Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ÁVILA, B. P.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALVES, G. D., CARDOZO, L. O., PEREIRA, A. M., GULARTE, M. A., OLIVEIRA, R. P. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130045
https://doi.org/10.4322/mp.978-65-991393-5-2.c6
Resumo: Objetivou-se nesse estudo identificar a percepção dos consumidores brasileiros frente ao consumo de laranjas do grupo umbigo de polpa vermelha (Citrus sinensis [L.] Osbeck), bem como gerar informações que auxiliem no seu maior consumo. Realizou-se primeiramente a caracterização físico-química da laranja de polpa vermelha cultivar Cara Cara e da laranja de polpa amarela cultivar Navelina, traçando um paralelo entre elas que indicasse os potenciais benefícios nutricionais. A caracterização físico-química compreendeu as análises de pH, acidez titulável, sólidos solúveis totais, ácido ascórbico e os compostos bioativos (conteúdo de carotenoides, flavonoides totais e fenóis totais). Ambas as amostras apresentaram características desejáveis de acidez e alto conteúdo de ácido ascórbico (superior a 55 mg.100g-1 de porção comestível). A cultivar Cara Cara indicou possuir maiores teores de compostos bioativos. A análise sensorial foi composta pelo teste de aceitação, com escala hedônica de sete pontos, apresentando médias superiores a 6 (gostei muito e gostei moderadamente) na maioria dos atributos das laranjas estudadas e o Teste de Perfil Descritivo, que revelou importantes descritores de diferenças entre as laranjas. Concluindo-se que, estas avaliações foram capazes de indicar importantes informações a serem usadas nas estratégias de marketing a fim de promover o maior consumo de laranjas de umbigo de polpa vermelha, como os valores superiores de compostos bioativos e atributos sensoriais positivos.
id EMBRAPA-9_037a492b621fbaa609f6cc45ea0dc27d
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1130045
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.Análise sensorialLaranjaAnálise de AlimentoUmbigoFruticulturaObjetivou-se nesse estudo identificar a percepção dos consumidores brasileiros frente ao consumo de laranjas do grupo umbigo de polpa vermelha (Citrus sinensis [L.] Osbeck), bem como gerar informações que auxiliem no seu maior consumo. Realizou-se primeiramente a caracterização físico-química da laranja de polpa vermelha cultivar Cara Cara e da laranja de polpa amarela cultivar Navelina, traçando um paralelo entre elas que indicasse os potenciais benefícios nutricionais. A caracterização físico-química compreendeu as análises de pH, acidez titulável, sólidos solúveis totais, ácido ascórbico e os compostos bioativos (conteúdo de carotenoides, flavonoides totais e fenóis totais). Ambas as amostras apresentaram características desejáveis de acidez e alto conteúdo de ácido ascórbico (superior a 55 mg.100g-1 de porção comestível). A cultivar Cara Cara indicou possuir maiores teores de compostos bioativos. A análise sensorial foi composta pelo teste de aceitação, com escala hedônica de sete pontos, apresentando médias superiores a 6 (gostei muito e gostei moderadamente) na maioria dos atributos das laranjas estudadas e o Teste de Perfil Descritivo, que revelou importantes descritores de diferenças entre as laranjas. Concluindo-se que, estas avaliações foram capazes de indicar importantes informações a serem usadas nas estratégias de marketing a fim de promover o maior consumo de laranjas de umbigo de polpa vermelha, como os valores superiores de compostos bioativos e atributos sensoriais positivos.BIANCA PIO ÁVILA; GABRIELA DUTRA ALVES; LUIS OTÁVIO CARDOZO; ALINE MACHADO PEREIRA; MÁRCIA AROCHA GULARTE; ROBERTO PEDROSO DE OLIVEIRA, CPACT.ÁVILA, B. P.ALVES, G. D.CARDOZO, L. O.PEREIRA, A. M.GULARTE, M. A.OLIVEIRA, R. P. de2021-02-19T12:12:11Z2021-02-19T12:12:11Z2021-02-172021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: MENDONÇA, C. R. B.; BORGES, C. D. (Ed.). Tecnologia de frutas e hortaliças: desenvolvimento de produtos, análise e conservação. [s.l.]: Mérida Publishers, 2021. cap. 6.978-65-991393-5-2http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130045https://doi.org/10.4322/mp.978-65-991393-5-2.c6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-02-19T12:12:19Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1130045Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:18:21.630183Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
title Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
spellingShingle Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
ÁVILA, B. P.
Análise sensorial
Laranja
Análise de Alimento
Umbigo
Fruticultura
title_short Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
title_full Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
title_fullStr Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
title_full_unstemmed Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
title_sort Laranja de polpa vermelha: um estudo físico-químico e sensorial.
author ÁVILA, B. P.
author_facet ÁVILA, B. P.
ALVES, G. D.
CARDOZO, L. O.
PEREIRA, A. M.
GULARTE, M. A.
OLIVEIRA, R. P. de
author_role author
author2 ALVES, G. D.
CARDOZO, L. O.
PEREIRA, A. M.
GULARTE, M. A.
OLIVEIRA, R. P. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BIANCA PIO ÁVILA; GABRIELA DUTRA ALVES; LUIS OTÁVIO CARDOZO; ALINE MACHADO PEREIRA; MÁRCIA AROCHA GULARTE; ROBERTO PEDROSO DE OLIVEIRA, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv ÁVILA, B. P.
ALVES, G. D.
CARDOZO, L. O.
PEREIRA, A. M.
GULARTE, M. A.
OLIVEIRA, R. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise sensorial
Laranja
Análise de Alimento
Umbigo
Fruticultura
topic Análise sensorial
Laranja
Análise de Alimento
Umbigo
Fruticultura
description Objetivou-se nesse estudo identificar a percepção dos consumidores brasileiros frente ao consumo de laranjas do grupo umbigo de polpa vermelha (Citrus sinensis [L.] Osbeck), bem como gerar informações que auxiliem no seu maior consumo. Realizou-se primeiramente a caracterização físico-química da laranja de polpa vermelha cultivar Cara Cara e da laranja de polpa amarela cultivar Navelina, traçando um paralelo entre elas que indicasse os potenciais benefícios nutricionais. A caracterização físico-química compreendeu as análises de pH, acidez titulável, sólidos solúveis totais, ácido ascórbico e os compostos bioativos (conteúdo de carotenoides, flavonoides totais e fenóis totais). Ambas as amostras apresentaram características desejáveis de acidez e alto conteúdo de ácido ascórbico (superior a 55 mg.100g-1 de porção comestível). A cultivar Cara Cara indicou possuir maiores teores de compostos bioativos. A análise sensorial foi composta pelo teste de aceitação, com escala hedônica de sete pontos, apresentando médias superiores a 6 (gostei muito e gostei moderadamente) na maioria dos atributos das laranjas estudadas e o Teste de Perfil Descritivo, que revelou importantes descritores de diferenças entre as laranjas. Concluindo-se que, estas avaliações foram capazes de indicar importantes informações a serem usadas nas estratégias de marketing a fim de promover o maior consumo de laranjas de umbigo de polpa vermelha, como os valores superiores de compostos bioativos e atributos sensoriais positivos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19T12:12:11Z
2021-02-19T12:12:11Z
2021-02-17
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: MENDONÇA, C. R. B.; BORGES, C. D. (Ed.). Tecnologia de frutas e hortaliças: desenvolvimento de produtos, análise e conservação. [s.l.]: Mérida Publishers, 2021. cap. 6.
978-65-991393-5-2
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130045
https://doi.org/10.4322/mp.978-65-991393-5-2.c6
identifier_str_mv In: MENDONÇA, C. R. B.; BORGES, C. D. (Ed.). Tecnologia de frutas e hortaliças: desenvolvimento de produtos, análise e conservação. [s.l.]: Mérida Publishers, 2021. cap. 6.
978-65-991393-5-2
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130045
https://doi.org/10.4322/mp.978-65-991393-5-2.c6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510115541352448