As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAKOCEVIC, M.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: VALDUGA, T. A., MEDRADO, M. J. S.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308768
Resumo: Com o objetivo de determinar as propriedades fisiológicas, químicas e sensoriais das plantas de erva-mate no período de frutificação, marcou-se quatro pares de plantas femininas e masculinas. Na época de frutificação das plantas femininas mediu-se: regime radiativo destas plantas (PPFD em µmol fótons.m-2.s-1), condutância estomática (CS em mol.m-2.s-1), fotossíntese liquida (Pn em CO2.m-2.s-1), conteúdo de N, P, Ca, K, Mg (g/kg) nas folhas de posições diferenciadas na copa (dentro e periferia da parte inferior do terço médio da copa e no terço superior - ponteiras). Das folhas de plantas masculinas e femininas, depois de sapeco, secagem e extração de solúveis de erva-mate, realizou-se a análise sensorial de intensidade de sabor amargo. As folhas de plantas femininas apresentaram maior Pn que as de plantas masculinas, ao nível inferior do terço médio da copa, tanto dentro, quanto fora dele. Somente as folhas nas ponteiras, expostas à radiação não limitada, não se diferenciaram para as plantas entre os dois sexos. A quantidade de nitrogênio das folhas no nível inferior do terço médio da copa das plantas femininas foi maior e mais uniforme entre os indivíduos, enquanto nas folhas de ponteiras foi relativamente menor. Maior Pn de folhas nas plantas femininas deu-se através de maior CS e maior conteúdo de N (proteínas foliares). O sabor amargo pode estar interrelacionado com conteúdo maior de Mg.
id EMBR_0b580bccd82bc73987a4c108944b0dae
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/308768
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.Erva mateFotossínteseIlex ParaguariensisNitrogênioSaborCom o objetivo de determinar as propriedades fisiológicas, químicas e sensoriais das plantas de erva-mate no período de frutificação, marcou-se quatro pares de plantas femininas e masculinas. Na época de frutificação das plantas femininas mediu-se: regime radiativo destas plantas (PPFD em µmol fótons.m-2.s-1), condutância estomática (CS em mol.m-2.s-1), fotossíntese liquida (Pn em CO2.m-2.s-1), conteúdo de N, P, Ca, K, Mg (g/kg) nas folhas de posições diferenciadas na copa (dentro e periferia da parte inferior do terço médio da copa e no terço superior - ponteiras). Das folhas de plantas masculinas e femininas, depois de sapeco, secagem e extração de solúveis de erva-mate, realizou-se a análise sensorial de intensidade de sabor amargo. As folhas de plantas femininas apresentaram maior Pn que as de plantas masculinas, ao nível inferior do terço médio da copa, tanto dentro, quanto fora dele. Somente as folhas nas ponteiras, expostas à radiação não limitada, não se diferenciaram para as plantas entre os dois sexos. A quantidade de nitrogênio das folhas no nível inferior do terço médio da copa das plantas femininas foi maior e mais uniforme entre os indivíduos, enquanto nas folhas de ponteiras foi relativamente menor. Maior Pn de folhas nas plantas femininas deu-se através de maior CS e maior conteúdo de N (proteínas foliares). O sabor amargo pode estar interrelacionado com conteúdo maior de Mg.Secão: Manejo e Conservação. Feira do Agronegócio da Erva-mate, 1., 2003, Chapecó. Integrar para promover o agronegócio da erva-mate.Medrado, Pesquisador da Embrapa Florestas.RAKOCEVIC, M.VALDUGA, T. A.MEDRADO, M. J. S.2014-07-10T06:53:37Z2014-07-10T06:53:37Z2004-04-1320032014-07-10T06:53:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 3., 2003, Chapecó. Anais. [Chapecó]: EPAGRI, 2003. s.5-14.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:44:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/308768Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:44:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:44:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
title As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
spellingShingle As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
RAKOCEVIC, M.
Erva mate
Fotossíntese
Ilex Paraguariensis
Nitrogênio
Sabor
title_short As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
title_full As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
title_fullStr As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
title_full_unstemmed As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
title_sort As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
author RAKOCEVIC, M.
author_facet RAKOCEVIC, M.
VALDUGA, T. A.
MEDRADO, M. J. S.
author_role author
author2 VALDUGA, T. A.
MEDRADO, M. J. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medrado, Pesquisador da Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAKOCEVIC, M.
VALDUGA, T. A.
MEDRADO, M. J. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Erva mate
Fotossíntese
Ilex Paraguariensis
Nitrogênio
Sabor
topic Erva mate
Fotossíntese
Ilex Paraguariensis
Nitrogênio
Sabor
description Com o objetivo de determinar as propriedades fisiológicas, químicas e sensoriais das plantas de erva-mate no período de frutificação, marcou-se quatro pares de plantas femininas e masculinas. Na época de frutificação das plantas femininas mediu-se: regime radiativo destas plantas (PPFD em µmol fótons.m-2.s-1), condutância estomática (CS em mol.m-2.s-1), fotossíntese liquida (Pn em CO2.m-2.s-1), conteúdo de N, P, Ca, K, Mg (g/kg) nas folhas de posições diferenciadas na copa (dentro e periferia da parte inferior do terço médio da copa e no terço superior - ponteiras). Das folhas de plantas masculinas e femininas, depois de sapeco, secagem e extração de solúveis de erva-mate, realizou-se a análise sensorial de intensidade de sabor amargo. As folhas de plantas femininas apresentaram maior Pn que as de plantas masculinas, ao nível inferior do terço médio da copa, tanto dentro, quanto fora dele. Somente as folhas nas ponteiras, expostas à radiação não limitada, não se diferenciaram para as plantas entre os dois sexos. A quantidade de nitrogênio das folhas no nível inferior do terço médio da copa das plantas femininas foi maior e mais uniforme entre os indivíduos, enquanto nas folhas de ponteiras foi relativamente menor. Maior Pn de folhas nas plantas femininas deu-se através de maior CS e maior conteúdo de N (proteínas foliares). O sabor amargo pode estar interrelacionado com conteúdo maior de Mg.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-04-13
2014-07-10T06:53:37Z
2014-07-10T06:53:37Z
2014-07-10T06:53:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 3., 2003, Chapecó. Anais. [Chapecó]: EPAGRI, 2003. s.5-14.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308768
identifier_str_mv In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 3., 2003, Chapecó. Anais. [Chapecó]: EPAGRI, 2003. s.5-14.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503392078331904