Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALLE, E. R. do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PEREIRA, M. de A.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119233
Resumo: A bovinocultura de corte brasileira tem se destacado na economia nacional e assumiu, desde 2003, a posição de liderança no mercado mundial de carnes. O Brasil possui hoje o maior rebanho comercial do mundo e é o segundo maior produtor mundial de carne bovina. Diversos fatores foram determinantes para a conquista dessa liderança no comércio internacional da carne bovina. Em primeiro lugar, podem-se destacar as ações desenvolvidas em prol da erradicação da febre aftosa que resultaram na melhoria da percepção de qualidade do nosso produto pelos países importadores. Outra característica adicional de valorização foi à constatação da produção de alimento seguro, uma vez que a maior parte do nosso rebanho é alimentada a pasto. Outros fatores como solo, clima e recursos humanos passaram a constituir vantagens comparativas que, somadas à extensão territorial, têm permitido o País oferecer, aos mercados nacional e externo, carne bovina de alta qualidade, em volumes crescentes e a preços competitivos. Além desses fatores, as iniciativas de rastreamento da carne bovina destinada à exportação, specificamente para a União Europeia, têm contribuído de maneira significativa para o atendimento das expectativas dos consumidores internacionais, quanto à segurança dos alimentos. Contudo, o retorno de algumas doenças há muito controladas, como a febre aftosa, na Europa, Argentina e Brasil, e o surgimento de outras, especialmente, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), ou doença da ?vaca louca? reforçaram ao setor agropecuário brasileiro a importância da produção de alimentos seguros.
id EMBRAPA-9_119382ed4561a4e5e4eb29093d0402f1
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1119233
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.BovinoculturaGado de CorteLegislaçãoSegurança AlimentarA bovinocultura de corte brasileira tem se destacado na economia nacional e assumiu, desde 2003, a posição de liderança no mercado mundial de carnes. O Brasil possui hoje o maior rebanho comercial do mundo e é o segundo maior produtor mundial de carne bovina. Diversos fatores foram determinantes para a conquista dessa liderança no comércio internacional da carne bovina. Em primeiro lugar, podem-se destacar as ações desenvolvidas em prol da erradicação da febre aftosa que resultaram na melhoria da percepção de qualidade do nosso produto pelos países importadores. Outra característica adicional de valorização foi à constatação da produção de alimento seguro, uma vez que a maior parte do nosso rebanho é alimentada a pasto. Outros fatores como solo, clima e recursos humanos passaram a constituir vantagens comparativas que, somadas à extensão territorial, têm permitido o País oferecer, aos mercados nacional e externo, carne bovina de alta qualidade, em volumes crescentes e a preços competitivos. Além desses fatores, as iniciativas de rastreamento da carne bovina destinada à exportação, specificamente para a União Europeia, têm contribuído de maneira significativa para o atendimento das expectativas dos consumidores internacionais, quanto à segurança dos alimentos. Contudo, o retorno de algumas doenças há muito controladas, como a febre aftosa, na Europa, Argentina e Brasil, e o surgimento de outras, especialmente, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), ou doença da ?vaca louca? reforçaram ao setor agropecuário brasileiro a importância da produção de alimentos seguros.Ezequiel Rodrigues do Valle, CNPGC; MARIANA DE ARAGAO PEREIRA, CNPGC.VALLE, E. R. doPEREIRA, M. de A.2020-01-23T19:50:28Z2020-01-23T19:50:28Z2020-01-2320192020-01-23T19:50:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book52 p.Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2019.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119233por(Embrapa Gado de Corte. Documentos, 266).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-23T19:50:35Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1119233Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:16:24.225227Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
title Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
spellingShingle Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
VALLE, E. R. do
Bovinocultura
Gado de Corte
Legislação
Segurança Alimentar
title_short Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
title_full Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
title_fullStr Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
title_full_unstemmed Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
title_sort Histórico e avanços do Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte (BPA) entre 2003 e 2019.
author VALLE, E. R. do
author_facet VALLE, E. R. do
PEREIRA, M. de A.
author_role author
author2 PEREIRA, M. de A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ezequiel Rodrigues do Valle, CNPGC; MARIANA DE ARAGAO PEREIRA, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv VALLE, E. R. do
PEREIRA, M. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinocultura
Gado de Corte
Legislação
Segurança Alimentar
topic Bovinocultura
Gado de Corte
Legislação
Segurança Alimentar
description A bovinocultura de corte brasileira tem se destacado na economia nacional e assumiu, desde 2003, a posição de liderança no mercado mundial de carnes. O Brasil possui hoje o maior rebanho comercial do mundo e é o segundo maior produtor mundial de carne bovina. Diversos fatores foram determinantes para a conquista dessa liderança no comércio internacional da carne bovina. Em primeiro lugar, podem-se destacar as ações desenvolvidas em prol da erradicação da febre aftosa que resultaram na melhoria da percepção de qualidade do nosso produto pelos países importadores. Outra característica adicional de valorização foi à constatação da produção de alimento seguro, uma vez que a maior parte do nosso rebanho é alimentada a pasto. Outros fatores como solo, clima e recursos humanos passaram a constituir vantagens comparativas que, somadas à extensão territorial, têm permitido o País oferecer, aos mercados nacional e externo, carne bovina de alta qualidade, em volumes crescentes e a preços competitivos. Além desses fatores, as iniciativas de rastreamento da carne bovina destinada à exportação, specificamente para a União Europeia, têm contribuído de maneira significativa para o atendimento das expectativas dos consumidores internacionais, quanto à segurança dos alimentos. Contudo, o retorno de algumas doenças há muito controladas, como a febre aftosa, na Europa, Argentina e Brasil, e o surgimento de outras, especialmente, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), ou doença da ?vaca louca? reforçaram ao setor agropecuário brasileiro a importância da produção de alimentos seguros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-23T19:50:28Z
2020-01-23T19:50:28Z
2020-01-23
2020-01-23T19:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2019.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119233
identifier_str_mv Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2019.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 266).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510112893698048