Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, P. T. de S. e
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057949
Resumo: A produção de farinha gera como efluente a manipueira, com elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes, aspectos que lhe conferem potencial de aproveitamento seja como fonte de bioenergia ou fertilizante. A caracterização da manipueira e estudos de biodegradabilidade anaeróbia, sobretudo com diferentes inóculos ainda são escassos. Objetivou-se nesta pesquisa caracterizar físico-quimicamente manipueiras e realizar análise quimiométrica (ACP) para identificação das espécies e possíveis correlações entre os parâmetros de caracterização. Foram analisadas 26 casas de farinha em Pernambuco, Bahia e Piauí. Por meio da ACP pôde-se observar a variabilidade das características físico-químicas da manipueira, que em algumas amostras se destacam por variáveis como AGV e pH e em outras por CN e P. No caso de se priorizar variáveis mais relevantes ou que melhor representem a caracterização da manipueira seriam indicadas as que se destacaram na CP1, AGV e P.
id EMBR_0642b21ae75d0d0a5a13415847b7aff1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1057949
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.QuimiometriaAnálise de componentesMandiocaMatéria orgânicaManipueiraManihotA produção de farinha gera como efluente a manipueira, com elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes, aspectos que lhe conferem potencial de aproveitamento seja como fonte de bioenergia ou fertilizante. A caracterização da manipueira e estudos de biodegradabilidade anaeróbia, sobretudo com diferentes inóculos ainda são escassos. Objetivou-se nesta pesquisa caracterizar físico-quimicamente manipueiras e realizar análise quimiométrica (ACP) para identificação das espécies e possíveis correlações entre os parâmetros de caracterização. Foram analisadas 26 casas de farinha em Pernambuco, Bahia e Piauí. Por meio da ACP pôde-se observar a variabilidade das características físico-químicas da manipueira, que em algumas amostras se destacam por variáveis como AGV e pH e em outras por CN e P. No caso de se priorizar variáveis mais relevantes ou que melhor representem a caracterização da manipueira seriam indicadas as que se destacaram na CP1, AGV e P.PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.SILVA, P. T. de S. e2016-12-05T11:11:11Z2016-12-05T11:11:11Z2016-12-0520162017-01-24T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 21.; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 16., 2016, Fortaleza. [Anais eletrônicos]... Fortaleza: ABEQ, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:52:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1057949Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:52:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
title Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
spellingShingle Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
SILVA, P. T. de S. e
Quimiometria
Análise de componentes
Mandioca
Matéria orgânica
Manipueira
Manihot
title_short Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
title_full Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
title_fullStr Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
title_full_unstemmed Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
title_sort Caracterização e avaliação paramétrica da manipueira.
author SILVA, P. T. de S. e
author_facet SILVA, P. T. de S. e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, P. T. de S. e
dc.subject.por.fl_str_mv Quimiometria
Análise de componentes
Mandioca
Matéria orgânica
Manipueira
Manihot
topic Quimiometria
Análise de componentes
Mandioca
Matéria orgânica
Manipueira
Manihot
description A produção de farinha gera como efluente a manipueira, com elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes, aspectos que lhe conferem potencial de aproveitamento seja como fonte de bioenergia ou fertilizante. A caracterização da manipueira e estudos de biodegradabilidade anaeróbia, sobretudo com diferentes inóculos ainda são escassos. Objetivou-se nesta pesquisa caracterizar físico-quimicamente manipueiras e realizar análise quimiométrica (ACP) para identificação das espécies e possíveis correlações entre os parâmetros de caracterização. Foram analisadas 26 casas de farinha em Pernambuco, Bahia e Piauí. Por meio da ACP pôde-se observar a variabilidade das características físico-químicas da manipueira, que em algumas amostras se destacam por variáveis como AGV e pH e em outras por CN e P. No caso de se priorizar variáveis mais relevantes ou que melhor representem a caracterização da manipueira seriam indicadas as que se destacaram na CP1, AGV e P.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T11:11:11Z
2016-12-05T11:11:11Z
2016-12-05
2016
2017-01-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 21.; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 16., 2016, Fortaleza. [Anais eletrônicos]... Fortaleza: ABEQ, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057949
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 21.; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 16., 2016, Fortaleza. [Anais eletrônicos]... Fortaleza: ABEQ, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695450137886720