Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, F. S. de C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SOUZA, V. A. B. de, LOPES, A. C. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942422
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a divergência genética entre 23 genótipos de castanheira-do-gurgueia, com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto. Os frutos foram coletados em áreas de ocorrência natural da espécie no cerrado do sudoeste piauiense. As características físicas analisadas foram: (a) fruto - massa média (MMF); comprimento (CF); largura (LF); espessura (EF), e massa média do pericarpo (MMP); e (b) castanha - massa média (MMC); comprimento (CC); largura (LC), e espessura (EC). As características químico-nutricionais da castanha analisadas foram: gordura (G); proteína bruta (PB); fibra bruta (FB); cinzas (CZ); carboidratos totais (CT); energia (E), e minerais (P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn). A divergência genética foi estimada utilizando a distância generalizada de Mahalanobis (D2 ) como medida de dissimilaridade. Estimou-se, também, a importância relativa das características na divergência genética. Os métodos de agrupamento utilizados foram de Tocher e UPGMA. Os genótipos apresentaram variabilidade para a maioria das características analisadas. Os genótipos G-17 e G-18 são os mais divergentes, e os genótipos G-3 e G-16 são os mais similares. As características que tiveram as maiores contribuições para a divergência entre os genótipos foram MMP, MMF, E, FB, CT e PB. A castanha-do-gurgueia é uma boa fonte de P, K, Mg, PB, FB, CT e E.
id EMBR_09b348d4b93777fc7d00e2a41b935eb3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/942422
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.Análise multivariadaCerrado piauienseNutSavannah of the state of PiauíCastanhamultivariate analysisEste estudo teve como objetivo avaliar a divergência genética entre 23 genótipos de castanheira-do-gurgueia, com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto. Os frutos foram coletados em áreas de ocorrência natural da espécie no cerrado do sudoeste piauiense. As características físicas analisadas foram: (a) fruto - massa média (MMF); comprimento (CF); largura (LF); espessura (EF), e massa média do pericarpo (MMP); e (b) castanha - massa média (MMC); comprimento (CC); largura (LC), e espessura (EC). As características químico-nutricionais da castanha analisadas foram: gordura (G); proteína bruta (PB); fibra bruta (FB); cinzas (CZ); carboidratos totais (CT); energia (E), e minerais (P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn). A divergência genética foi estimada utilizando a distância generalizada de Mahalanobis (D2 ) como medida de dissimilaridade. Estimou-se, também, a importância relativa das características na divergência genética. Os métodos de agrupamento utilizados foram de Tocher e UPGMA. Os genótipos apresentaram variabilidade para a maioria das características analisadas. Os genótipos G-17 e G-18 são os mais divergentes, e os genótipos G-3 e G-16 são os mais similares. As características que tiveram as maiores contribuições para a divergência entre os genótipos foram MMP, MMF, E, FB, CT e PB. A castanha-do-gurgueia é uma boa fonte de P, K, Mg, PB, FB, CT e E.FRANCISCA SAMARA DE CARVALHO RIBEIRO, UFPI; VALDOMIRO AURELIO BARBOSA DE SOUZA, CPAMN; ÂNGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES, UFPI.RIBEIRO, F. S. de C.SOUZA, V. A. B. deLOPES, A. C. de A.2012-12-13T11:11:11Z2012-12-13T11:11:11Z2012-12-1320122013-10-14T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 1, p. 190-199, mar. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:11:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/942422Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:11:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:11:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
title Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
spellingShingle Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
RIBEIRO, F. S. de C.
Análise multivariada
Cerrado piauiense
Nut
Savannah of the state of Piauí
Castanha
multivariate analysis
title_short Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
title_full Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
title_fullStr Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
title_full_unstemmed Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
title_sort Diversidade genética em castanheira-do-gurgueia (Dipteryx lacunifera DUCKE) com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto.
author RIBEIRO, F. S. de C.
author_facet RIBEIRO, F. S. de C.
SOUZA, V. A. B. de
LOPES, A. C. de A.
author_role author
author2 SOUZA, V. A. B. de
LOPES, A. C. de A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANCISCA SAMARA DE CARVALHO RIBEIRO, UFPI; VALDOMIRO AURELIO BARBOSA DE SOUZA, CPAMN; ÂNGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES, UFPI.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, F. S. de C.
SOUZA, V. A. B. de
LOPES, A. C. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Cerrado piauiense
Nut
Savannah of the state of Piauí
Castanha
multivariate analysis
topic Análise multivariada
Cerrado piauiense
Nut
Savannah of the state of Piauí
Castanha
multivariate analysis
description Este estudo teve como objetivo avaliar a divergência genética entre 23 genótipos de castanheira-do-gurgueia, com base em características físicas e químico-nutricionais do fruto. Os frutos foram coletados em áreas de ocorrência natural da espécie no cerrado do sudoeste piauiense. As características físicas analisadas foram: (a) fruto - massa média (MMF); comprimento (CF); largura (LF); espessura (EF), e massa média do pericarpo (MMP); e (b) castanha - massa média (MMC); comprimento (CC); largura (LC), e espessura (EC). As características químico-nutricionais da castanha analisadas foram: gordura (G); proteína bruta (PB); fibra bruta (FB); cinzas (CZ); carboidratos totais (CT); energia (E), e minerais (P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn). A divergência genética foi estimada utilizando a distância generalizada de Mahalanobis (D2 ) como medida de dissimilaridade. Estimou-se, também, a importância relativa das características na divergência genética. Os métodos de agrupamento utilizados foram de Tocher e UPGMA. Os genótipos apresentaram variabilidade para a maioria das características analisadas. Os genótipos G-17 e G-18 são os mais divergentes, e os genótipos G-3 e G-16 são os mais similares. As características que tiveram as maiores contribuições para a divergência entre os genótipos foram MMP, MMF, E, FB, CT e PB. A castanha-do-gurgueia é uma boa fonte de P, K, Mg, PB, FB, CT e E.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13T11:11:11Z
2012-12-13T11:11:11Z
2012-12-13
2012
2013-10-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 1, p. 190-199, mar. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942422
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 1, p. 190-199, mar. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373227032576