Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAKOCEVIC, M.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MEDRADO, M. J. S., LAVORANTI, O. J., VALDUGA, A. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314115
Resumo: Qualidade das folhas de erva-mate oriundas de plantas masculinas e femininas: Este estudo teve por objetivo avaliar o sabor da bebida preparada a partir de folhas de erva-mate, de plantas masculinas e femininas. As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais foram avaliadas em uma das fases de brotação e em duas fases de frutificação. As plantas masculinas e femininas não diferiram em produção de matéria fresca e seca, nem nos teores de macro-e-micro-elementos. Mas, as plantas femininas apresentaram maior fotossíntese líquida (A) e condutância estomática (gs). A bebida preparada com folhas oriundas de plantas masculinas foi menos amarga do que das femininas, particularmente quando coletadas das ponteiras dos ramos. A intensidade de amargor apresentou correlação positiva com o teor de Zn e Mg nas plantas femininas e com gs e teor de Mn nas plantas masculinas. O amargor da bebida preparada de plantas masculinas mostrou-se negativamente correlacionada com teor de K. A masculinização de erval pode ser uma solução para se produzir erva-mate de sabor normal a suave.
id EMBR_28c5676bdc3fdc15351dabefa1ef26e2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314115
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.Erva mateBebidaIlex ParaguariensisSaborQualidade das folhas de erva-mate oriundas de plantas masculinas e femininas: Este estudo teve por objetivo avaliar o sabor da bebida preparada a partir de folhas de erva-mate, de plantas masculinas e femininas. As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais foram avaliadas em uma das fases de brotação e em duas fases de frutificação. As plantas masculinas e femininas não diferiram em produção de matéria fresca e seca, nem nos teores de macro-e-micro-elementos. Mas, as plantas femininas apresentaram maior fotossíntese líquida (A) e condutância estomática (gs). A bebida preparada com folhas oriundas de plantas masculinas foi menos amarga do que das femininas, particularmente quando coletadas das ponteiras dos ramos. A intensidade de amargor apresentou correlação positiva com o teor de Zn e Mg nas plantas femininas e com gs e teor de Mn nas plantas masculinas. O amargor da bebida preparada de plantas masculinas mostrou-se negativamente correlacionada com teor de K. A masculinização de erval pode ser uma solução para se produzir erva-mate de sabor normal a suave.Miroslava Rakocevic, Embrapa Informática Agropecuária; Moacir José Sales Medrado, Embrapa Florestas; Osmir José Lavoranti, Embrapa Florestas; Alice Teresa Valduga, Universidade Regional Integrada de Alto Uruguai e Missões - URI.RAKOCEVIC, M.MEDRADO, M. J. S.LAVORANTI, O. J.VALDUGA, A. T.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-03-2520072011-07-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 71-83, jan./jun. 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314115enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:50:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314115Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:50:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
title Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
spellingShingle Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
RAKOCEVIC, M.
Erva mate
Bebida
Ilex Paraguariensis
Sabor
title_short Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
title_full Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
title_fullStr Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
title_full_unstemmed Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
title_sort Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.
author RAKOCEVIC, M.
author_facet RAKOCEVIC, M.
MEDRADO, M. J. S.
LAVORANTI, O. J.
VALDUGA, A. T.
author_role author
author2 MEDRADO, M. J. S.
LAVORANTI, O. J.
VALDUGA, A. T.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miroslava Rakocevic, Embrapa Informática Agropecuária; Moacir José Sales Medrado, Embrapa Florestas; Osmir José Lavoranti, Embrapa Florestas; Alice Teresa Valduga, Universidade Regional Integrada de Alto Uruguai e Missões - URI.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAKOCEVIC, M.
MEDRADO, M. J. S.
LAVORANTI, O. J.
VALDUGA, A. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Erva mate
Bebida
Ilex Paraguariensis
Sabor
topic Erva mate
Bebida
Ilex Paraguariensis
Sabor
description Qualidade das folhas de erva-mate oriundas de plantas masculinas e femininas: Este estudo teve por objetivo avaliar o sabor da bebida preparada a partir de folhas de erva-mate, de plantas masculinas e femininas. As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais foram avaliadas em uma das fases de brotação e em duas fases de frutificação. As plantas masculinas e femininas não diferiram em produção de matéria fresca e seca, nem nos teores de macro-e-micro-elementos. Mas, as plantas femininas apresentaram maior fotossíntese líquida (A) e condutância estomática (gs). A bebida preparada com folhas oriundas de plantas masculinas foi menos amarga do que das femininas, particularmente quando coletadas das ponteiras dos ramos. A intensidade de amargor apresentou correlação positiva com o teor de Zn e Mg nas plantas femininas e com gs e teor de Mn nas plantas masculinas. O amargor da bebida preparada de plantas masculinas mostrou-se negativamente correlacionada com teor de K. A masculinização de erval pode ser uma solução para se produzir erva-mate de sabor normal a suave.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-25
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-07-19T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 71-83, jan./jun. 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314115
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 71-83, jan./jun. 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314115
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695141285068800