Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDAO, Z. N.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: OLIVEIRA, R. P. de, SANA, R. S., SOFIATTI, V., ZONTA, J. H., MEDEIROS, J. da C.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1004025
Resumo: Imagens de satélites fornecem dados para gerenciamento de áreas florestadas e culturas com estimativa da produtividade no mundo inteiro. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade de índices de vegetação obtidos através de imagens do satélite Landsat-5 e por imagens aéreas de alta resolução na estimativa da produtividade do algodoeiro no cerrado de Goiás. Estimativas do índice de área foliar e medições da altura das plantas também foram realizadas nessas datas. Ao final do mês de abril foram adquiridas imagens aéreas de alta resolução da área de estudo. Índices de vegetação foram obtidos com os dados de refletância das imagens de satélite e aérea. Os resultados mostram que os dados de refletância multiespectral atingiram níveis significativos de precisão na estimativa da produtividade do algodoeiro, onde o MSAVI e o MTVI2 apresentaram os melhores desempenhos. O NDRGI obtido através da imagem aérea de alta resolução não se mostrou apropriado para estimativa da produtividade, mas permitiu a identificação da variabilidade espacial do índice de área foliar no algodoeiro para as duas épocas de avaliação. No estádio mais avançados todos os IVs obtidos por imagens de satélite apresentaram-se como bons estimadores da produtividade, podendo ser usados para identificação de zonas de manejo do algodoeiro no cerrado, desde que se tenha informações sobre o clima e manejo da cultura.
id EMBRAPA-9_b54c1e077c66055304fffdc1a53db4c7
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1004025
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.Fotografias aéreasImagens de satéliteVariabilidade espacialÍndices de vegetaçãoAgricultura de precisãoPrecision agricultureImagens de satélites fornecem dados para gerenciamento de áreas florestadas e culturas com estimativa da produtividade no mundo inteiro. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade de índices de vegetação obtidos através de imagens do satélite Landsat-5 e por imagens aéreas de alta resolução na estimativa da produtividade do algodoeiro no cerrado de Goiás. Estimativas do índice de área foliar e medições da altura das plantas também foram realizadas nessas datas. Ao final do mês de abril foram adquiridas imagens aéreas de alta resolução da área de estudo. Índices de vegetação foram obtidos com os dados de refletância das imagens de satélite e aérea. Os resultados mostram que os dados de refletância multiespectral atingiram níveis significativos de precisão na estimativa da produtividade do algodoeiro, onde o MSAVI e o MTVI2 apresentaram os melhores desempenhos. O NDRGI obtido através da imagem aérea de alta resolução não se mostrou apropriado para estimativa da produtividade, mas permitiu a identificação da variabilidade espacial do índice de área foliar no algodoeiro para as duas épocas de avaliação. No estádio mais avançados todos os IVs obtidos por imagens de satélite apresentaram-se como bons estimadores da produtividade, podendo ser usados para identificação de zonas de manejo do algodoeiro no cerrado, desde que se tenha informações sobre o clima e manejo da cultura.ZIANY NEIVA BRANDAO, CNPA; RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPS; RONEI SANDRI SANA, SLC AGRÍCOLA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; JOSE DA CUNHA MEDEIROS, CNPA.BRANDAO, Z. N.OLIVEIRA, R. P. deSANA, R. S.SOFIATTI, V.ZONTA, J. H.MEDEIROS, J. da C.2017-06-01T00:26:32Z2017-06-01T00:26:32Z2015-01-0220142017-06-01T00:26:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. cap. 28, p. 306-314.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1004025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T14:34:50Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1004025Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:09:24.619191Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
title Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
spellingShingle Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
BRANDAO, Z. N.
Fotografias aéreas
Imagens de satélite
Variabilidade espacial
Índices de vegetação
Agricultura de precisão
Precision agriculture
title_short Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
title_full Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
title_fullStr Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
title_full_unstemmed Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
title_sort Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
author BRANDAO, Z. N.
author_facet BRANDAO, Z. N.
OLIVEIRA, R. P. de
SANA, R. S.
SOFIATTI, V.
ZONTA, J. H.
MEDEIROS, J. da C.
author_role author
author2 OLIVEIRA, R. P. de
SANA, R. S.
SOFIATTI, V.
ZONTA, J. H.
MEDEIROS, J. da C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ZIANY NEIVA BRANDAO, CNPA; RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPS; RONEI SANDRI SANA, SLC AGRÍCOLA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; JOSE DA CUNHA MEDEIROS, CNPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRANDAO, Z. N.
OLIVEIRA, R. P. de
SANA, R. S.
SOFIATTI, V.
ZONTA, J. H.
MEDEIROS, J. da C.
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografias aéreas
Imagens de satélite
Variabilidade espacial
Índices de vegetação
Agricultura de precisão
Precision agriculture
topic Fotografias aéreas
Imagens de satélite
Variabilidade espacial
Índices de vegetação
Agricultura de precisão
Precision agriculture
description Imagens de satélites fornecem dados para gerenciamento de áreas florestadas e culturas com estimativa da produtividade no mundo inteiro. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade de índices de vegetação obtidos através de imagens do satélite Landsat-5 e por imagens aéreas de alta resolução na estimativa da produtividade do algodoeiro no cerrado de Goiás. Estimativas do índice de área foliar e medições da altura das plantas também foram realizadas nessas datas. Ao final do mês de abril foram adquiridas imagens aéreas de alta resolução da área de estudo. Índices de vegetação foram obtidos com os dados de refletância das imagens de satélite e aérea. Os resultados mostram que os dados de refletância multiespectral atingiram níveis significativos de precisão na estimativa da produtividade do algodoeiro, onde o MSAVI e o MTVI2 apresentaram os melhores desempenhos. O NDRGI obtido através da imagem aérea de alta resolução não se mostrou apropriado para estimativa da produtividade, mas permitiu a identificação da variabilidade espacial do índice de área foliar no algodoeiro para as duas épocas de avaliação. No estádio mais avançados todos os IVs obtidos por imagens de satélite apresentaram-se como bons estimadores da produtividade, podendo ser usados para identificação de zonas de manejo do algodoeiro no cerrado, desde que se tenha informações sobre o clima e manejo da cultura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-02
2017-06-01T00:26:32Z
2017-06-01T00:26:32Z
2017-06-01T00:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. cap. 28, p. 306-314.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1004025
identifier_str_mv In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. cap. 28, p. 306-314.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1004025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510103914741760