Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DRUMOND, M. A.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/926491
Resumo: O estudo de seleção de espécies de uso múltiplo em áreas de elevado déficit hídrico, conduzido pela Embrapa Semiárido, demonstrou o potencial da região para os sistemas agroflorestais. Estes têm sido realizados em diversos países, principalmente nos menos desenvolvidos, visando solucionar problemas ambientais e socioeconômicos. Os sistemas agroflorestais têm como principal característica a inclusão de espécies arbóreas em associação com culturas agrícolas e, ou, produção agropecuária, combinando, simultânea ou sequencialmente, culturas de ciclo anual, perenes ou semiperenes com plantas de floresta e com a criação de animais, aplicando práticas de manejo que são compatíveis com os padrões culturais da população local. Além disto, as associações de culturas perenes, anuais e espécies nativas nos sistemas agroflorestais apresentam diversos elementos de sustentabilidade ecológica. Entre eles, podem ser citados a redução da erosão do solo, o aumento do teor de matéria orgânica e umidade no solo, a redução da variação de temperatura do solo e a utilização mais eficiente dos distintos comprimentos de onda da energia luminosa. Apesar de os sistemas agroflorestais serem mais produtivos e sustentáveis em regiões de solos férteis, estas práticas tem igualmente um alto potencial para manter e melhorar a produtividade em áreas acometidas pelas adversidades climáticas, que apresentam problemas de baixa fertilidade ou escassez de umidade nos solos. Para atender à demanda dos sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro, destacam-se as espécies potenciais e de múltiplo uso.
id EMBRAPA-9_291de30e940a91f10e2be50018675540
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/926491
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.Espécie arbóreaSistema agroflorestalSemiáridoLeucenaFlorestaCaatingaAlgarobaDegradação AmbientalEucaliptoGliricidiaSabiáVegetaçãoForestryO estudo de seleção de espécies de uso múltiplo em áreas de elevado déficit hídrico, conduzido pela Embrapa Semiárido, demonstrou o potencial da região para os sistemas agroflorestais. Estes têm sido realizados em diversos países, principalmente nos menos desenvolvidos, visando solucionar problemas ambientais e socioeconômicos. Os sistemas agroflorestais têm como principal característica a inclusão de espécies arbóreas em associação com culturas agrícolas e, ou, produção agropecuária, combinando, simultânea ou sequencialmente, culturas de ciclo anual, perenes ou semiperenes com plantas de floresta e com a criação de animais, aplicando práticas de manejo que são compatíveis com os padrões culturais da população local. Além disto, as associações de culturas perenes, anuais e espécies nativas nos sistemas agroflorestais apresentam diversos elementos de sustentabilidade ecológica. Entre eles, podem ser citados a redução da erosão do solo, o aumento do teor de matéria orgânica e umidade no solo, a redução da variação de temperatura do solo e a utilização mais eficiente dos distintos comprimentos de onda da energia luminosa. Apesar de os sistemas agroflorestais serem mais produtivos e sustentáveis em regiões de solos férteis, estas práticas tem igualmente um alto potencial para manter e melhorar a produtividade em áreas acometidas pelas adversidades climáticas, que apresentam problemas de baixa fertilidade ou escassez de umidade nos solos. Para atender à demanda dos sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro, destacam-se as espécies potenciais e de múltiplo uso.MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA.DRUMOND, M. A.2018-05-18T00:12:41Z2018-05-18T00:12:41Z2012-06-1420122018-05-18T00:12:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 85-99.SANTOS, L. D. T.; MENDES, L. R.; DUARTE, E. R.; GLORIA, J. R. da; ANDRADE, J. M. de; CARVALHO, L. R. de; SALES, N. de L. P. (Org.). Integração lavoura-pecuária-floresta: potencialidades e técnicas de produção. Montes Claros: Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/926491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-05-18T00:12:47Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/926491Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:11:59.667029Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
title Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
spellingShingle Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
DRUMOND, M. A.
Espécie arbórea
Sistema agroflorestal
Semiárido
Leucena
Floresta
Caatinga
Algaroba
Degradação Ambiental
Eucalipto
Gliricidia
Sabiá
Vegetação
Forestry
title_short Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
title_full Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
title_fullStr Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
title_full_unstemmed Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
title_sort Espécies arbóreas potenciais para sistemas integrados de produção (ILPF) no Semiárido brasileiro.
author DRUMOND, M. A.
author_facet DRUMOND, M. A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv DRUMOND, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Espécie arbórea
Sistema agroflorestal
Semiárido
Leucena
Floresta
Caatinga
Algaroba
Degradação Ambiental
Eucalipto
Gliricidia
Sabiá
Vegetação
Forestry
topic Espécie arbórea
Sistema agroflorestal
Semiárido
Leucena
Floresta
Caatinga
Algaroba
Degradação Ambiental
Eucalipto
Gliricidia
Sabiá
Vegetação
Forestry
description O estudo de seleção de espécies de uso múltiplo em áreas de elevado déficit hídrico, conduzido pela Embrapa Semiárido, demonstrou o potencial da região para os sistemas agroflorestais. Estes têm sido realizados em diversos países, principalmente nos menos desenvolvidos, visando solucionar problemas ambientais e socioeconômicos. Os sistemas agroflorestais têm como principal característica a inclusão de espécies arbóreas em associação com culturas agrícolas e, ou, produção agropecuária, combinando, simultânea ou sequencialmente, culturas de ciclo anual, perenes ou semiperenes com plantas de floresta e com a criação de animais, aplicando práticas de manejo que são compatíveis com os padrões culturais da população local. Além disto, as associações de culturas perenes, anuais e espécies nativas nos sistemas agroflorestais apresentam diversos elementos de sustentabilidade ecológica. Entre eles, podem ser citados a redução da erosão do solo, o aumento do teor de matéria orgânica e umidade no solo, a redução da variação de temperatura do solo e a utilização mais eficiente dos distintos comprimentos de onda da energia luminosa. Apesar de os sistemas agroflorestais serem mais produtivos e sustentáveis em regiões de solos férteis, estas práticas tem igualmente um alto potencial para manter e melhorar a produtividade em áreas acometidas pelas adversidades climáticas, que apresentam problemas de baixa fertilidade ou escassez de umidade nos solos. Para atender à demanda dos sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro, destacam-se as espécies potenciais e de múltiplo uso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-14
2012
2018-05-18T00:12:41Z
2018-05-18T00:12:41Z
2018-05-18T00:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, L. D. T.; MENDES, L. R.; DUARTE, E. R.; GLORIA, J. R. da; ANDRADE, J. M. de; CARVALHO, L. R. de; SALES, N. de L. P. (Org.). Integração lavoura-pecuária-floresta: potencialidades e técnicas de produção. Montes Claros: Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/926491
identifier_str_mv SANTOS, L. D. T.; MENDES, L. R.; DUARTE, E. R.; GLORIA, J. R. da; ANDRADE, J. M. de; CARVALHO, L. R. de; SALES, N. de L. P. (Org.). Integração lavoura-pecuária-floresta: potencialidades e técnicas de produção. Montes Claros: Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/926491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 85-99.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510107128627200