Desenvolvimento experimental em motor do ciclo diesel utilizando óleo de soja como combustível.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) |
Texto Completo: | http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117024 |
Resumo: | O diesel de petróleo tem se tornado cada vez mais oneroso à atividade agropecuária, aumentando consideravelmente os custos de produção. Torna-se, então, importante a busca por substitutos que possam ser diretamente obtidos a partir de produtos agrícolas, como é o caso do óleo de soja. Nesse contexto, foi realizado o presente trabalho de pesquisa experimental, que buscou alimentar um motor de ciclo Diesel de injeção direta com óleo refinado de soja aquecido pela água de arrefecimento e pelos gases de exaustão do mesmo motor, possibilitando detalhada análise acerca de rendimento térmico, razão ar/combustível, ângulo de avanço da injeção de combustível, temperatura de escape e emissões de poluentes, entre outros aspectos. Concluiu-se que o motor a óleo de soja aquecido presentou menor rendimento térmico e maior emissão de gases poluentes que o motor a óleo diesel, apesar de alguns bons resultados quanto ao processo de combustão. |
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Desenvolvimento experimental em motor do ciclo diesel utilizando óleo de soja como combustível.Motor de ignição por compressãoBioenergiaÓleo VegetalAquecimentoAgronegócioO diesel de petróleo tem se tornado cada vez mais oneroso à atividade agropecuária, aumentando consideravelmente os custos de produção. Torna-se, então, importante a busca por substitutos que possam ser diretamente obtidos a partir de produtos agrícolas, como é o caso do óleo de soja. Nesse contexto, foi realizado o presente trabalho de pesquisa experimental, que buscou alimentar um motor de ciclo Diesel de injeção direta com óleo refinado de soja aquecido pela água de arrefecimento e pelos gases de exaustão do mesmo motor, possibilitando detalhada análise acerca de rendimento térmico, razão ar/combustível, ângulo de avanço da injeção de combustível, temperatura de escape e emissões de poluentes, entre outros aspectos. Concluiu-se que o motor a óleo de soja aquecido presentou menor rendimento térmico e maior emissão de gases poluentes que o motor a óleo diesel, apesar de alguns bons resultados quanto ao processo de combustão.Márcio Turra de Ávila, UFSCar; Paulo Seleghim Júnior, USP; LUIZ ALBERTO COLNAGO, CNPDIA; Antônio Moreira dos Santos, USP; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; Camila Ferro, USP; MARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO.ÁVILA, M. T. deSELEGHIM JÚNIOR, P.COLNAGO, L. A.SANTOS, A. M. dosBARIONI JUNIOR, W.FERRO, C.OLIVEIRA, M. C. N. de2023-09-02T14:39:43Z2023-09-02T14:39:43Z2019-12-172019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book83 p.São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2019.1981-2078http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117024por(Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 46).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-09-02T14:39:43Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1117024Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:23:51.756109Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
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