Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Kátia T. de L.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima,Renata N. de, Assis,Ana P.P. de, Miranda,Maria V.F.G. de, Ferreira,Jamile M., Leite,Hélia M. de S., Lima Júnior,Dorgival M. de, Lima,Patrícia de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015001300027
Resumo: Resumo: O perfil metabólico é utilizado como monitoramento rotineiro para o diagnóstico de transtornos metabólicos, deficiências nutricionais e como preventivo de transtornos subclínicos, além da pesquisa de problemas de saúde e de desempenho de um rebanho. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes dietas líquidas contendo soro de queijo e colostro sobre os perfis dos metabólitos séricos de bezerros durante a fase de aleitamento. Foram utilizados 24 bezerros mestiços provenientes de rebanhos leiteiros da região, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e oito repetições: LI = Leite integral (controle); LS = 50% Leite integral + 50% de Soro de queijo in natura; SC = 70% de Soro de queijo in natura + 30% Colostro. Semanalmente foram coletadas amostras de sangue por punção jugular externa, no período da manhã, antes do fornecimento da dieta líquida e duas horas após a ingestão desta. As concentrações dos parâmetros séricos avaliados diferiram entre os tratamentos, porém sem comprometer o desempenho dos animais. Desse modo, a utilização de soro de queijo associado ao colostro apresenta-se como forma viável de redução de custos com aleitamento de bezerros, visto que possíveis déficits causados pelas diferenças nutricionais das dietas líquidas são supridos pelos alimentos sólidos, não afetando os perfis dos metabólitos séricos relacionados ao status protéico e energético.
id EMBRAPA-2_b41069b15382f2b3f37d07fca0e4a16b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2015001300027
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativasAleitamentoparâmetros séricosperfil metabólicostatus nutricionalsucedâneos.Resumo: O perfil metabólico é utilizado como monitoramento rotineiro para o diagnóstico de transtornos metabólicos, deficiências nutricionais e como preventivo de transtornos subclínicos, além da pesquisa de problemas de saúde e de desempenho de um rebanho. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes dietas líquidas contendo soro de queijo e colostro sobre os perfis dos metabólitos séricos de bezerros durante a fase de aleitamento. Foram utilizados 24 bezerros mestiços provenientes de rebanhos leiteiros da região, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e oito repetições: LI = Leite integral (controle); LS = 50% Leite integral + 50% de Soro de queijo in natura; SC = 70% de Soro de queijo in natura + 30% Colostro. Semanalmente foram coletadas amostras de sangue por punção jugular externa, no período da manhã, antes do fornecimento da dieta líquida e duas horas após a ingestão desta. As concentrações dos parâmetros séricos avaliados diferiram entre os tratamentos, porém sem comprometer o desempenho dos animais. Desse modo, a utilização de soro de queijo associado ao colostro apresenta-se como forma viável de redução de custos com aleitamento de bezerros, visto que possíveis déficits causados pelas diferenças nutricionais das dietas líquidas são supridos pelos alimentos sólidos, não afetando os perfis dos metabólitos séricos relacionados ao status protéico e energético.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015001300027Pesquisa Veterinária Brasileira v.35 suppl.1 2015reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2015001300006info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Kátia T. de L.Lima,Renata N. deAssis,Ana P.P. deMiranda,Maria V.F.G. deFerreira,Jamile M.Leite,Hélia M. de S.Lima Júnior,Dorgival M. deLima,Patrícia de O.por2016-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2015001300027Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2016-07-26T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
title Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
spellingShingle Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
Lopes,Kátia T. de L.
Aleitamento
parâmetros séricos
perfil metabólico
status nutricional
sucedâneos.
title_short Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
title_full Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
title_fullStr Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
title_full_unstemmed Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
title_sort Perfil bioquímico sérico de bezerros de origem leiteira aleitados com dietas líquidas alternativas
author Lopes,Kátia T. de L.
author_facet Lopes,Kátia T. de L.
Lima,Renata N. de
Assis,Ana P.P. de
Miranda,Maria V.F.G. de
Ferreira,Jamile M.
Leite,Hélia M. de S.
Lima Júnior,Dorgival M. de
Lima,Patrícia de O.
author_role author
author2 Lima,Renata N. de
Assis,Ana P.P. de
Miranda,Maria V.F.G. de
Ferreira,Jamile M.
Leite,Hélia M. de S.
Lima Júnior,Dorgival M. de
Lima,Patrícia de O.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Kátia T. de L.
Lima,Renata N. de
Assis,Ana P.P. de
Miranda,Maria V.F.G. de
Ferreira,Jamile M.
Leite,Hélia M. de S.
Lima Júnior,Dorgival M. de
Lima,Patrícia de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento
parâmetros séricos
perfil metabólico
status nutricional
sucedâneos.
topic Aleitamento
parâmetros séricos
perfil metabólico
status nutricional
sucedâneos.
description Resumo: O perfil metabólico é utilizado como monitoramento rotineiro para o diagnóstico de transtornos metabólicos, deficiências nutricionais e como preventivo de transtornos subclínicos, além da pesquisa de problemas de saúde e de desempenho de um rebanho. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes dietas líquidas contendo soro de queijo e colostro sobre os perfis dos metabólitos séricos de bezerros durante a fase de aleitamento. Foram utilizados 24 bezerros mestiços provenientes de rebanhos leiteiros da região, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e oito repetições: LI = Leite integral (controle); LS = 50% Leite integral + 50% de Soro de queijo in natura; SC = 70% de Soro de queijo in natura + 30% Colostro. Semanalmente foram coletadas amostras de sangue por punção jugular externa, no período da manhã, antes do fornecimento da dieta líquida e duas horas após a ingestão desta. As concentrações dos parâmetros séricos avaliados diferiram entre os tratamentos, porém sem comprometer o desempenho dos animais. Desse modo, a utilização de soro de queijo associado ao colostro apresenta-se como forma viável de redução de custos com aleitamento de bezerros, visto que possíveis déficits causados pelas diferenças nutricionais das dietas líquidas são supridos pelos alimentos sólidos, não afetando os perfis dos metabólitos séricos relacionados ao status protéico e energético.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015001300027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015001300027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2015001300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.35 suppl.1 2015
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122235604369408