos, sendo um grupo controle e outro alimentado com dieta adicionada de probiótico. Foram realizados os cálculos do percentual de sobrevivência relativa, análise da microbiota intestinal por cultura microbiológica, análise histomorfométrica da mucosa intestinal e análise químico-bromatológica da carcaça dos peixes. Os resultados demonstraram que as tilápias do grupo tratado apresentaram percentual de sobrevivência relativa maior (P<0,05) que o do grupo controle e colonização intestinal por B. cereus e B. subtilis com maior (P<0,05) número de unidades formadoras de colônia em relação ao grupo controle. A análise histomorfométrica demonstrou que o grupo alimentado com aditivo probiótico apresentou vilosidades mais altas e mais largas, além de maior número de células caliciformes que o observado no grupo controle (P<0,05). Em relação à qualidade de carcaça os resultados demonstraram que houve interferência positiva (P<0,05) do probiótico no grupo tratado em relação ao controle quanto aos teores de proteína e extrato etéreo. Estes resultados permitem inferir que a suplementação com probiótico, como testado neste estudo, induziu a colonização intestinal por bactérias benéficas e promoveu maior percentual de sobrevivência relativa, diminuiu a descamação da mucosa, e favoreceu o aumento do número de células caliciformes.
id EMBRAPA-2_5a55d69214f6bafab36606396cae9276
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2013000600006
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-NiloTilápias-do-NiloOerochromis niloticusprobióticosBacillus cereusBacillus subtilismorfometria intestinalOs objetivos deste trabalho foram os de avaliar o percentual de sobrevivência, a microbiota instestinal, a integridade da mucosa, e a qualidade da carcaça de juvenis de Tilápias-do-Nilo, Oreochromis niloticus, após 80 dias de alimentação com dieta contendo aditivo probiótico (Bacillus cereus 4,0x10(8) UFCg-1 e Bacillus subtilis 4,0x10(8) UFCg-1), na proporção de 4g/kg de ração peletizada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dois tratamentos, sendo um grupo controle e outro alimentado com dieta adicionada de probiótico. Foram realizados os cálculos do percentual de sobrevivência relativa, análise da microbiota intestinal por cultura microbiológica, análise histomorfométrica da mucosa intestinal e análise químico-bromatológica da carcaça dos peixes. Os resultados demonstraram que as tilápias do grupo tratado apresentaram percentual de sobrevivência relativa maior (P<0,05) que o do grupo controle e colonização intestinal por B. cereus e B. subtilis com maior (P<0,05) número de unidades formadoras de colônia em relação ao grupo controle. A análise histomorfométrica demonstrou que o grupo alimentado com aditivo probiótico apresentou vilosidades mais altas e mais largas, além de maior número de células caliciformes que o observado no grupo controle (P<0,05). Em relação à qualidade de carcaça os resultados demonstraram que houve interferência positiva (P<0,05) do probiótico no grupo tratado em relação ao controle quanto aos teores de proteína e extrato etéreo. Estes resultados permitem inferir que a suplementação com probiótico, como testado neste estudo, induziu a colonização intestinal por bactérias benéficas e promoveu maior percentual de sobrevivência relativa, diminuiu a descamação da mucosa, e favoreceu o aumento do número de células caliciformes.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013000600006Pesquisa Veterinária Brasileira v.33 n.6 2013reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2013000600006info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Hurzana deMoraes,Julieta R.E.Niza,Ines GarciaMoraes,Flávio Ruas deOzório,Rodrigo O.A.Shimada,Marina TieEngracia Filho,Jair R.Claudiano,Gustavo S.por2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2013000600006Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2013-07-26T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
title Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
spellingShingle Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
Mello,Hurzana de
Tilápias-do-Nilo
Oerochromis niloticus
probióticos
Bacillus cereus
Bacillus subtilis
morfometria intestinal
title_short Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
title_full Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
title_fullStr Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
title_full_unstemmed Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
title_sort Efeitos benéficos de probióticos no intestino de juvenis de Tilápia-do-Nilo
author Mello,Hurzana de
author_facet Mello,Hurzana de
Moraes,Julieta R.E.
Niza,Ines Garcia
Moraes,Flávio Ruas de
Ozório,Rodrigo O.A.
Shimada,Marina Tie
Engracia Filho,Jair R.
Claudiano,Gustavo S.
author_role author
author2 Moraes,Julieta R.E.
Niza,Ines Garcia
Moraes,Flávio Ruas de
Ozório,Rodrigo O.A.
Shimada,Marina Tie
Engracia Filho,Jair R.
Claudiano,Gustavo S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Hurzana de
Moraes,Julieta R.E.
Niza,Ines Garcia
Moraes,Flávio Ruas de
Ozório,Rodrigo O.A.
Shimada,Marina Tie
Engracia Filho,Jair R.
Claudiano,Gustavo S.
dc.subject.por.fl_str_mv Tilápias-do-Nilo
Oerochromis niloticus
probióticos
Bacillus cereus
Bacillus subtilis
morfometria intestinal
topic Tilápias-do-Nilo
Oerochromis niloticus
probióticos
Bacillus cereus
Bacillus subtilis
morfometria intestinal
description Os objetivos deste trabalho foram os de avaliar o percentual de sobrevivência, a microbiota instestinal, a integridade da mucosa, e a qualidade da carcaça de juvenis de Tilápias-do-Nilo, Oreochromis niloticus, após 80 dias de alimentação com dieta contendo aditivo probiótico (Bacillus cereus 4,0x10(8) UFCg-1 e Bacillus subtilis 4,0x10(8) UFCg-1), na proporção de 4g/kg de ração peletizada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dois tratamentos, sendo um grupo controle e outro alimentado com dieta adicionada de probiótico. Foram realizados os cálculos do percentual de sobrevivência relativa, análise da microbiota intestinal por cultura microbiológica, análise histomorfométrica da mucosa intestinal e análise químico-bromatológica da carcaça dos peixes. Os resultados demonstraram que as tilápias do grupo tratado apresentaram percentual de sobrevivência relativa maior (P<0,05) que o do grupo controle e colonização intestinal por B. cereus e B. subtilis com maior (P<0,05) número de unidades formadoras de colônia em relação ao grupo controle. A análise histomorfométrica demonstrou que o grupo alimentado com aditivo probiótico apresentou vilosidades mais altas e mais largas, além de maior número de células caliciformes que o observado no grupo controle (P<0,05). Em relação à qualidade de carcaça os resultados demonstraram que houve interferência positiva (P<0,05) do probiótico no grupo tratado em relação ao controle quanto aos teores de proteína e extrato etéreo. Estes resultados permitem inferir que a suplementação com probiótico, como testado neste estudo, induziu a colonização intestinal por bactérias benéficas e promoveu maior percentual de sobrevivência relativa, diminuiu a descamação da mucosa, e favoreceu o aumento do número de células caliciformes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013000600006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2013000600006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2013000600006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.33 n.6 2013
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122233250316288