Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGNUSSON, W. E.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: BATAUS, Y. S. L., RODRIGUES, J., UHLIG, V. M., ANDRADE, T. A., BASSETTI, L. A., COUTINHO, M. E., FARIAS, I. P., VALADÃO, R. M., CAMPOS, Z.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148391
Resumo: Paleosuchus trigonatus é encontrado em grande parte da Amazônia brasileira e em outros nove países da América do Sul. Sua extensão de ocorrência estimada para o território brasileiro é de 4.058.730 km². A espécie enfrenta pressões antrópicas como fragmentação de habitat, causada pelo desmatamento de áreas de preservação permanente e perda de conectividade de rios e pequenos riachos, além da caça. Apesar dessas ameaças, acredita-se que até o momento não tenha sofrido redução populacional significativa, no entanto, a tendência populacional é desconhecida. Ainda assim, a conservação da espécie é dependente da manutenção da conectividade dos seus habitat amazônicos. Há conectividade com populações dos países vizinhos, porém não se sabe o quanto influenciam o estoque populacional no Brasil. Além disso, ocorre em várias unidades de conservação, inclusive de proteção integral. Por essas razões, Paleosuchus trigonatus foi avaliado como Menos Preocupante (LC).
id EMBRAPA-9_eb409a44fa20a411f6ceea94c7dd0572
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1148391
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).JacaréEspécie em ExtinçãoPreservação da NaturezaAnimal SelvagemBiopreservationWild animalsExtinctionPaleosuchus trigonatus é encontrado em grande parte da Amazônia brasileira e em outros nove países da América do Sul. Sua extensão de ocorrência estimada para o território brasileiro é de 4.058.730 km². A espécie enfrenta pressões antrópicas como fragmentação de habitat, causada pelo desmatamento de áreas de preservação permanente e perda de conectividade de rios e pequenos riachos, além da caça. Apesar dessas ameaças, acredita-se que até o momento não tenha sofrido redução populacional significativa, no entanto, a tendência populacional é desconhecida. Ainda assim, a conservação da espécie é dependente da manutenção da conectividade dos seus habitat amazônicos. Há conectividade com populações dos países vizinhos, porém não se sabe o quanto influenciam o estoque populacional no Brasil. Além disso, ocorre em várias unidades de conservação, inclusive de proteção integral. Por essas razões, Paleosuchus trigonatus foi avaliado como Menos Preocupante (LC).Disponível em: https://salve.icmbio.gov.br. Acesso em: 17 nov. 2022.WILLIAM ERNEST MAGNUSSON; YEDA SOARES DE LUCENA BATAUS; JULIANA RODRIGUES; VÍVIAN MARA UHLIG; TIAGO ALMEIDA DE ANDRADE; LUÍS ANTONIO BASSETTI; MARCOS EDUARDO COUTINHO; IZENI PIRES FARIAS; RAFAEL MARTINS VALADÃO; ZILCA MARIA DA SILVA CAMPOS, CPAP.MAGNUSSON, W. E.BATAUS, Y. S. L.RODRIGUES, J.UHLIG, V. M.ANDRADE, T. A.BASSETTI, L. A.COUTINHO, M. E.FARIAS, I. P.VALADÃO, R. M.CAMPOS, Z.2022-11-17T16:03:26Z2022-11-17T16:03:26Z2022-11-172022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), 2022.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/114839110.37002/salve.ficha.19939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-17T16:03:26Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1148391Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:21:50.279829Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
title Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
spellingShingle Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
MAGNUSSON, W. E.
Jacaré
Espécie em Extinção
Preservação da Natureza
Animal Selvagem
Biopreservation
Wild animals
Extinction
title_short Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
title_full Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
title_fullStr Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
title_full_unstemmed Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
title_sort Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801).
author MAGNUSSON, W. E.
author_facet MAGNUSSON, W. E.
BATAUS, Y. S. L.
RODRIGUES, J.
UHLIG, V. M.
ANDRADE, T. A.
BASSETTI, L. A.
COUTINHO, M. E.
FARIAS, I. P.
VALADÃO, R. M.
CAMPOS, Z.
author_role author
author2 BATAUS, Y. S. L.
RODRIGUES, J.
UHLIG, V. M.
ANDRADE, T. A.
BASSETTI, L. A.
COUTINHO, M. E.
FARIAS, I. P.
VALADÃO, R. M.
CAMPOS, Z.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WILLIAM ERNEST MAGNUSSON; YEDA SOARES DE LUCENA BATAUS; JULIANA RODRIGUES; VÍVIAN MARA UHLIG; TIAGO ALMEIDA DE ANDRADE; LUÍS ANTONIO BASSETTI; MARCOS EDUARDO COUTINHO; IZENI PIRES FARIAS; RAFAEL MARTINS VALADÃO; ZILCA MARIA DA SILVA CAMPOS, CPAP.
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGNUSSON, W. E.
BATAUS, Y. S. L.
RODRIGUES, J.
UHLIG, V. M.
ANDRADE, T. A.
BASSETTI, L. A.
COUTINHO, M. E.
FARIAS, I. P.
VALADÃO, R. M.
CAMPOS, Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Jacaré
Espécie em Extinção
Preservação da Natureza
Animal Selvagem
Biopreservation
Wild animals
Extinction
topic Jacaré
Espécie em Extinção
Preservação da Natureza
Animal Selvagem
Biopreservation
Wild animals
Extinction
description Paleosuchus trigonatus é encontrado em grande parte da Amazônia brasileira e em outros nove países da América do Sul. Sua extensão de ocorrência estimada para o território brasileiro é de 4.058.730 km². A espécie enfrenta pressões antrópicas como fragmentação de habitat, causada pelo desmatamento de áreas de preservação permanente e perda de conectividade de rios e pequenos riachos, além da caça. Apesar dessas ameaças, acredita-se que até o momento não tenha sofrido redução populacional significativa, no entanto, a tendência populacional é desconhecida. Ainda assim, a conservação da espécie é dependente da manutenção da conectividade dos seus habitat amazônicos. Há conectividade com populações dos países vizinhos, porém não se sabe o quanto influenciam o estoque populacional no Brasil. Além disso, ocorre em várias unidades de conservação, inclusive de proteção integral. Por essas razões, Paleosuchus trigonatus foi avaliado como Menos Preocupante (LC).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17T16:03:26Z
2022-11-17T16:03:26Z
2022-11-17
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), 2022.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148391
10.37002/salve.ficha.19939
identifier_str_mv In: ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), 2022.
10.37002/salve.ficha.19939
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510120143552512