Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, V. B. V.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GAMA, M. de M. B., SILVA, R. M. P. da, VIEIRA, A. H., CARVALHO, J. O. M. de, LOCATELLI, M., RODRIGUES, V. G. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879143
Resumo: A promoção do desenvolvimento sustentável está associada à participação dos atores sociais locais na elaboração e execução de planos de desenvolvimento, que buscam aliar a equidade social à preservação do meio ambiente e à utilização racional dos recursos naturais. Uma das dificuldades para a implantação de um sistema de gestão participativa dos recursos naturais é a fragilidade das organizações comunitárias. Visando o fortalecimento dessas organizações, construiu-se uma proposta metodológica participativa para facilitar o processo de gestão, baseada num processo socioeducativo que promove a cidadania de agricultores familiares, intermediando sua relação com os recursos naturais, facilitando a compreensão de sua realidade e buscando solução para as situações-problema identificadas. A geração e validação dessa metodologia se inserem no âmbito dos estudos sobre a construção de relações entre o homem e a natureza e do controle social local da gestão concertada dos recursos naturais. Este trabalho é a sistematização de uma prática de capacitação e de intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades ribeirinhas e assentamentos da reforma agrária, no Estado de Rondônia. Delineamos as estratégias adotadas e recomendamos procedimentos capazes de contribuir para outras intervenções de desenvolvimento rural com foco em sustentabilidade.
id EMBR_0182837bedd58da4ae828d8171fb1389
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/879143
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.Comunicação científicaMetodologias participativasGestão participativaAções coletivasAgricultura FamiliarExtensão RuralA promoção do desenvolvimento sustentável está associada à participação dos atores sociais locais na elaboração e execução de planos de desenvolvimento, que buscam aliar a equidade social à preservação do meio ambiente e à utilização racional dos recursos naturais. Uma das dificuldades para a implantação de um sistema de gestão participativa dos recursos naturais é a fragilidade das organizações comunitárias. Visando o fortalecimento dessas organizações, construiu-se uma proposta metodológica participativa para facilitar o processo de gestão, baseada num processo socioeducativo que promove a cidadania de agricultores familiares, intermediando sua relação com os recursos naturais, facilitando a compreensão de sua realidade e buscando solução para as situações-problema identificadas. A geração e validação dessa metodologia se inserem no âmbito dos estudos sobre a construção de relações entre o homem e a natureza e do controle social local da gestão concertada dos recursos naturais. Este trabalho é a sistematização de uma prática de capacitação e de intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades ribeirinhas e assentamentos da reforma agrária, no Estado de Rondônia. Delineamos as estratégias adotadas e recomendamos procedimentos capazes de contribuir para outras intervenções de desenvolvimento rural com foco em sustentabilidade.VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-ROMICHELLINY DE MATOS BENTES GAMA, CPAF-ROROSANA MARIA PASSOS DA SILVA, EMATER-ROABADIO HERMES VIEIRA, CPAF-ROJOSE ORESTES MEROLA DE CARVALHO, CPAF-ROMARILIA LOCATELLI, CPAF-ROVANDA GORETE SOUZA RODRIGUES, CPAF-RO.OLIVEIRA, V. B. V.GAMA, M. de M. B.SILVA, R. M. P. daVIEIRA, A. H.CARVALHO, J. O. M. deLOCATELLI, M.RODRIGUES, V. G. S.2011-04-09T18:52:10Z2011-04-09T18:52:10Z2011-02-2520102011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, v. 5, n. 10, p. 87-101, jan./jun. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2013-09-20T02:19:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/879143Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542013-09-20T02:19:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
title Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
spellingShingle Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
OLIVEIRA, V. B. V.
Comunicação científica
Metodologias participativas
Gestão participativa
Ações coletivas
Agricultura Familiar
Extensão Rural
title_short Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
title_full Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
title_fullStr Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
title_full_unstemmed Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
title_sort Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia.
author OLIVEIRA, V. B. V.
author_facet OLIVEIRA, V. B. V.
GAMA, M. de M. B.
SILVA, R. M. P. da
VIEIRA, A. H.
CARVALHO, J. O. M. de
LOCATELLI, M.
RODRIGUES, V. G. S.
author_role author
author2 GAMA, M. de M. B.
SILVA, R. M. P. da
VIEIRA, A. H.
CARVALHO, J. O. M. de
LOCATELLI, M.
RODRIGUES, V. G. S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO
MICHELLINY DE MATOS BENTES GAMA, CPAF-RO
ROSANA MARIA PASSOS DA SILVA, EMATER-RO
ABADIO HERMES VIEIRA, CPAF-RO
JOSE ORESTES MEROLA DE CARVALHO, CPAF-RO
MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO
VANDA GORETE SOUZA RODRIGUES, CPAF-RO.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, V. B. V.
GAMA, M. de M. B.
SILVA, R. M. P. da
VIEIRA, A. H.
CARVALHO, J. O. M. de
LOCATELLI, M.
RODRIGUES, V. G. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Metodologias participativas
Gestão participativa
Ações coletivas
Agricultura Familiar
Extensão Rural
topic Comunicação científica
Metodologias participativas
Gestão participativa
Ações coletivas
Agricultura Familiar
Extensão Rural
description A promoção do desenvolvimento sustentável está associada à participação dos atores sociais locais na elaboração e execução de planos de desenvolvimento, que buscam aliar a equidade social à preservação do meio ambiente e à utilização racional dos recursos naturais. Uma das dificuldades para a implantação de um sistema de gestão participativa dos recursos naturais é a fragilidade das organizações comunitárias. Visando o fortalecimento dessas organizações, construiu-se uma proposta metodológica participativa para facilitar o processo de gestão, baseada num processo socioeducativo que promove a cidadania de agricultores familiares, intermediando sua relação com os recursos naturais, facilitando a compreensão de sua realidade e buscando solução para as situações-problema identificadas. A geração e validação dessa metodologia se inserem no âmbito dos estudos sobre a construção de relações entre o homem e a natureza e do controle social local da gestão concertada dos recursos naturais. Este trabalho é a sistematização de uma prática de capacitação e de intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades ribeirinhas e assentamentos da reforma agrária, no Estado de Rondônia. Delineamos as estratégias adotadas e recomendamos procedimentos capazes de contribuir para outras intervenções de desenvolvimento rural com foco em sustentabilidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-09T18:52:10Z
2011-04-09T18:52:10Z
2011-02-25
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, v. 5, n. 10, p. 87-101, jan./jun. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879143
identifier_str_mv Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, v. 5, n. 10, p. 87-101, jan./jun. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720740481302528