Mercados de uvas de mesa e de vinho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, J. L. P.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RAMAHLO, P. J. P., CORREIA, R. C.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/572468
Resumo: o consumo de uvas de mesa no Brasil está concentrado na Região Sudeste, que absorve cerca de 46% da oferta brasileira, com São Paulo destacando-se como o principal mercado consumidor. No entanto, a região Nordeste, que corresponde ao mercado interno de proximidade do polo de produção do Submédio do Vale do São Francisco, responde por apenas 23,7% do consumo nacional. Este dado é um sinalizador de que os produtores de uva do Submédio do Vale do São Francisco deverão, obrigatoriamente, considerar como mercado interno alvo, as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Segundo estimativa de Mello (2008), o consumo per capita deste produto no Brasil subiu de 3,42 kglhab/ano em 2001 para 3,56 kglhab/ano em 2007. Esta tendência deve se manter nos próximos anos com o aumento da demanda por uva, inclusive, nas regiões Norte e Centro-Oeste, que, em pouco tempo, pode chegar próximo aos patamares de consumo do Nordeste.
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