Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRINDADE, E. F. da S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: KATO, O. R., CARVALHO, E. J. M., SERAFIM, E. C. da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920554
Resumo: Os solos amazônicos são conhecidos por sua baixa fertilidade natural, que além da elevada acidez, apresenta baixos teores de fósforo na forma disponível pelas plantas. O sistema de manejo tradicionalmente utilizado na agricultura familiar da região é o de corte e queima, cujas consequências aceleram a perda de fósforo no solo. Como alternativa a esse tipo de sistema, a tecnologia de corte e trituração da capoeira sem queima vem consolidando espaço nas unidades de produção camponesas objetivando, entre outros possíveis efeitos, o aumento da eficiência do uso do fósforo na agricultura. Com a finalidade de verificar a disponibilidade do fósforo em solo manejado com queima e sem queima entre os anos de 1995 a 2010, conduziu-se um experimento no município de Igarapé-Açu, Pará, sob um Latossolo Amarelo Distrófico textura arenosa. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três repetições. As coletas de solo realizadas nas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm, em cada parcela, e analisadas segundo a metodologia da Embrapa (1997). As médias dos resultados analíticos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O sistema sem queima apontou para a elevação dos teores de fósforo disponível no solo e forte tendência de estabilização com o passar dos anos, notadamente no tratamento com incorporação da cobertura morta e adição de adubo. Ao contrário, o sistema com queima tendeu a diminuir os teores de fósforo ocasionado pela degradação química do solo e, consequentemente, contribuindo com a insustentabilidade do sistema de produção.
id EMBR_08a605a3d2048574dde6b727ae8c5884
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/920554
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.TipitambaAgricultura FamiliarCapoeiraCorteManejoTrituraçãoSoloAmazoniaOs solos amazônicos são conhecidos por sua baixa fertilidade natural, que além da elevada acidez, apresenta baixos teores de fósforo na forma disponível pelas plantas. O sistema de manejo tradicionalmente utilizado na agricultura familiar da região é o de corte e queima, cujas consequências aceleram a perda de fósforo no solo. Como alternativa a esse tipo de sistema, a tecnologia de corte e trituração da capoeira sem queima vem consolidando espaço nas unidades de produção camponesas objetivando, entre outros possíveis efeitos, o aumento da eficiência do uso do fósforo na agricultura. Com a finalidade de verificar a disponibilidade do fósforo em solo manejado com queima e sem queima entre os anos de 1995 a 2010, conduziu-se um experimento no município de Igarapé-Açu, Pará, sob um Latossolo Amarelo Distrófico textura arenosa. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três repetições. As coletas de solo realizadas nas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm, em cada parcela, e analisadas segundo a metodologia da Embrapa (1997). As médias dos resultados analíticos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O sistema sem queima apontou para a elevação dos teores de fósforo disponível no solo e forte tendência de estabilização com o passar dos anos, notadamente no tratamento com incorporação da cobertura morta e adição de adubo. Ao contrário, o sistema com queima tendeu a diminuir os teores de fósforo ocasionado pela degradação química do solo e, consequentemente, contribuindo com a insustentabilidade do sistema de produção.ELINEUZA FARIA DA SILVA TRINDADE, DOUTORANDA UFRA/CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ERNILDO CÉSAR DA SILVA SERAFIM, SEMA-PA.TRINDADE, E. F. da S.KATO, O. R.CARVALHO, E. J. M.SERAFIM, E. C. da S.2012-03-27T11:11:11Z2012-03-27T11:11:11Z2012-03-27T11:11:11Z2012-03-27T11:11:11Z2012-03-2720112015-04-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, PA, v. 6, n. 12, p. 7-19, jan./jun. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:12:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/920554Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:12:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:12:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
title Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
spellingShingle Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
TRINDADE, E. F. da S.
Tipitamba
Agricultura Familiar
Capoeira
Corte
Manejo
Trituração
Solo
Amazonia
title_short Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
title_full Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
title_fullStr Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
title_full_unstemmed Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
title_sort Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense.
author TRINDADE, E. F. da S.
author_facet TRINDADE, E. F. da S.
KATO, O. R.
CARVALHO, E. J. M.
SERAFIM, E. C. da S.
author_role author
author2 KATO, O. R.
CARVALHO, E. J. M.
SERAFIM, E. C. da S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELINEUZA FARIA DA SILVA TRINDADE, DOUTORANDA UFRA/CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ERNILDO CÉSAR DA SILVA SERAFIM, SEMA-PA.
dc.contributor.author.fl_str_mv TRINDADE, E. F. da S.
KATO, O. R.
CARVALHO, E. J. M.
SERAFIM, E. C. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Tipitamba
Agricultura Familiar
Capoeira
Corte
Manejo
Trituração
Solo
Amazonia
topic Tipitamba
Agricultura Familiar
Capoeira
Corte
Manejo
Trituração
Solo
Amazonia
description Os solos amazônicos são conhecidos por sua baixa fertilidade natural, que além da elevada acidez, apresenta baixos teores de fósforo na forma disponível pelas plantas. O sistema de manejo tradicionalmente utilizado na agricultura familiar da região é o de corte e queima, cujas consequências aceleram a perda de fósforo no solo. Como alternativa a esse tipo de sistema, a tecnologia de corte e trituração da capoeira sem queima vem consolidando espaço nas unidades de produção camponesas objetivando, entre outros possíveis efeitos, o aumento da eficiência do uso do fósforo na agricultura. Com a finalidade de verificar a disponibilidade do fósforo em solo manejado com queima e sem queima entre os anos de 1995 a 2010, conduziu-se um experimento no município de Igarapé-Açu, Pará, sob um Latossolo Amarelo Distrófico textura arenosa. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três repetições. As coletas de solo realizadas nas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm, em cada parcela, e analisadas segundo a metodologia da Embrapa (1997). As médias dos resultados analíticos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O sistema sem queima apontou para a elevação dos teores de fósforo disponível no solo e forte tendência de estabilização com o passar dos anos, notadamente no tratamento com incorporação da cobertura morta e adição de adubo. Ao contrário, o sistema com queima tendeu a diminuir os teores de fósforo ocasionado pela degradação química do solo e, consequentemente, contribuindo com a insustentabilidade do sistema de produção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-03-27T11:11:11Z
2012-03-27T11:11:11Z
2012-03-27T11:11:11Z
2012-03-27T11:11:11Z
2012-03-27
2015-04-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, PA, v. 6, n. 12, p. 7-19, jan./jun. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920554
identifier_str_mv Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, PA, v. 6, n. 12, p. 7-19, jan./jun. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503361515487232