Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, R. G.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: HOTT, M. C., MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de, OLIVEIRA, P. S. d', OLIVEIRA, J. S. e
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119153
Resumo: RESUMO Existem grandes desafios ao aumento da produção agrícola, além do aumento de áreas agricultáveis, transgenia e impactos socioambientais: aumentar a produção sustentável, com menor custo e maior precisão. Por meio de plataformas de aerolevantamento denominadas VANT (sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado) ou drone, é possível a execução de atividades de monitoramento, avaliação e apoio à tomada de decisão quanto ao aperfeiçoamento do manejo de lavouras e de rebanhos em propriedades rurais de qualquer escala de produção. Índices de vegetação são utilizados no mapeamento da condição vegetativa, principalmente, em larga escala com o uso de imagens de satélites. No entanto, a partir de sensores embarcados em plataformas VANT, outros índices podem ser aplicados em estudos envolvendo a identificação de estresses da vegetação em escalas espaciais mais precisas. Verificou-se que os índices VARI e GLI apresentaram desempenhos semelhantes nos estádios vegetativos iniciais da cultura do milho. Estes índices foram sensíveis na discriminação das classes em intervalos que indicam desde a exposição de solo e o baixo vigor (tons de vermelho, laranja e amarelo) até a condição de alto vigor da vegetação (tons de verde). Os resultados dos índices de vegetação, na faixa do espectro visível, comprovam a aplicabilidade do método na obtenção de dados e extração de informações relacionadas aos aspectos de desenvolvimento e crescimento das lavouras. De forma geral, os índices VARI e GLI surgem como potencial alternativa para o monitoramento da lavoura por meio de sensores RGB de baixo custo a bordo de plataformas VANT.
id EMBRAPA-9_11467e2794eab730331fd384bcc949b4
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1119153
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.GeotecnologiasVANTMilhoSensoriamento RemotoRESUMO Existem grandes desafios ao aumento da produção agrícola, além do aumento de áreas agricultáveis, transgenia e impactos socioambientais: aumentar a produção sustentável, com menor custo e maior precisão. Por meio de plataformas de aerolevantamento denominadas VANT (sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado) ou drone, é possível a execução de atividades de monitoramento, avaliação e apoio à tomada de decisão quanto ao aperfeiçoamento do manejo de lavouras e de rebanhos em propriedades rurais de qualquer escala de produção. Índices de vegetação são utilizados no mapeamento da condição vegetativa, principalmente, em larga escala com o uso de imagens de satélites. No entanto, a partir de sensores embarcados em plataformas VANT, outros índices podem ser aplicados em estudos envolvendo a identificação de estresses da vegetação em escalas espaciais mais precisas. Verificou-se que os índices VARI e GLI apresentaram desempenhos semelhantes nos estádios vegetativos iniciais da cultura do milho. Estes índices foram sensíveis na discriminação das classes em intervalos que indicam desde a exposição de solo e o baixo vigor (tons de vermelho, laranja e amarelo) até a condição de alto vigor da vegetação (tons de verde). Os resultados dos índices de vegetação, na faixa do espectro visível, comprovam a aplicabilidade do método na obtenção de dados e extração de informações relacionadas aos aspectos de desenvolvimento e crescimento das lavouras. De forma geral, os índices VARI e GLI surgem como potencial alternativa para o monitoramento da lavoura por meio de sensores RGB de baixo custo a bordo de plataformas VANT.RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; WALTER COELHO P DE MAGALHAES JUNIOR, CNPGL; PERSIO SANDIR D OLIVEIRA, CNPGL; JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL.ANDRADE, R. G.HOTT, M. C.MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. deOLIVEIRA, P. S. d'OLIVEIRA, J. S. e2020-01-21T19:46:36Z2020-01-21T19:46:36Z2020-01-2120192020-01-21T19:46:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 225-234.In: SILVA, H. C. da (Org.). Engenharia Sanitária e Ambiental. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-21T19:46:43Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1119153Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:16:23.116777Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
title Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
spellingShingle Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
ANDRADE, R. G.
Geotecnologias
VANT
Milho
Sensoriamento Remoto
title_short Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
title_full Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
title_fullStr Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
title_full_unstemmed Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
title_sort Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) no monitoramento dos estádios de desenvolvimento da cultura do milho.
author ANDRADE, R. G.
author_facet ANDRADE, R. G.
HOTT, M. C.
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
OLIVEIRA, P. S. d'
OLIVEIRA, J. S. e
author_role author
author2 HOTT, M. C.
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
OLIVEIRA, P. S. d'
OLIVEIRA, J. S. e
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; WALTER COELHO P DE MAGALHAES JUNIOR, CNPGL; PERSIO SANDIR D OLIVEIRA, CNPGL; JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, R. G.
HOTT, M. C.
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
OLIVEIRA, P. S. d'
OLIVEIRA, J. S. e
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologias
VANT
Milho
Sensoriamento Remoto
topic Geotecnologias
VANT
Milho
Sensoriamento Remoto
description RESUMO Existem grandes desafios ao aumento da produção agrícola, além do aumento de áreas agricultáveis, transgenia e impactos socioambientais: aumentar a produção sustentável, com menor custo e maior precisão. Por meio de plataformas de aerolevantamento denominadas VANT (sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado) ou drone, é possível a execução de atividades de monitoramento, avaliação e apoio à tomada de decisão quanto ao aperfeiçoamento do manejo de lavouras e de rebanhos em propriedades rurais de qualquer escala de produção. Índices de vegetação são utilizados no mapeamento da condição vegetativa, principalmente, em larga escala com o uso de imagens de satélites. No entanto, a partir de sensores embarcados em plataformas VANT, outros índices podem ser aplicados em estudos envolvendo a identificação de estresses da vegetação em escalas espaciais mais precisas. Verificou-se que os índices VARI e GLI apresentaram desempenhos semelhantes nos estádios vegetativos iniciais da cultura do milho. Estes índices foram sensíveis na discriminação das classes em intervalos que indicam desde a exposição de solo e o baixo vigor (tons de vermelho, laranja e amarelo) até a condição de alto vigor da vegetação (tons de verde). Os resultados dos índices de vegetação, na faixa do espectro visível, comprovam a aplicabilidade do método na obtenção de dados e extração de informações relacionadas aos aspectos de desenvolvimento e crescimento das lavouras. De forma geral, os índices VARI e GLI surgem como potencial alternativa para o monitoramento da lavoura por meio de sensores RGB de baixo custo a bordo de plataformas VANT.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-21T19:46:36Z
2020-01-21T19:46:36Z
2020-01-21
2020-01-21T19:46:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SILVA, H. C. da (Org.). Engenharia Sanitária e Ambiental. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119153
identifier_str_mv In: SILVA, H. C. da (Org.). Engenharia Sanitária e Ambiental. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 225-234.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510112882163712