Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, T. B. do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LEDO, C. A. da S., SILVA, S. de O. e, OLIVEIRA, M. M. de, PEREIRA, V. M., VELAME, D. C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873190
Resumo: O melhoramento genético de bananeira no Brasil tem como objetivo desenvolver variedades resistentes a pragas, doenças e nematóides, com o porte e o ciclo reduzidos e maior produtividade (SILVA et al., 2003). A obtenção de uma nova cultivar demanda muito tempo, pois leva em média de 10 a 12 anos. Um dos fatores responsáveis por este longo período é o tempo gasto para as plantas florescer e assim permitir a iniciação dos cruzamentos. Qualquer redução no ciclo da planta significa uma obtenção mais rápida de uma nova cultivar. O florescimento é uma das fases intermediárias do desenvolvimento da bananeira, nesta etapa o meristema apical sofre transformações que levam as células à intensa atividade mitótica, que normalmente são ocasionadas pela presença do ácido giberélico, que age como regulador da divisão e alongamento das células (TAKAHASHI et al., 1988).
id EMBR_06b212edc8e2d0c95dd76617770fb25e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/873190
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.Musa sppBananaFloraçãoInduçãoGenótipoMelhoramento Genético VegetalVariedadeO melhoramento genético de bananeira no Brasil tem como objetivo desenvolver variedades resistentes a pragas, doenças e nematóides, com o porte e o ciclo reduzidos e maior produtividade (SILVA et al., 2003). A obtenção de uma nova cultivar demanda muito tempo, pois leva em média de 10 a 12 anos. Um dos fatores responsáveis por este longo período é o tempo gasto para as plantas florescer e assim permitir a iniciação dos cruzamentos. Qualquer redução no ciclo da planta significa uma obtenção mais rápida de uma nova cultivar. O florescimento é uma das fases intermediárias do desenvolvimento da bananeira, nesta etapa o meristema apical sofre transformações que levam as células à intensa atividade mitótica, que normalmente são ocasionadas pela presença do ácido giberélico, que age como regulador da divisão e alongamento das células (TAKAHASHI et al., 1988).pdf 1455Tamyres Barbosa do Amorim, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPMF; Mayana Matos de Oliveira, UFRB; Valquiria Martins Pereira, UFRB; Daniela Carvalho Velame, UFRB.AMORIM, T. B. doLEDO, C. A. da S.SILVA, S. de O. eOLIVEIRA, M. M. dePEREIRA, V. M.VELAME, D. C.2011-07-05T01:02:40Z2011-07-05T01:02:40Z2011-01-1420102011-07-05T01:02:40ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:43:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/873190Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:43:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
title Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
spellingShingle Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
AMORIM, T. B. do
Musa spp
Banana
Floração
Indução
Genótipo
Melhoramento Genético Vegetal
Variedade
title_short Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
title_full Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
title_fullStr Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
title_full_unstemmed Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
title_sort Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira.
author AMORIM, T. B. do
author_facet AMORIM, T. B. do
LEDO, C. A. da S.
SILVA, S. de O. e
OLIVEIRA, M. M. de
PEREIRA, V. M.
VELAME, D. C.
author_role author
author2 LEDO, C. A. da S.
SILVA, S. de O. e
OLIVEIRA, M. M. de
PEREIRA, V. M.
VELAME, D. C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tamyres Barbosa do Amorim, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPMF; Mayana Matos de Oliveira, UFRB; Valquiria Martins Pereira, UFRB; Daniela Carvalho Velame, UFRB.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, T. B. do
LEDO, C. A. da S.
SILVA, S. de O. e
OLIVEIRA, M. M. de
PEREIRA, V. M.
VELAME, D. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Musa spp
Banana
Floração
Indução
Genótipo
Melhoramento Genético Vegetal
Variedade
topic Musa spp
Banana
Floração
Indução
Genótipo
Melhoramento Genético Vegetal
Variedade
description O melhoramento genético de bananeira no Brasil tem como objetivo desenvolver variedades resistentes a pragas, doenças e nematóides, com o porte e o ciclo reduzidos e maior produtividade (SILVA et al., 2003). A obtenção de uma nova cultivar demanda muito tempo, pois leva em média de 10 a 12 anos. Um dos fatores responsáveis por este longo período é o tempo gasto para as plantas florescer e assim permitir a iniciação dos cruzamentos. Qualquer redução no ciclo da planta significa uma obtenção mais rápida de uma nova cultivar. O florescimento é uma das fases intermediárias do desenvolvimento da bananeira, nesta etapa o meristema apical sofre transformações que levam as células à intensa atividade mitótica, que normalmente são ocasionadas pela presença do ácido giberélico, que age como regulador da divisão e alongamento das células (TAKAHASHI et al., 1988).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-05T01:02:40Z
2011-07-05T01:02:40Z
2011-01-14
2011-07-05T01:02:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873190
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695187330138112