Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIGUEL, P. S. B.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GOMES, F. T., ROCHA, W. S. D. da, MARTINS, C. E., CARVALHO, C. A., OLIVEIRA, A. V. DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884394
Resumo: O alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas, constituindo um fator limitante ao crescimento das plantas. O sintoma mais evidente do efeito nocivo dos níveis tóxicos de alumínio é a redução no crescimento radicular de plantas sensíveis, o que impede a planta de obter água e nutrientes em profundidade pelo seu enraizamento superficial. Uma alternativa para contornar esse problema é a correção da acidez pela aplicação de calcário na parte arável do solo. Tal prática por sua vez não é considerada muito efetiva por não corrigir a acidez do subsolo e a aplicação em nível de subsolo tornar-se muito onerosa. Muitas espécies vegetais apresentam mecanismos de tolerância à toxidez por alumínio, que são controladas genética e fisiologicamente, o que permite uma alternativa promissora à aplicação de calcário no subsolo, pela seleção de variedades mais tolerantes à toxidez do alumínio em solos ácidos.
id EMBR_0fda529398e5d881763b0b4d90d02e96
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/884394
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.Tolerancia ao aluminioMecanismos de tolerancia ao aluminioSintomas da toxidez de aluminioO alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas, constituindo um fator limitante ao crescimento das plantas. O sintoma mais evidente do efeito nocivo dos níveis tóxicos de alumínio é a redução no crescimento radicular de plantas sensíveis, o que impede a planta de obter água e nutrientes em profundidade pelo seu enraizamento superficial. Uma alternativa para contornar esse problema é a correção da acidez pela aplicação de calcário na parte arável do solo. Tal prática por sua vez não é considerada muito efetiva por não corrigir a acidez do subsolo e a aplicação em nível de subsolo tornar-se muito onerosa. Muitas espécies vegetais apresentam mecanismos de tolerância à toxidez por alumínio, que são controladas genética e fisiologicamente, o que permite uma alternativa promissora à aplicação de calcário no subsolo, pela seleção de variedades mais tolerantes à toxidez do alumínio em solos ácidos.PAULO SERGIO BALBINO MIGUEL, UFV; FERNANDO TEIXEIRA GOMES, CES/JF; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; CAIO ANTUNES DE CARVALHO, CES/JF; ANDRE VICENTE DE OLIVEIRA, CES/JF.MIGUEL, P. S. B.GOMES, F. T.ROCHA, W. S. D. daMARTINS, C. E.CARVALHO, C. A.OLIVEIRA, A. V. DE2024-02-15T12:32:30Z2024-02-15T12:32:30Z2011-03-312010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCES Revista, v. 24, n. 1, p. 13-29, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-02-15T12:32:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/884394Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-02-15T12:32:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-02-15T12:32:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
title Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
spellingShingle Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
MIGUEL, P. S. B.
Tolerancia ao aluminio
Mecanismos de tolerancia ao aluminio
Sintomas da toxidez de aluminio
title_short Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
title_full Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
title_fullStr Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
title_full_unstemmed Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
title_sort Efeitos tóxicos do alumínio no crescimento das plantas: mecanismos de tolerância, sintomas, efeitos fisiológicos, bioquímicos e controles genéticos.
author MIGUEL, P. S. B.
author_facet MIGUEL, P. S. B.
GOMES, F. T.
ROCHA, W. S. D. da
MARTINS, C. E.
CARVALHO, C. A.
OLIVEIRA, A. V. DE
author_role author
author2 GOMES, F. T.
ROCHA, W. S. D. da
MARTINS, C. E.
CARVALHO, C. A.
OLIVEIRA, A. V. DE
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULO SERGIO BALBINO MIGUEL, UFV; FERNANDO TEIXEIRA GOMES, CES/JF; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; CAIO ANTUNES DE CARVALHO, CES/JF; ANDRE VICENTE DE OLIVEIRA, CES/JF.
dc.contributor.author.fl_str_mv MIGUEL, P. S. B.
GOMES, F. T.
ROCHA, W. S. D. da
MARTINS, C. E.
CARVALHO, C. A.
OLIVEIRA, A. V. DE
dc.subject.por.fl_str_mv Tolerancia ao aluminio
Mecanismos de tolerancia ao aluminio
Sintomas da toxidez de aluminio
topic Tolerancia ao aluminio
Mecanismos de tolerancia ao aluminio
Sintomas da toxidez de aluminio
description O alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas, constituindo um fator limitante ao crescimento das plantas. O sintoma mais evidente do efeito nocivo dos níveis tóxicos de alumínio é a redução no crescimento radicular de plantas sensíveis, o que impede a planta de obter água e nutrientes em profundidade pelo seu enraizamento superficial. Uma alternativa para contornar esse problema é a correção da acidez pela aplicação de calcário na parte arável do solo. Tal prática por sua vez não é considerada muito efetiva por não corrigir a acidez do subsolo e a aplicação em nível de subsolo tornar-se muito onerosa. Muitas espécies vegetais apresentam mecanismos de tolerância à toxidez por alumínio, que são controladas genética e fisiologicamente, o que permite uma alternativa promissora à aplicação de calcário no subsolo, pela seleção de variedades mais tolerantes à toxidez do alumínio em solos ácidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-03-31
2024-02-15T12:32:30Z
2024-02-15T12:32:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CES Revista, v. 24, n. 1, p. 13-29, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884394
identifier_str_mv CES Revista, v. 24, n. 1, p. 13-29, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503558093078528