Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, C. M. B.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: VEIGA, J. B., RISCHKOWSKY, B., KATO, O. R., SIEGMUND-SCHULTZE, M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870059
Resumo: No Nordeste Paraense alguns agricultores familiares têm implantado pequenas áreas de pastagens e manejado pequenos rebanhos com o objetivo de aplicar eventuais ganhos obtidos com os cultivos, criando uma poupança a ser utilizada nas necessidades futuras da família ou da propriedade. Há indícios de problemas nas pastagens e no rebanho que limitam tanto a produção e a sustentabilidade da pecuária, como comprometem os cultivos agrícolas que realmente sustentam a propriedade. Este estudo tratou de identificar as principais limitações e propor alternativas de manejo que sejam econômica e ecologicamente mais sustentáveis. Na primeira fase do estudo, numa amostra ao acaso de 38 propriedades, descreveu-se o manejo da pastagem e do rebanho, e na segunda, numa amostra menor, de doze propriedades e por um período de 29 meses, avaliou-se o potencial desses dois componentes. As propriedades estudadas desenvolvem uma pecuária de baixa produtividade. Devido à baixa fertilidade do solo e o deficiente manejo, as pastagens não suprem os alimentos necessários ao rebanho, tanto em quantidade como em qualidade. Também foram identificadas deficiências no manejo do rebanho, próprias de sistemas extensivos. Contudo, as limitações podem ser solucionadas com práticas amplamente conhecidas de manejo da pastagem (como formação, manutenção e manejo) e do rebanho (reprodução, manejo de bezerros e sanidade em geral). Novos modelos de exploração também foram sugeridos.
id EMBR_102f8e123f3edf90c2d1c0cf6f7d5e5b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/870059
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.Desempenho de pastagemDesempenho rebanhoAgricultor familiarTipitambaPecuáriaAmazoniaNo Nordeste Paraense alguns agricultores familiares têm implantado pequenas áreas de pastagens e manejado pequenos rebanhos com o objetivo de aplicar eventuais ganhos obtidos com os cultivos, criando uma poupança a ser utilizada nas necessidades futuras da família ou da propriedade. Há indícios de problemas nas pastagens e no rebanho que limitam tanto a produção e a sustentabilidade da pecuária, como comprometem os cultivos agrícolas que realmente sustentam a propriedade. Este estudo tratou de identificar as principais limitações e propor alternativas de manejo que sejam econômica e ecologicamente mais sustentáveis. Na primeira fase do estudo, numa amostra ao acaso de 38 propriedades, descreveu-se o manejo da pastagem e do rebanho, e na segunda, numa amostra menor, de doze propriedades e por um período de 29 meses, avaliou-se o potencial desses dois componentes. As propriedades estudadas desenvolvem uma pecuária de baixa produtividade. Devido à baixa fertilidade do solo e o deficiente manejo, as pastagens não suprem os alimentos necessários ao rebanho, tanto em quantidade como em qualidade. Também foram identificadas deficiências no manejo do rebanho, próprias de sistemas extensivos. Contudo, as limitações podem ser solucionadas com práticas amplamente conhecidas de manejo da pastagem (como formação, manutenção e manejo) e do rebanho (reprodução, manejo de bezerros e sanidade em geral). Novos modelos de exploração também foram sugeridos.CÉLIA M. B. SARMENTO; JONAS BASTOS VEIGA, PESQUISADOR APOSENTADO CPATU; BARBARA RISCHKOWSKY, FAO; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; MARIANNA SIEGMUND-SCHULTZE.SARMENTO, C. M. B.VEIGA, J. B.RISCHKOWSKY, B.KATO, O. R.SIEGMUND-SCHULTZE, M.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-12-1520102015-04-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa amazonica, Manaus, v. 40, n. 3, p. 415-424, set. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:20:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/870059Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:20:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:20:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
title Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
spellingShingle Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
SARMENTO, C. M. B.
Desempenho de pastagem
Desempenho rebanho
Agricultor familiar
Tipitamba
Pecuária
Amazonia
title_short Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
title_full Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
title_fullStr Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
title_full_unstemmed Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
title_sort Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do nordeste paraense.
author SARMENTO, C. M. B.
author_facet SARMENTO, C. M. B.
VEIGA, J. B.
RISCHKOWSKY, B.
KATO, O. R.
SIEGMUND-SCHULTZE, M.
author_role author
author2 VEIGA, J. B.
RISCHKOWSKY, B.
KATO, O. R.
SIEGMUND-SCHULTZE, M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CÉLIA M. B. SARMENTO; JONAS BASTOS VEIGA, PESQUISADOR APOSENTADO CPATU; BARBARA RISCHKOWSKY, FAO; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; MARIANNA SIEGMUND-SCHULTZE.
dc.contributor.author.fl_str_mv SARMENTO, C. M. B.
VEIGA, J. B.
RISCHKOWSKY, B.
KATO, O. R.
SIEGMUND-SCHULTZE, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho de pastagem
Desempenho rebanho
Agricultor familiar
Tipitamba
Pecuária
Amazonia
topic Desempenho de pastagem
Desempenho rebanho
Agricultor familiar
Tipitamba
Pecuária
Amazonia
description No Nordeste Paraense alguns agricultores familiares têm implantado pequenas áreas de pastagens e manejado pequenos rebanhos com o objetivo de aplicar eventuais ganhos obtidos com os cultivos, criando uma poupança a ser utilizada nas necessidades futuras da família ou da propriedade. Há indícios de problemas nas pastagens e no rebanho que limitam tanto a produção e a sustentabilidade da pecuária, como comprometem os cultivos agrícolas que realmente sustentam a propriedade. Este estudo tratou de identificar as principais limitações e propor alternativas de manejo que sejam econômica e ecologicamente mais sustentáveis. Na primeira fase do estudo, numa amostra ao acaso de 38 propriedades, descreveu-se o manejo da pastagem e do rebanho, e na segunda, numa amostra menor, de doze propriedades e por um período de 29 meses, avaliou-se o potencial desses dois componentes. As propriedades estudadas desenvolvem uma pecuária de baixa produtividade. Devido à baixa fertilidade do solo e o deficiente manejo, as pastagens não suprem os alimentos necessários ao rebanho, tanto em quantidade como em qualidade. Também foram identificadas deficiências no manejo do rebanho, próprias de sistemas extensivos. Contudo, as limitações podem ser solucionadas com práticas amplamente conhecidas de manejo da pastagem (como formação, manutenção e manejo) e do rebanho (reprodução, manejo de bezerros e sanidade em geral). Novos modelos de exploração também foram sugeridos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
2010
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-04-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta amazonica, Manaus, v. 40, n. 3, p. 415-424, set. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870059
identifier_str_mv Acta amazonica, Manaus, v. 40, n. 3, p. 415-424, set. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503338306306048