Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Gustavo R.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro,Rita C.L., Romão,Fernanda T.N.M.A., Flaiban,Karina K.M.C., Bracarense,Ana Paula F.R.L., Lisbôa,Júlio A.N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001200009
Resumo: Plantas do gênero Senna causam miopatia degenerativa em bovinos e o maior número de relatos envolve Senna occidentalis. O objetivo desse trabalho é relatar, pela segunda vez no Brasil, um surto de intoxicação natural por Senna obtusifolia. É descrito um surto de intoxicação por Senna obtusifolia, na região noroeste do estado do Paraná, que aconteceu em um lote de 200 vacas, com idade entre 45 e 152 meses, introduzidas em um confinamento para melhorar a condição corporal antes do parto. A área do confinamento estava invadida pela planta e as vacas permaneceram no local durante oito dias. Entre quatro e nove dias após a entrada no confinamento 20 vacas adoeceram e somente uma se recuperou. Os sinais consistiram em mioglobinúria, incoordenação e decúbito esternal permanente. As vacas doentes apresentaram aumento das atividades das enzimas creatina quinase, aspartato aminotransferase, gamaglutamiltransferase e fosfatase alcalina. Lesões na musculatura esquelética dos membros posteriores caracterizadas por áreas pálidas representaram as principais alterações observadas à necropsia de quatro bovinos. Necrose segmentar multifocal da musculatura esquelética e necrose paracentral multifocal no fígado foram as alterações histopatológicas mais relevantes. As evidências epidemiológicas, clínicas e patológicas indicam o diagnóstico de intoxicação por Senna obtusifolia. A planta demonstrou ter efeito miotóxico e hepatotóxico nos animais intoxicados e a doença foi quase sempre fatal.
id EMBRAPA-2_70fc2e966c66deef626e2980f8ca4cc5
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2012001200009
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do ParanáPlantas tóxicasSenna obtusifolianecrose muscularbioquímica séricamiopatiaintoxicação por plantasdoenças de bovinosPlantas do gênero Senna causam miopatia degenerativa em bovinos e o maior número de relatos envolve Senna occidentalis. O objetivo desse trabalho é relatar, pela segunda vez no Brasil, um surto de intoxicação natural por Senna obtusifolia. É descrito um surto de intoxicação por Senna obtusifolia, na região noroeste do estado do Paraná, que aconteceu em um lote de 200 vacas, com idade entre 45 e 152 meses, introduzidas em um confinamento para melhorar a condição corporal antes do parto. A área do confinamento estava invadida pela planta e as vacas permaneceram no local durante oito dias. Entre quatro e nove dias após a entrada no confinamento 20 vacas adoeceram e somente uma se recuperou. Os sinais consistiram em mioglobinúria, incoordenação e decúbito esternal permanente. As vacas doentes apresentaram aumento das atividades das enzimas creatina quinase, aspartato aminotransferase, gamaglutamiltransferase e fosfatase alcalina. Lesões na musculatura esquelética dos membros posteriores caracterizadas por áreas pálidas representaram as principais alterações observadas à necropsia de quatro bovinos. Necrose segmentar multifocal da musculatura esquelética e necrose paracentral multifocal no fígado foram as alterações histopatológicas mais relevantes. As evidências epidemiológicas, clínicas e patológicas indicam o diagnóstico de intoxicação por Senna obtusifolia. A planta demonstrou ter efeito miotóxico e hepatotóxico nos animais intoxicados e a doença foi quase sempre fatal.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001200009Pesquisa Veterinária Brasileira v.32 n.12 2012reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2012001200009info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Gustavo R.Ribeiro,Rita C.L.Romão,Fernanda T.N.M.A.Flaiban,Karina K.M.C.Bracarense,Ana Paula F.R.L.Lisbôa,Júlio A.N.por2013-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2012001200009Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2013-01-28T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
title Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
spellingShingle Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
Queiroz,Gustavo R.
Plantas tóxicas
Senna obtusifolia
necrose muscular
bioquímica sérica
miopatia
intoxicação por plantas
doenças de bovinos
title_short Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
title_full Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
title_fullStr Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
title_full_unstemmed Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
title_sort Intoxicação espontânea de bovinos por Senna obtusifolia no Estado do Paraná
author Queiroz,Gustavo R.
author_facet Queiroz,Gustavo R.
Ribeiro,Rita C.L.
Romão,Fernanda T.N.M.A.
Flaiban,Karina K.M.C.
Bracarense,Ana Paula F.R.L.
Lisbôa,Júlio A.N.
author_role author
author2 Ribeiro,Rita C.L.
Romão,Fernanda T.N.M.A.
Flaiban,Karina K.M.C.
Bracarense,Ana Paula F.R.L.
Lisbôa,Júlio A.N.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Gustavo R.
Ribeiro,Rita C.L.
Romão,Fernanda T.N.M.A.
Flaiban,Karina K.M.C.
Bracarense,Ana Paula F.R.L.
Lisbôa,Júlio A.N.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas tóxicas
Senna obtusifolia
necrose muscular
bioquímica sérica
miopatia
intoxicação por plantas
doenças de bovinos
topic Plantas tóxicas
Senna obtusifolia
necrose muscular
bioquímica sérica
miopatia
intoxicação por plantas
doenças de bovinos
description Plantas do gênero Senna causam miopatia degenerativa em bovinos e o maior número de relatos envolve Senna occidentalis. O objetivo desse trabalho é relatar, pela segunda vez no Brasil, um surto de intoxicação natural por Senna obtusifolia. É descrito um surto de intoxicação por Senna obtusifolia, na região noroeste do estado do Paraná, que aconteceu em um lote de 200 vacas, com idade entre 45 e 152 meses, introduzidas em um confinamento para melhorar a condição corporal antes do parto. A área do confinamento estava invadida pela planta e as vacas permaneceram no local durante oito dias. Entre quatro e nove dias após a entrada no confinamento 20 vacas adoeceram e somente uma se recuperou. Os sinais consistiram em mioglobinúria, incoordenação e decúbito esternal permanente. As vacas doentes apresentaram aumento das atividades das enzimas creatina quinase, aspartato aminotransferase, gamaglutamiltransferase e fosfatase alcalina. Lesões na musculatura esquelética dos membros posteriores caracterizadas por áreas pálidas representaram as principais alterações observadas à necropsia de quatro bovinos. Necrose segmentar multifocal da musculatura esquelética e necrose paracentral multifocal no fígado foram as alterações histopatológicas mais relevantes. As evidências epidemiológicas, clínicas e patológicas indicam o diagnóstico de intoxicação por Senna obtusifolia. A planta demonstrou ter efeito miotóxico e hepatotóxico nos animais intoxicados e a doença foi quase sempre fatal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2012001200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2012001200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.32 n.12 2012
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122232696668160